A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por
A Internet como Elemento de Competitividade Uma Pesquisa com Empresas Brasilleiras Trabalho realizado por Sidiny Daniel Diniz

2 A Internet como Elemento de Competitividade
Agenda Ambiente Competitivo Objetivos Questões Investigadas na Pesquisa Resultados Obtidos Conclusões

3 A Internet como Elemento de Competitividade
Ambiente Competitivo consumo de bens e serviços marketing eletrônico home office e teletrabalho comércio eletrônico serviços de suporte via O investimento em Internet dá retorno para as empresas ?

4 A Internet como Elemento de Competitividade
Objetivos Examinar a presença virtual das empresas do universo escolhido, tendo em vista os princípios de marketing na Internet (referencial teórico); Avaliar a expectativa e a percepção dos executivos das empresas do universo escolhido sobre os resultados obtidos com o uso da Internet.

5 A Internet como Elemento de Competitividade
Questões Investigadas na Pesquisa Hipóteses Questões Centrais Metodologia

6 A Internet como Elemento de Competitividade
Hipóteses sobre o uso da Internet: i. melhora a comunicação com os consumidores; ii.melhora a imagem da empresa junto aos clientes; iii. modifica os processos internos da empresa; iv. aumenta as vendas; v. as empresas percebem a Internet como uma ferramenta de alavancagem competitiva.

7 A Internet como Elemento de Competitividade
Questões Centrais em que aspectos o quadro de forças competitivas é afetado pelo uso da Internet pelas empresas; como a Internet tem sido contemplada na definição da estratégia competitiva das empresas; que tipos de comunicação com clientes têm sido estabelecidos pelas empresas através da Internet; que tipos de empresas têm buscado estabelecer uma presença virtual na Internet; como a criação de uma presença na Internet pode afetar a organização do trabalho na empresa; que novas atividades internas e externas passam a ser criadas a partir de uma presença da empresa na Internet;

8 A Internet como Elemento de Competitividade
Questões Centrais que mecanismos de feedback sobre qualidade e atendimento têm sido estabelecidos pelas empresas na Internet; que tipo de discurso organizacional as empresas apresentam em sua presença virtual na Internet; como a Internet tem sido usada pelas empresas na comunicação com seus mercados; que estratégias de marketing têm sido implementadas pelas empresas através da Internet; como a tecnologia tem sido usada para abrir novos canais de comunicação dos clientes com as áreas internas das empresas, a partir das ofertas de interatividade da presença virtual na Internet; como a tecnologia Internet tem se incorporado à estratégia global de Tecnologia da Informação das organizações.

9 A Internet como Elemento de Competitividade
Metodologia Escolha da amostra Avaliação direta do website Questionário Entrevistas ( / telefone / contato direto)

10 A Internet como Elemento de Competitividade
Conjunto de Empresas: Fiat, Volkswagen, Abolição, TAM, Varig, Antarctica, Brahma, Melitta, Pão de Açúcar, Zona Sul, ImageBank, W/Brasil, O Boticário, Ponto Frio, Rede Omo, Shell, Wrangler, Xerox, Compaq, Epson, Itautec, Microsoft, Booknet, Duty Free Shop, UOL, Banca de Revistas, Estado de Minas, Gazeta Mercantil, MTV, Estado de São Paulo, O Globo, ZAZ, Excel-Econômico, Banco Real, Bank Boston, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Seguros em Dia, e Cartão Unibanco.

11 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos: Limitações: 1. Tamanho da amostra 2. Análise qualitativa baseada na percepção 3. Dinâmica da Internet 40 empresas pesquisadas 37 websites analisados 30 questionários/entrevistas respondidos

12 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos FORNECE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

13 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos FORNECE ORIENTAÇÃO SOBRE PRODUTOS E SERVIÇOS

14 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos DISPÕE DE CANAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

15 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos FAZ PUBLICIDADE VIA

16 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos OFERECE CADASTRO DE VISITANTES

17 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos EFETUA VENDA ON-LINE

18 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Há quanto tempo a empresa implantou seu site Internet?

19 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos O que levou a empresa a implantar um site Internet?

20 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Quais as principais dificuldades encontradas para implantar seu site na Internet?

21 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Quais as principais dificuldades encontradas para manutenção do seu site na Internet?

22 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Qual o aumento de faturamento da empresa após a implantação de seu site Internet?

23 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Qual o % de vendas pela Internet sobre o volume total de vendas da empresa?

24 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos O site Internet é usado para reclamações de clientes quanto a produtos e serviços da empresa?

25 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos A empresa possui uma Intranet implantada?

26 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos A empresa possui uma extranet, com clientes ou fornecedores, implantada?

27 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Qual a área responsável na empresa pela manutenção do conteúdo do site na Internet?

28 A Internet como Elemento de Competitividade
Resultados Obtidos Qual a percepção atual da Internet pela empresa como elemento de competitividade ?

29 A Internet como Elemento de Competitividade
Conclusões Dificuldades com a cultura e a estrutura organizacionais indicam que as empresas nem sempre estão preparadas para a dinâmica de negócios existente na Internet. Ainda não há clareza sobre os impactos da Internet no desempenho empresarial, nem em termos de custos, lucratividade, agilidade nem de faturamento. Há uma percepção generalizada de que a Internet “é a próxima fronteira” da competitividade, mas as iniciativas são ainda prospectivas para a maioria das empresas.

30 A Internet como Elemento de Competitividade
Conclusões As empresas estão sendo levadas mais pelo desejo de acompanhar a inovação tecnológica, de explorar novas alternativas de negócio, e também pelos movimentos da concorrência, do que por uma visão estratégica do mercado e da Internet.


Carregar ppt "Trabalho realizado por"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google