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O Ambiente da Qualidade

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Apresentação em tema: "O Ambiente da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 O Ambiente da Qualidade

2 Oito Sensos

3 5S – UMA CULTURA ORIENTAL
Japão (Kaorú Ishikawa) Ishikawa - ordem no caos da 2ª Guerra Mundial. Brasil (FCO - MG) 41 anos depois. (Hoje: 61/Japão e 20/Brasil)

4

5 Senso = sentir Inconsciente = independe de raciocínio
Automático = percepção instantânea

6 frio

7 calor

8 Satisfação da necessidade
QUALIDADE? Satisfação da necessidade do cliente

9 O Ambiente da Qualidade
INTRINSECA CUSTO ENTREGA MORAL SEGURANÇA

10 Sistemas da Qualidade (ISO)
Ferramentas analíticas Informações gerenciais Autoridade para melhorar a forma de fazer as coisas Kaizen Just-in-time Etc. Parecem básicos, mas não são o 1º passo

11 O primeiro passo é um ambiente de trabalho limpo e bem organizado

12 A Revolução dos 8S’s O decálogo dos 8S’s Takashi Osada

13 1. Todos têm que cooperar A Ç Ã O Top-down ALTA DIREÇÃO D I R E T Z S
MÉDIA GERÊNCIA MÉDIA GERÊNCIA MÉDIA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA BAIXA GERÊNCIA Botton-up

14 1.1 Saiba o que deve fazer e faça-o
1.2 O efeito sinérgico (cooperativo)

15 2. As coisas difíceis são fáceis, mas coisas fáceis iludem
2.1 Por que não se pode fazer um esforço coletivo? São difíceis porque parecem fáceis Parece simples “sopa”, ninguém se dedica... 2.2 Se você não consegue realizar os 8S’s, não consegue realizar as outras tarefas Executar conforme padrões Mas procedimentos e equipamentos devem estar 100%...

16 3. A instituição com mau desempenho, desempenha mal os 8S’s

17 3.1 Características de mau desempenho:

18 Relações interpessoais ruins;

19 As pessoas parecem cansadas

20 Alto índice de faltas

21 Ausência de sugestões

22 Alto índice de retrabalho

23 Sujeira

24 Montanhas de papéis, refugos, etc.

25 3.2 Os 8S’s são o primeiro sinal
Se os 8S’s vão mal, algo mais fundamental vai mal

26 4. Da correção à prevenção

27 5. Ignorando que o básico está sendo ignorado
5.1 Produzir qualidade 5.2 Definir condições necessárias e facilitadoras Ênfase no básico (pequenas coisas) Perceber a importância “certo” e não “quase certo” Focos de ineficiência – olhe à sua volta.

28

29 ALGUÉM, NINGUÉM, TODO MUNDO e QUALQUER UM.
Havia um grande trabalho a ser feito e TODO MUNDO acreditava que ALGUÉM iria executá-lo. QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM ficou aborrecido, porque entendia que sua execução era responsabilidade de TODO MUNDO. Por sua vez TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia ter executado, mas NINGUÉM o fez MORAL DA HISTÓRIA... ASSUMA

30 6. A diferença humana 6.1 Usando a cabeça para viver mais
crescimento da população humana...

31 6. A diferença humana 6.2 Os 8S’s como prevenção de crimes?
Os 8S’s distinguem as pessoas dos animais. A preguiça e a sujeira geram acidentes no trabalho e também geram crimes em nossas cidades.

32 7. Os 8S’s em casa e no trabalho
7.1 As mesmas habilidades em casa e no trabalho (hábito) 7.2 Os 8S’s são preparações para deixar as coisas em ótimo estado.

33 8. Porque acontecem acidentes até com sistemas mais sofisticados
8.1 Não conseguimos nos concentrar muito, por muito tempo em tarefas complexas. Cometemos erros... O futuro está no aumento da automação e da sofisticação dos sistemas; Precisamos voltar ao início e ter um novo olhar. Então,veremos a necessidade de começar pelo 8S’s

34 9. A necessidade de evitar falhas humanas
9.1 O que acontece quando os 8S’s estão errados em equipamentos sofisticados? Equipamento avançado requer atitude humana moderna; 9.2 Melhorar a qualidade do comportamento de todos Pensar em cada ação

35 10. Todos seguem as instruções?
Estou ouvindo Entendi... Concordo...

