A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5S – UMA CULTURA ORIENTAL Japão - 1950 (Kaorú Ishikawa) Ishikawa - ordem no caos da 2ª Guerra Mundial. Brasil - 1991 (FCO - MG) 41 anos depois. (Hoje:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5S – UMA CULTURA ORIENTAL Japão - 1950 (Kaorú Ishikawa) Ishikawa - ordem no caos da 2ª Guerra Mundial. Brasil - 1991 (FCO - MG) 41 anos depois. (Hoje:"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 5S – UMA CULTURA ORIENTAL Japão (Kaorú Ishikawa) Ishikawa - ordem no caos da 2ª Guerra Mundial. Brasil (FCO - MG) 41 anos depois. (Hoje: 61/Japão e 20/Brasil)

4

5 Inconsciente = independe de raciocínio Automático = percepção instantânea

6 frio

7 calor

8 QUALIDADE? Satisfação da necessidade do cliente

9 O Ambiente da Qualidade QUALIDADE INTRINSECA CUSTO ENTREGAMORAL SEGURANÇA

10 Sistemas da Qualidade (ISO) Ferramentas analíticas Informações gerenciais Autoridade para melhorar a forma de fazer as coisas Kaizen Just-in-time Etc. Parecem básicos, mas não são o 1º passo

11 O primeiro passo é um ambiente de trabalho limpo e bem organizado

12 A Revolução dos 8Ss O decálogo dos 8Ss Takashi Osada

13 ALTA DIREÇÃO MÉDIA GERÊNCIA MÉDIA GERÊNCIA MÉDIA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA DIRETRIZESDIRETRIZES AÇÃOAÇÃO Top-down Botton-up

14 1.1 Saiba o que deve fazer e faça-o 1.2 O efeito sinérgico (cooperativo)

15 2.1 Por que não se pode fazer um esforço coletivo? São difíceis porque parecem fáceis Parece simples sopa, ninguém se dedica Se você não consegue realizar os 8Ss, não consegue realizar as outras tarefas Executar conforme padrões Mas procedimentos e equipamentos devem estar 100%...

16

17 3.1 Características de mau desempenho:

18 Relações interpessoais ruins;

19 As pessoas parecem cansadas

20 Alto índice de faltas

21 Ausência de sugestões

22 Alto índice de retrabalho

23 Sujeira

24 Montanhas de papéis, refugos, etc.

25 3.2 Os 8Ss são o primeiro sinal Se os 8Ss vão mal, algo mais fundamental vai mal

26

27 5.1 Produzir qualidade 5.2 Definir condições necessárias e facilitadoras Ênfase no básico (pequenas coisas) Focos de ineficiência – olhe à sua volta. Perceber a importância certo e não quase certo

28

29 ALGUÉM, NINGUÉM, TODO MUNDO e QUALQUER UM. Havia um grande trabalho a ser feito e TODO MUNDO acreditava que ALGUÉM iria executá-lo. QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM ficou aborrecido, porque entendia que sua execução era responsabilidade de TODO MUNDO. Por sua vez TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia ter executado, mas NINGUÉM o fez MORAL DA HISTÓRIA...

30 6.1 Usando a cabeça para viver mais crescimento da população humana...

31 6.2 Os 8Ss como prevenção de crimes? Os 8Ss distinguem as pessoas dos animais. A preguiça e a sujeira geram acidentes no trabalho e também geram crimes em nossas cidades.

32 7.1 As mesmas habilidades em casa e no trabalho (hábito) 7.2 Os 8Ss são preparações para deixar as coisas em ótimo estado.

