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| Introdução à Computação | Prof. Mário Meireles Teixeira

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Apresentação em tema: "| Introdução à Computação | Prof. Mário Meireles Teixeira"— Transcrição da apresentação:

1 | Introdução à Computação | Prof. Mário Meireles Teixeira

2 Descrever as três características fundamentais dos computadores. Descrever pelo menos quatro áreas da sociedade em que se usam computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada, processamento, saída e armazenamento. 2

3 Relacionar algumas mídias comuns de entrada, saída e armazenamento. Estabelecer a distinção entre dados e informação. Descrever a importância das redes de computadores. Explicar a importância da Internet. Explicar as diversas classificações dos computadores. 3

4 Bases tradicionais da economia: Terra Trabalho Capital Novo elemento econômico: Informação 4

5 Consciência Conhecimento Interação Programação 5

6 Tornar-se consciente da importância, versatilidade e difusão dos computadores em nossa sociedade. 6 Voltar

7 Aprender o que são computadores e como eles funcionam. Aprender certos jargões técnicos. 7 Voltar

8 Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples. 8 Voltar

9 Dizer aos computadores o que eles devem fazer Escrever os softwares (programas) que serão executados nos computadores 9 Voltar

10 Os computadores apresentam algumas características que os tornam úteis: Velocidade Confiabilidade Capacidade de armazenamento Essas três características produzem as seguintes consequências positivas da utilização de computadores. 10

11 Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. 11 Voltar

12 Educação Gráficos / Visualização Comércio Indústria Justiça Transporte Finanças Esportes Trabalhos burocráticos Agricultura Governo Nos lares Saúde Robótica Comunicação entre pessoas Ciências em geral Simulação / Treinamento 12

13 Hardware Equipamentos associados ao sistema, de uma maneira geral Software Programas de computador, as instruções que dizem o que o computador deve fazer Pessoas Programador: escreve software Usuário: adquire e usa software - frequentemente chamado de usuário final 13

14 O Que é um Computador? Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processador Dispositivos de saída Armazenamento secundário Armazenamento secundário 14

15 Uma máquina que pode ser programada para receber dados, transformá-los em informação útil e eventualmente armazená-los: Dados (entrada): fatos não processados representando pessoas, eventos, enfim, o mundo exterior Informação (saída): dados organizados e que são significativos e úteis, passíveis de armazenamento O processamento dos dados é conduzido pelo software e realizado pelo hardware 15 Voltar

16 Entrada: dois tipos Dados: elementos fornecidos ao computador para processamento Comandos: ordens enviadas ao computador Dispositivos de entrada comuns: Teclado Mouse Scanner E futuramente? Linguagem Natural / Corporal 16 Voltar

17 O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. 17 Voltar

18 Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. 18 Voltar

19 Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. 19 Voltar

20 Processador Também chamado de unidade central de processamento (CPU) Interpreta e executa as instruções dos programas e também se comunica com os dispositivos de entrada/saída e armazenamento CPU converte os dados em informação (realiza o processamento) Memória (armazenamento primário)Memória Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele Guarda os dados de entrada, bem como recebe os resultados do processamento Armazena também os programas (as instruções), executados pela CPU Fornece armazenamento temporário (volátil), dependente de alimentação elétrica 20 Voltar

21 Usado para guardar dados temporariamente: Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. 21 Voltar

22 Centro de atividade do computador Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Transforma dados, de fato, em informação. 22 Voltar

23 Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. 23 Voltar

24 Provê armazenamento a longo prazo: Separado da memória principal Mídias comuns: Discos magnéticos Discos ópticos Dispositivos com memória flash Fita magnética 24 Voltar

25 As mídias de armazenamento mais comuns: Disquete: disquete flexível de 3,5 em invólucro plástico (caiu em desuso) Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes ou outros tipos de mídia 25 Voltar

26 São dispositivos de armazenamento baseados em memória flash, integrados a uma conexão USB. Ex: pen drives Memória flash – memória de armazenamento não-volátil que pode ser apagada e reprogramada eletricamente. Usada em cartões de memória e drives USB Pen drives são os substitutos dos diskettes, por serem menores, mais rápidos, com muito mais capacidade, mais durabilidade e mais confiabilidade (não têm partes móveis) 26 Voltar

27 Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: CD-ROMs DVD-ROMs 27 Voltar

28 Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema. Mais utilizada em mainframes (computadores de grande porte) 28 Voltar

29 Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Incluem todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento secundário Podem estar no mesmo gabinete (CPU, disco) ou não (monitor, teclado), ou até mesmo em salas separadas, no caso de computadores de grande porte 29

30 30

31 Rede: um sistema que usa equipamentos de comunicações para conectar computadores e seus recursos. Ferramentas de rede comuns: Rede Local (LAN) Modem Correio eletrônico ( ) 31

32 Os computadores pessoais de um escritório são interligados a fim de que os usuários possam se comunicar uns com os outros. Os usuários podem operar computadores independentemente. Eles podem compartilhar recursos e intercambiar dados. 32 Voltar

33 Um dispositivo que permite aos usuários se comunicarem com outros computadores por meio de linhas telefônicas. Necessário quando não se tem uma conexão digital, como, por exemplo, uma conexão DSL ou de modem a cabo. 33 Voltar

34 Envia e recebe mensagens eletronicamente: Pode enviar texto, imagens e links para sites Web. Pode anexar arquivos para colaboração. As mensagens são armazenadas na caixa de entrada (mailbox) do usuário. 34 Voltar

35 O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede. Conecta usuários do mundo inteiro. Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes. 35

36 Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. O servidor recebe, processa e transmite informações. Os computadores usam um padrão para se comunicarem.padrão É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP). Internet Service Provider 36

37 O proprietário de um computador servidor: Cobra uma taxa de acesso à Internet. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. Constitui um meio para o usuário conectar-se ao servidor. Uma vez conectado, você pode conectar-se à Internet e a todos os outros computadores servidores. 37 Voltar

38 Constitui uma forma padrão de se comunicar com outros computadores. Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) usados na Internet. Permite a diferentes tipos de computadores compartilharem dados. 38 Voltar

39 Iniciou-se pelo Departamento de Defesa e suas instituições de pesquisa como um meio de compartilhar informações. As informações no começo eram somente texto. Os comandos para navegar eram obscuros. Agora, a Internet tem uma base muito mais visual. Use o navegador (browser) para explorar a Internet. A World Wide Web. A World Wide Web 39

40 Software que lhe permite usar um mouse para explorar a Internet. Dê um clique no texto da tela e/ou no elemento gráfico para mover-se para diferentes localizações. É o software mais comumente usado para explorar a World Wide Web. World Wide Web. 40 Voltar

41 Um subconjunto da Internet. De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. Site Web: uma localização na Web. Home page: a página principal de um site Web. 41 Voltar


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