36 RETROSPECTIVA

37 O AMBIENTE DA QUALIDADE
5S 1. SEIRI DESCARTE 2. SEITON ARRUMAÇÃO 5. SHITSUKE DISCIPLINA 3. SEISO LIMPEZA 4. SEIKETSU HIGIENE O AMBIENTE DA QUALIDADE

38 TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (no ambiente de trabalho)
DEPOIS TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (no ambiente de trabalho) ANTES

39 COLETA SELETIVA DE LIXO
TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (com o ambiente) Fonte: Fonte:

40 FONTE: Fonte:

41 Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia
O lixo de gerações Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia milhões de toneladas. Fonte:

42 Maior população, maior quantidade de, falta espaço
Fonte:

43 LIXO ORGÂNICO

44 Fonte:

45 alguns levam uma eternidade para se decompor.
LIXO INORGÂNICO (artificial) alguns levam uma eternidade para se decompor.

46 Tempo para decomposição Fósforos e pontas de cigarros
Material Tempo para decomposição Jornais De 2 a 6 semanas Embalagens de papel De 3 a 6 meses Fósforos e pontas de cigarros 2 anos Chiclete 5 anos Nylon 30 anos Tampas de garrafas 150 anos Latas de alumínio De 200 a 500 anos Isopor 400 Plásticos 450 anos Fralda descartável 450 anos Vidro de anos (1 milhão) Fonte:

47 RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL PAPEL Jornais e revistas Fitas adesivas
Folhas de caderno Papel carbono Caixas de papel Papeis sanitários Cartazes Papeis metalizados Guardanapos Fotografias Fonte:

48 Garrafas de refrigerantes Cabo de panela
RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL PLÁSTICO Garrafas de refrigerantes Cabo de panela Embalagens de produtos de limpezas Tomadas Copinhos de café Embalagens de biscoito Embalagem de margarina, canos e tubos Misturas de papel, plásticos e metais Sacos plásticos em geral Fonte:

49 Latinhas de aço (óleo, sardinha) Pilhas
RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL Metal Latinhas de aço (óleo, sardinha) Pilhas Latinhas de alumínio (refrigerante,etc.) Esponjas de aço (lavar louça) Panelas Clips Pregos Grampos Arames Fonte:

50 Garrafas de todos os tipos
RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL VIDRO Garrafas de todos os tipos Espelhos Copos Lâminas Potes Porcelana Frascos Cerâmica Fonte:

51 Reduzir o consumo de água, energia, etc.
PRATICAR OS 3R’s Reutilizar Reciclar Reduzir o consumo de água, energia, etc.

52 TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES
DEPOIS TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (com os colegas) ANTES

53 Dinâmica de Grupo 6 voluntários

54

55 TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES
DEPOIS TRANSFORMAR HÁBITOS E ATITUDES (consigo mesmo) ANTES

56 Qualidades do Campo Unificado
Conjunto de todas as leis da natureza Poder organizador infinito Consciência do seu estado puro Capacidade correlação infinita Perfeito sentido de ordem Dinamismo infinito Criatividade infinita Sabedoria absoluta Infinito (sem limites) Equilíbrio perfeito Auto-suficiência Possuidor de todas as possibilidades Fonte: Felipe Ormonde - UNIPAZ – Seminário Consciência da Abundância

57 Qualidades do Campo Unificado
Silêncio infinito Profunda capacidade de harmonização Contínua evolução Referenciado a si mesmo (auto-referência) Indestrutível Imortal Não manifesto Capacidade infinita de nutrição Integrador Simplicidade Purificador (restituição dos estados originais) Liberdade Prazer infinito Fonte: Felipe Ormonde - UNIPAZ – Seminário Consciência da Abundância

58 PARENTES TRABALHO PAÍS VIZINHOS CIDADE VOCÊ RUA BAIRRO AMIGOS

59 SOCIEDADE ORGANIZADA E DEMOCRÁTICA
DEVERES DIREITOS PAPEL DO CIDADÃO?

60 “A consciência é a estrutura das virtudes”
(Bacon)

61

62 MUDANÇA Bons hábitos EDUCAÇÃO bom senso

63 A BASE DA QUALIDADE ESTÁ EM SUA MÃO
LIMPEZA ORDENAÇÃO SAÚDE UTILIZAÇÃO SENSOS AUTO DISCIPLINA 5S A BASE DA QUALIDADE ESTÁ EM SUA MÃO