33 8.1 Não conseguimos nos concentrar muito, por muito tempo em tarefas complexas. Cometemos erros... O futuro está no aumento da automação e da sofisticação dos sistemas; Precisamos voltar ao início e ter um novo olhar. Então,veremos a necessidade de começar pelo 8Ss

34 9.1 O que acontece quando os 8Ss estão errados em equipamentos sofisticados? Equipamento avançado requer atitude humana moderna; 9.2 Melhorar a qualidade do comportamento de todos Pensar em cada ação

35 Estou ouvindo Entendi... Concordo...

36 RETROSPECTIVA

37 O AMBIENTE DA QUALIDADE 5S 1. SEIRI DESCARTE 2. SEITON ARRUMAÇÃO 3. SEISO LIMPEZA 4. SEIKETSU HIGIENE 5. SHITSUKE DISCIPLINA

38 DEPOIS TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (no ambiente de trabalho) ANTES

39 COLETA SELETIVA DE LIXO TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (com o ambiente) Fonte: Fonte:

40 FONTE: Fonte:

41 Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia milhões de toneladas. O lixo de gerações Fonte:

42 Maior população, maior quantidade de, falta espaço Fonte:

43 LIXO ORGÂNICO

44 Fonte:

45 LIXO INORGÂNICO (artificial) alguns levam uma eternidade para se decompor.

46 MaterialTempo para decomposição JornaisDe 2 a 6 semanas Embalagens de papelDe 3 a 6 meses Fósforos e pontas de cigarros 2 anos Chiclete5 anos Nylon30 anos Tampas de garrafas150 anos Latas de alumínioDe 200 a 500 anos Isopor400 Plásticos450 anos Fralda descartável450 anos Vidro de anos (1 milhão) Fonte:

47 PAPEL Jornais e revistasFitas adesivas Folhas de cadernoPapel carbono Caixas de papelPapeis sanitários CartazesPapeis metalizados Guardanapos Fotografias RECICLÁVELNÃO RECICLÁVEL Fonte:

48 Fonte: PLÁSTICO Garrafas de refrigerantesCabo de panela Embalagens de produtos de limpezas Tomadas Copinhos de caféEmbalagens de biscoito Embalagem de margarina, canos e tubos Misturas de papel, plásticos e metais Sacos plásticos em geral RECICLÁVELNÃO RECICLÁVEL

49 Metal Latinhas de aço (óleo, sardinha) Pilhas Latinhas de alumínio (refrigerante,etc.) Esponjas de aço (lavar louça) PanelasClips PregosGrampos Arames RECICLÁVELNÃO RECICLÁVEL Fonte:

50 VIDRO Garrafas de todos os tiposEspelhos CoposLâminas PotesPorcelana FrascosCerâmica RECICLÁVELNÃO RECICLÁVEL Fonte:

51

52 ANTES DEPOIS TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (com os colegas)

53 Dinâmica de Grupo 6 voluntários

54

55 TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (consigo mesmo) ANTES DEPOIS

56 Qualidades do Campo Unificado Conjunto de todas as leis da natureza Poder organizador infinito Consciência do seu estado puro Capacidade correlação infinita Perfeito sentido de ordem Dinamismo infinito Criatividade infinita Sabedoria absoluta Infinito (sem limites) Equilíbrio perfeito Auto-suficiência Possuidor de todas as possibilidades Fonte: Felipe Ormonde - UNIPAZ – Seminário Consciência da Abundância

57 Qualidades do Campo Unificado Silêncio infinitoSilêncio infinito Profunda capacidade de harmonizaçãoProfunda capacidade de harmonização Contínua evoluçãoContínua evolução Referenciado a si mesmo (auto-referência)Referenciado a si mesmo (auto-referência) IndestrutívelIndestrutível ImortalImortal Não manifestoNão manifesto Capacidade infinita de nutriçãoCapacidade infinita de nutrição IntegradorIntegrador SimplicidadeSimplicidade Purificador (restituição dos estados originais)Purificador (restituição dos estados originais) LiberdadeLiberdade Prazer infinitoPrazer infinito Fonte: Felipe Ormonde - UNIPAZ – Seminário Consciência da Abundância

