A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes

2 QUEM SOMOS Somos a E.M. Prof. Alfredo Chaves e em nossa Jornada Pedagógica acolhemos a temática Belém, um olhar dialógico entre ilhas e continente como eixo norteador de nossas ações em No entanto, a proposta pareceu complexa para turma C 13101, do 3º ano do ciclo I, em que avaliações voltadas para os aspectos da psicogênese da escrita (FERREIRO, 1985) indicavam um pequeno número de alunos pré-silábicos e uma grande maioria de alunos que, apesar de alfabéticos, apresentavam extrema dificuldade em assumir a autoria de suas produções textuais tanto pelo desconhecimento da estrutura textual como pela falta da relação de pertinência entre seu cotidiano e o currículo trabalhado.

3 A PSICOGÊNESE DA ESCRITA NÍVEIS DA TURMA PARA OS ASPECTOS DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA PRÉ SILÁBICOSSILÁBICOSSILÁBICOS ALFABÉTICOS ALFABÉTICOSALFABETIZADOS

4 O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO? É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados. Emilia Ferreiro

5 A REALIDADE PARCIAL A realidade pode ser parcial na medida em que reproduzimos apenas os aspectos que ouvimos ou lemos sem nos sentirmos pertencentes às situações ilustradas. A ação é um processo construído por outros, vemos isso frequente nas marcas textuais, nos Pronomes utilizados: ELE, ELA, ELES OU ELAS ou nos verbos utilizados em 3ª pessoa.

6

7

8 UM TRABALHO CONSTRUÍDO POR NÓS O projeto Essa ponte que leva ao rio é um instrumento de construção, redescoberta e elaboração não apenas de registros escritos, mas de despertares a práticas enriquecedoras, a registros vivos onde a ambiência sociocultural poderá ser representada com domínio na produção, fruição e reflexão desses educandos.

9 INCENTIVANDO O POTENCIAL ARTÍSTICO PARA CRIAR PONTES DE PERTENCIMENTO

10 O QUE ELES VIRAM... Relações de ambiência: trabalho, comércio, transporte, patrimônio material e humano...

11

12 AS INFLUÊNCIAS DA AULA NO TEXTO ESCRITO

13

14

15 Não por causa do pronome... Precisamos propiciar intervenções que possibilitem aos alunos argumentarem com sua realidade de modo que se sintam pertencentes à sociedade em que vivem. Sem isso não se forma para autonomia apenas para figuração social. A fotografia possibilitou que criássemos não apenas um portifólio de imagens, mas sim que nos sentíssemos participantes e agentes de transformação.

16 A TURMA C 13101

17

18

19 Às vezes só é preciso que você os ajude a olhar!

20 Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes


Carregar ppt "Essa ponte que leva ao rio Belém: Construindo um olhar dialógico entre ilhas e continente Fernanda Oliveira Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google