64 EDUCAÇÃO E TREINAMENTO
O QUE ALTERA 2. SHIDO EDUCAÇÃO E TREINAMENTO 1. SEIRI DESCARTE/ 2. SEITON ARRUMAÇÃO LIMPEZA 3. SEISO 4. SEIKETSU HIGIENE 5. SHITSUKE DISCIPLINA 1. SHIKARI YARO DETERMINAÇÃO 3. SETSUYAKO ECONOMIA 5S’s 8S’s DESCARTE 4. SEIRI 8. SHITSUKE DISCIPLINA 7. SHITSUKE DISCIPLINA ARRUMAÇÃO 5. SEITON 6. SEISO LIMPEZA

65 SHIKARI YARO = DETERMINAÇÃO
(constância de propósito, comprometimento, patrocínio)

66 1º SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO
Estabelecer, compartilhar e manter o propósito Comandar Exemplificar

67 EDUCAÇÃO E TREINAMENTO
2. SHIDO EDUCAÇÃO E TREINAMENTO Treinamento = desenvolvimento de habilidades – humanas, técnicas e conceituais Educação = desenvolvimento da consciência – significado Conhecimentos Habilidades Atitude

68 EDUCAÇÃO E TREINAMENTO
2. SHIDO EDUCAÇÃO E TREINAMENTO Erradicar o analfabetismo Identificar necessidades de T&D Treinar, Educar e Avaliar

69 3. SETSUYAKU - ECONOMIA Liberar espaços Otimizar lay-out
Otimizar o fluxo dos processos Otimizar o tempo de execução das tarefas Reaplicar os descartes Evitar atrasos Evitar perdas de produtividade

70 1ª Fase – Senso de Descarte
Identificar: Materiais Equipamentos Ferramentas Utensílios Informações e dados NECESSÁRIOS E DESNECESSÁRIOS DESTINAR DEVIDAMENTE O DESNECESSÁRIO

71 1ª Fase – Senso de Descarte
DICAS - Pergunte: Jogar fora? Guardar num depósito? Concertar?

72 1ª Fase – Senso de Descarte
BENEFÍCIOS: Otimiza o espaço Facilita o trânsito Evita compras em duplicidade e danos de armazenamento Aumenta a produtividade e a satisfação das pessoas

73 Entrega dos materiais permanentes à SEAD
ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA: Ofício especificando os bens a serem recolhidos; Ajustes SEAD e órgão; Recebimento e conferência dos bens; Guarda dos bens; Alienação em Leilão Público; Comissão do Leilão; Baixa dos bens. Páginas: 7 a 10

74 Praticando a Seleção Avalie a utilidade do bem para outra pessoa;
Evite guardar “temporariamente”  mais tarde; Faça o 5S também no computador; Especifique as informações necessárias nos relatórios; Seja firme consigo mesmo e fiel às suas decisões.

75 2ª Fase - Senso de Arrumação
“Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”

76 2ª Fase - Senso de Arrumação
DICAS - reflita: Analise a situação atual (eficiência x velocidade); Defina um lugar para cada coisa; Decida como guardar as coisas

77 2ª Fase - Senso de Arrumação
BENEFÍCIOS: Otimiza o tempo de busca; Facilita o trânsito, o arranjo físico e o tempo de execução do trabalho; Evita compras desnecessárias e danos de armazenamento; Aumenta a produtividade das pessoas; Racionaliza o trabalho, reduz o cansaço físico e mental, melhora o ambiente.

78 Praticando a Arrumação
Separe os materiais por freqüência de uso (horário, diário, semanal e mensal) ; Coloque os materiais de uso mais freqüente perto de você e os de uso menos freqüente mais longe; Determine o lugar para cada coisa; Desenvolva a comunicação visual – de segurança, de informação, de orientação; Defina validade para as comunicações nos quadros de aviso.

79 3ª Fase - Senso de Limpeza
“Mais importante que limpar é não sujar ”

80 3ª Fase - Senso de Limpeza
Os locais mais limpos não são os que mais se limpam, mas os que menos se sujam DICAS - reflita: Bloqueie as causas de sujeira; As pessoas merecem o melhor ambiente; Retire o seu lixo; Limpeza é sinônimo de qualidade e segurança.

81 3ª Fase - Senso de Limpeza
BENEFÍCIOS: Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais; Evita retrabalho; Facilita a prestação do serviço; Evita perdas e danos de materiais e equipamentos;

82 Principais pontos/áreas:
3ª Fase - Senso de Limpeza Principais pontos/áreas: Processos de serviço; Postos de trabalho; Depósitos; Arquivos; Lixo; Áreas externas; Fachadas; Jardins; Atendimento.