58 VOCÊ TRABALHO PARENTES CIDADE AMIGOS PAÍS VIZINHOS BAIRRO RUA

59 PAPEL DO CIDADÃO? SOCIEDADE ORGANIZADA E DEMOCRÁTICA DEVERES DIREITOS

60 A consciência é a estrutura das virtudes (Bacon)

61

62 MUDANÇA

63 5S AUTO DISCIPLINA SAÚDE LIMPEZA ORDENAÇÃO UTILIZAÇÃO A BASE DA QUALIDADE ESTÁ EM SUA MÃO

64 5Ss 1. SEIRI DESCARTE/ 2. SEITON ARRUMAÇÃO 3. SEISO LIMPEZA 4. SEIKETSU HIGIENE 5. SHITSUKE DISCIPLINA 1. SHIKARI YARO DETERMINAÇÃO 5. SEITON ARRUMAÇÃO 4. SEIRI DESCARTE 2. SHIDO EDUCAÇÃO E TREINAMENTO 3. SETSUYAKO ECONOMIA 6. SEISO LIMPEZA 8. SHITSUKE DISCIPLINA 7. SHITSUKE DISCIPLINA 8Ss O QUE ALTERA

65 1.SHIKARI YARO = DETERMINAÇÃO (constância de propósito, comprometimento, patrocínio)

66 1º SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO Estabelecer, compartilhar e manter o propósito Comandar Exemplificar

67 2. SHIDO EDUCAÇÃO E TREINAMENTO Treinamento = desenvolvimento de habilidades – humanas, técnicas e conceituais Educação = desenvolvimento da consciência – significado Conhecimentos Habilidades Atitude

68 Erradicar o analfabetismo Identificar necessidades de T&D Treinar, Educar e Avaliar 2. SHIDO EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

69 Liberar espaços Otimizar lay-out Otimizar o fluxo dos processos Otimizar o tempo de execução das tarefas Reaplicar os descartes Evitar atrasos Evitar perdas de produtividade 3. SETSUYAKU - ECONOMIA

70 1ª Fase – Senso de Descarte Identificar: Materiais Equipamentos Ferramentas Utensílios Informações e dados NECESSÁRIOS E DESNECESSÁRIOS DESTINAR DEVIDAMENTE O DESNECESSÁRIO

71 DICAS - Pergunte: Jogar fora? Jogar fora? Guardar num depósito? Guardar num depósito? Concertar? Concertar? 1ª Fase – Senso de Descarte

72 BENEFÍCIOS: Otimiza o espaço Facilita o trânsito Evita compras em duplicidade e danos de armazenamento Aumenta a produtividade e a satisfação das pessoas

73 Entrega dos materiais permanentes à SEAD ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA: 1.Ofício especificando os bens a serem recolhidos; 2.Ajustes SEAD e órgão; 3.Recebimento e conferência dos bens; 4.Guarda dos bens; 5.Alienação em Leilão Público; 6.Comissão do Leilão; 7.Baixa dos bens. Páginas: 7 a 10

74 Praticando a Seleção Avalie a utilidade do bem para outra pessoa; Avalie a utilidade do bem para outra pessoa; Evite guardar temporariamente mais tarde; Evite guardar temporariamente mais tarde; Faça o 5S também no computador; Faça o 5S também no computador; Especifique as informações necessárias nos relatórios; Especifique as informações necessárias nos relatórios; Seja firme consigo mesmo e fiel às suas decisões. Seja firme consigo mesmo e fiel às suas decisões.

75 2ª Fase - Senso de Arrumação Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar

76 DICAS - reflita: Analise a situação atual (eficiência x velocidade); Defina um lugar para cada coisa; Decida como guardar as coisas 2ª Fase - Senso de Arrumação

77 BENEFÍCIOS: Otimiza o tempo de busca; Facilita o trânsito, o arranjo físico e o tempo de execução do trabalho; Evita compras desnecessárias e danos de armazenamento; Aumenta a produtividade das pessoas; Racionaliza o trabalho, reduz o cansaço físico e mental, melhora o ambiente.

78 Praticando a Arrumação Separe os materiais por freqüência de uso (horário, diário, semanal e mensal) ; Coloque os materiais de uso mais freqüente perto de você e os de uso menos freqüente mais longe; Determine o lugar para cada coisa; Desenvolva a comunicação visual – de segurança, de informação, de orientação; Defina validade para as comunicações nos quadros de aviso.

79 3ª Fase - Senso de Limpeza Mais importante que limpar é não sujar

80 Os locais mais limpos não são os que mais se limpam, mas os que menos se sujam DICAS - reflita: Bloqueie as causas de sujeira; Bloqueie as causas de sujeira; As pessoas merecem o melhor ambiente; As pessoas merecem o melhor ambiente; Retire o seu lixo; Retire o seu lixo; Limpeza é sinônimo de qualidade e segurança. Limpeza é sinônimo de qualidade e segurança. 3ª Fase - Senso de Limpeza

81 BENEFÍCIOS: Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais; Evita retrabalho; Facilita a prestação do serviço; Evita perdas e danos de materiais e equipamentos; 3ª Fase - Senso de Limpeza

82 Principais pontos/áreas: Processos de serviço; Processos de serviço; Postos de trabalho; Postos de trabalho; Depósitos; Depósitos; Arquivos; Arquivos; Lixo; Lixo; Áreas externas; Áreas externas; Fachadas; Fachadas; Jardins; Jardins; Atendimento. Atendimento. 3ª Fase - Senso de Limpeza

83 Conscientização Comprometa-se com Programa 8S; Comprometa-se com Programa 8S; Conscientize seu pessoal; Conscientize seu pessoal; Cada um passa a ser responsável pela limpeza; Cada um passa a ser responsável pela limpeza; Todos devem deixar tudo limpo (ferramentas, equipamentos, etc.); Todos devem deixar tudo limpo (ferramentas, equipamentos, etc.); Tudo deve estar em condições de uso pelo próximo usuário; Tudo deve estar em condições de uso pelo próximo usuário; Nada deve ser jogado no chão; Nada deve ser jogado no chão; Diariamente retirar pó e sujeira de tudo; Diariamente retirar pó e sujeira de tudo; Não para impressionar visitantes, mas ter um ambiente ideal para a Qualidade Total; Não para impressionar visitantes, mas ter um ambiente ideal para a Qualidade Total; 3ª Fase - Senso de Limpeza

84 Dia da Limpeza: todos devem fazer a limpeza básica, inclusive você.

85 Praticando a Limpeza: Divida a área a ser limpa e determine seus responsáveis; Divida a área a ser limpa e determine seus responsáveis; Defina o que limpar e a ordem de execução do trabalho; Defina o que limpar e a ordem de execução do trabalho; Estabeleça procedimentos claros e corretos; Estabeleça procedimentos claros e corretos; Limpar tudo. Limpar tudo. 3ª Fase - Senso de Limpeza

86 4ª Fase - Senso de Higiene Melhorar continuamente para que os sensos anteriores não retrocedam

87 Excelência das pessoas na qualidade; Excelência das pessoas na qualidade; Assegurar a excelência: Assegurar a excelência: - manter da limpeza e a ordem; - buscar sempre a qualidade; - cuidar da aparência; - cuidar da aparência; - cuidar bem de si mesmo, é produzir qualidade; - Investir em sistemas e materiais de limpeza; MANTER O ESTADO DE EXCELÊNCIA OBTIDO SENSOS ANTERIORES 4ª Fase - Senso de Higiene

88 MANTER O ESTADO DE EXCELÊNCIA OBTIDO DICAS – providencie avisos que ajudem as pessoas a evitar erros: - indicações de locais; - indicações de locais; - designações sobre máquinas e equipamentos; - designações sobre máquinas e equipamentos; - lembretes de advertência; - lembretes de advertência; - Avisos de manutenção preventiva. - Avisos de manutenção preventiva. - Instruções de trabalho - Instruções de trabalho 4ª Fase - Senso de Higiene