83 3ª Fase - Senso de Limpeza
Conscientização Comprometa-se com Programa 8S; Conscientize seu pessoal; Cada um passa a ser responsável pela limpeza; Todos devem deixar tudo limpo (ferramentas, equipamentos, etc.); Tudo deve estar em condições de uso pelo próximo usuário; Nada deve ser jogado no chão; Diariamente retirar pó e sujeira de tudo; Não para impressionar visitantes, mas ter um ambiente ideal para a Qualidade Total;

84 3ª Fase - Senso de Limpeza
Dia da Limpeza: todos devem fazer a limpeza básica, inclusive você.

85 3ª Fase - Senso de Limpeza
Praticando a Limpeza: Divida a área a ser limpa e determine seus responsáveis; Defina o que limpar e a ordem de execução do trabalho; Estabeleça procedimentos claros e corretos; Limpar tudo.

86 4ª Fase - Senso de Higiene
“Melhorar continuamente para que os sensos anteriores não retrocedam”

87 MANTER O ESTADO DE EXCELÊNCIA OBTIDO SENSOS ANTERIORES
4ª Fase - Senso de Higiene MANTER O ESTADO DE EXCELÊNCIA OBTIDO SENSOS ANTERIORES Excelência das pessoas na qualidade; Assegurar a excelência: - manter da limpeza e a ordem; - buscar sempre a qualidade; - cuidar da aparência; - cuidar bem de si mesmo, é produzir qualidade; - Investir em sistemas e materiais de limpeza;

88 MANTER O ESTADO DE EXCELÊNCIA OBTIDO
4ª Fase - Senso de Higiene MANTER O ESTADO DE EXCELÊNCIA OBTIDO DICAS – providencie avisos que ajudem as pessoas a evitar erros: - indicações de locais; - designações sobre máquinas e equipamentos; - lembretes de advertência; - Avisos de manutenção preventiva. - Instruções de trabalho

89 4ª Fase - Senso de Higiene
BENEFÍCIOS: Facilita a segurança; Evita danos à saúde; Melhora a imagem da instituição; Eleva a satisfação e a motivação das pessoas;

90 Praticando a Higiene Seja criativo para tornar as anormalidades mais visíveis; Mantenha o padrão mental do correto; Evite erros operacionais, avise; Adote padrões definidos; Nas áreas de uso comuns, zele por si mesmo e por seus colegas.

91 5ª Fase - Senso de Disciplina
“Fazer do Programa 8S um hábito de vida”

92 Exercite a força mental, moral e física
5ª Fase - Senso de Disciplina Exercite a força mental, moral e física Desenvolver o hábito de observar e seguir: - normas, regras e procedimentos; - atender especificações; “querer de fato”, “vontade”, “predisposição” Ordem, rotina e constante aperfeiçoamento.

93 MANTER A EXCELÊNCIA OBTIDA
5ª Fase - Senso de Disciplina MANTER A EXCELÊNCIA OBTIDA BENEFÍCIOS: Reduz a necessidade de controle; Facilita a execução das tarefas; Evita perdas; Traz previsibilidade dos resultados. Os serviços ficam dentro das especificações da qualidade.

94 Praticando a Disciplina
Pratique ações que fazem a diferença; Motive os que estão ao seu redor; Mostre as vantagens do Programa; Estude o comportamento humano; Entenda o conceito de empatia; Seja um bom amigo na instituição; Seja um bom ser humano.

95 8S´s no computador 1. Senso de Utilização: descarte arquivos desnecessários, periodicamente; 2. Senso de Ordenação: controle arquivos – roteiros bem planejados; 3. Senso de Limpeza: meus documentos não é lixeira “não sujar” 4. Senso Saúde: Evitar a “doença” da lentidão; 5. Senso de Disciplina: sistematize a prática e divulgue a informação.

96 O “X” da Questão Não perca tempo;
Não seja apenas “duas mãos-de-obra, mas um “cérebro de obra”; Pratique e motive ao seu redor; Crie, inove, critique, ouse...

97 BUSQUE CONHECIMENTO “Informe-se mais, leia mais!”
Os Três Pilares: Comprometimento, responsabilidade e planejamento a longo prazo;

98 Atribuições fundamentais:
Definir os objetivos do órgão; Monitorar itens de controle; Facilitar a integração do processo nas rotinas da instituição; Estimular o planejamento a longo prazo; Estimular o uso das ferramentas da qualidade; Trabalhar em parceria com os gestores; Participar de eventos internos e externos. Oportunizar o desenvolvimento das pessoas e dos processos.

99 Meio ambiente

100 Mensagem “ A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação para o corpo” Paola Mantegazzo

101 Eloisa Vieira Grata pela atenção! 3307-2285,8134-0208, 9122-7975


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