89 BENEFÍCIOS: Facilita a segurança; Evita danos à saúde; Melhora a imagem da instituição; Eleva a satisfação e a motivação das pessoas; 4ª Fase - Senso de Higiene

90 Praticando a Higiene Seja criativo para tornar as anormalidades mais visíveis; Seja criativo para tornar as anormalidades mais visíveis; Mantenha o padrão mental do correto; Mantenha o padrão mental do correto; Evite erros operacionais, avise; Evite erros operacionais, avise; Adote padrões definidos; Adote padrões definidos; Nas áreas de uso comuns, zele por si mesmo e por seus colegas. Nas áreas de uso comuns, zele por si mesmo e por seus colegas.

91 5ª Fase - Senso de Disciplina Fazer do Programa 8S um hábito de vida

92 Desenvolver o hábito de observar e seguir: Desenvolver o hábito de observar e seguir: - normas, regras e procedimentos; - atender especificações; querer de fato, vontade, predisposição querer de fato, vontade, predisposição Ordem, rotina e constante aperfeiçoamento. Ordem, rotina e constante aperfeiçoamento. Exercite a força mental, moral e física 5ª Fase - Senso de Disciplina

93 MANTER A EXCELÊNCIA OBTIDA BENEFÍCIOS: Reduz a necessidade de controle; Facilita a execução das tarefas; Evita perdas; Traz previsibilidade dos resultados. Os serviços ficam dentro das especificações da qualidade. 5ª Fase - Senso de Disciplina

94 Praticando a Disciplina Pratique ações que fazem a diferença; Pratique ações que fazem a diferença; Motive os que estão ao seu redor; Motive os que estão ao seu redor; Mostre as vantagens do Programa; Mostre as vantagens do Programa; Estude o comportamento humano; Estude o comportamento humano; Entenda o conceito de empatia; Entenda o conceito de empatia; Seja um bom amigo na instituição; Seja um bom amigo na instituição; Seja um bom ser humano. Seja um bom ser humano.

95 8S´s no computador 8S´s no computador 1. Senso de Utilização: descarte arquivos desnecessários, periodicamente; 2. Senso de Ordenação: controle arquivos – roteiros bem planejados; 3. Senso de Limpeza: meus documentos não é lixeira não sujar 4. Senso Saúde: Evitar a doença da lentidão; 5. Senso de Disciplina: sistematize a prática e divulgue a informação.

96 O X da Questão Não perca tempo; Não seja apenas duas mãos-de- obra, mas um cérebro de obra; Pratique e motive ao seu redor; Crie, inove, critique, ouse...

97 BUSQUE CONHECIMENTO Informe-se mais, leia mais! Os Três Pilares: Comprometimento, responsabilidade e planejamento a longo prazo;

98 Atribuições fundamentais: Definir os objetivos do órgão; Definir os objetivos do órgão; Monitorar itens de controle; Monitorar itens de controle; Facilitar a integração do processo nas rotinas da instituição; Facilitar a integração do processo nas rotinas da instituição; Estimular o planejamento a longo prazo; Estimular o planejamento a longo prazo; Estimular o uso das ferramentas da qualidade; Estimular o uso das ferramentas da qualidade; Trabalhar em parceria com os gestores; Trabalhar em parceria com os gestores; Participar de eventos internos e externos. Participar de eventos internos e externos. Oportunizar o desenvolvimento das pessoas e dos processos. Oportunizar o desenvolvimento das pessoas e dos processos.

99

100 Mensagem A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação para o corpo A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação para o corpo Paola Mantegazzo

101 Grata pela atenção! Eloisa Vieira , ,


Carregar ppt "5S – UMA CULTURA ORIENTAL Japão - 1950 (Kaorú Ishikawa) Ishikawa - ordem no caos da 2ª Guerra Mundial. Brasil - 1991 (FCO - MG) 41 anos depois. (Hoje:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google