A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8º Congresso da APODEMO - 29 Maio IMPACTO DA INTERNET NOS ESTUDOS DE MERCADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8º Congresso da APODEMO - 29 Maio IMPACTO DA INTERNET NOS ESTUDOS DE MERCADO."— Transcrição da apresentação:

1 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio IMPACTO DA INTERNET NOS ESTUDOS DE MERCADO

2 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 1. Impacto da Internet - na sociedade - nos estudos de mercado 2. Aonde estão os Internautas 3. Investigação ACERCA da Internet 4. Investigação ATRAVÉS da Internet

3 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio A Internet : O meio de comunicação por excelência Mas será que estamos a caminhar para uma MAIOR COMUNICAÇÃO ou para um MAIOR ISOLAMENTO ? - Internet e a Sociedade - Professores N.H. Nie e L.Erbing Stanford Institute for the Quality Study of Society 1. INTERNET 1.1 Na sociedade

4 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 25% dos utilizadores sente que reduziu o tempo dedicado à família, amigos e actividades fora de casa 60% dos utilizadores dedica menos tempo à TV e 30% à leitura de jornais 25% aumentou o tempo despendido a trabalhar em casa sem diminuir as horas de trabalho no emprego Quanto mais horas utilizamos a Internet, menos tempo dedicamos às actividades humanas reais 1. INTERNET

5 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 1.2 Nos estudos de mercado O uso da Internet para realizar estudos de mercado e opinião representa um desenvolvimento muito mais revolucionário que outras alterações sentidas neste sector nos últimos 35 anos. Humphrey Taylor - Presidente de Harris Poll 70s 80s 90s Telefone para recolher dados Utilização dos sistemas CATIs e CAPIs Utilização dos sistemas CAWI (Computer Aided Web Interviewing) 1. INTERNET

6 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio OS

7 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio A Internet é a tecnologia com o crescimento global mais rápido na história da humanidade. 7 % 60 % Estados Unidos da América OS 5 ANOS

8 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio EUROPAEUROPA OS %

9 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 26 % EUROPA 58 % EUA 12 % JAPÃO OS

10 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 3. DA INTERNET

11 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio As duas grandes áreas de investigação ACERCA da Internet são actualmente : A medição do uso da Internet A avaliação dos sites na Internet 3. DA INTERNET

12 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 3.1- Medições do uso da Internet - Com base no SERVIDOR.....Webtracking Dadas as suas capacidades técnicas, a Internet dá a impressão de poder medir- se a si mesma COMO ? Software de tráfego utilizado pelos fornecedores de acesso à Internet Mede-se o número de páginas visitadas, anúncios vistos, clicks, etc Serviços prestados a proprietários de sites, anunciantes, agências de publicidade Este sistema mede com muita precisão o tráfego por intervalos horários, subidas e descidas diárias, etc 3. DA INTERNET

13 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio INCONVENIENTES Medições feitas com base no rastreio de clicks tendem a apresentar valores inflacionados Este tipo de medição carece de dados demográficos de utilizadores Não se distingue... Utilizador 1 Utilizador 2 Utilizador 3 Click 1 Click 2 Click 3 Utilizador 1 Click 1 Click 2 Click 3 3. DA INTERNET

14 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 3.2- Medições do uso da Internet - Com base no UTILIZADOR COMO ? PC Meter, metodologia patenteada pelo Grupo NPD E.U.A Software especializado instalado nos computadores de um painel representativo de lares Software é capaz de recolher todos os movimentos que se registam no computador, desde o sistema operativo, o processador, a Internet ou outras aplicações....PC Meter 3. DA INTERNET

15 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio VANTAGENS Em comparação com os sistemas baseados no servidor este sistema recolhe perfeitamente as variáveis demográficas dos membros do painel Não se produzem desvios subjectivos nem recolha incompleta de informação, problemas estes que surgem com frequência em estudos baseados na recordação e memória pessoal É o primeiro instrumento a estabelecer standards básicos para as estimativas de visitantes a sites ou páginas da Internet 3. DA INTERNET

16 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio Dificuldades para medir uso da Internet fora do lar que é maior do que a utilização no lar (ex.nas universidades, nos Cibercafes) Problemas financeiros, na Europa os mercados são menores e os custos de telefone são maiores. Apesar disto, a NPD em colaboração com a GFK e a IPSOS avançaram com painéis de 3000 indivíduos na Alemanha, França e Reino Unido INCONVENIENTES 3. DA INTERNET

17 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio Estudos quantitativos realizados através dos meios tradicionais (telefone, entrevistas pessoais, correio). COMO ? Os trackings, ou seja, estudos regulares sobre a penetração da Internet no lar, no trabalho e nos centros educacionais (ex. o Austrian Online Monitor realizado pela GFK Austria : entrevistas telefónicas por ano ) Estudos Ad Hoc com objectivos similares....Estudos Quantitativos 3. DA INTERNET

18 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio COMO ? O objectivo é interceptar utilizadores à entrada ou saída de um site, através de uma janela pop-up, e convidá-los a preencher um questionário enquanto navegam no site Recorre-se a um método aleatório sendo que a janela pop-up se apresenta em intervalos sistemáticos (de n em n visitantes ao site) Tipo de estudo mais adequado para avaliar/pré-testar sites da Internet ou obter um perfil demográfico dos utilizadores do site em análise 3.3- Avaliação de sites....Pop- up surveys 3. DA INTERNET

19 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio Taxa de resposta muito baixa (inferior a 10%) Uma vez que se depende da boa vontade do Internauta para responder ao questionário corre-se o risco de um enviesamento da amostra em duas vertentes: Resposta dos muito satisfeitos e muito insatisfeitos Por outro lado há uma tendência para serem incluídos Internautas que se podem classificar de heavy-users, ou seja, indivíduos viciados na Internet INCONVENIENTES 4. DA INTERNET

20 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 4. DA Internet

21 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio A Internet como meio para a realização de estudos, a net converte-se no instrumento da investigação. Tipos de estudos - Ad Hoc - Omnibus On-line COMO ? 4.1 A abordagem profissional CAWI (Computer Assisted Web Interview) Selecção do entrevistado - Selecção aleatória do Internauta, aplicado em Pop-up surveys - Selecção de amostra representativa através de uma base de dados de s de Internautas 4. DA INTERNET

22 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio Técnica - Envio de questionário tradicional via - Envio via de convite para participar no estudo (O Internauta recebe uma password que lhe permite aceder ao site específico para responder ao questionário CAWI) 4. DA INTERNET

23 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio VANTAGENS Rapidez do campo com acesso aos resultados à medida que se produzem. Custos menores Apresentações multi-média Qualidade das entrevistas por eliminação do efeito de pressão causado pelo entrevistador 4. DA INTERNET

24 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio INCONVENIENTES Universo de Internautas ; jovens do sexo masculino Equipamento informático dos entrevistados é muitas vezes antigo e obsoleto Falta de preparação por parte das empresas e institutos de investigação (preparação técnica e mentalidade) Ainda que notavelmente avançados, os softwares não estão totalmente desenvolvidos (bases de dados de endereços, testes, etc) 4. DA INTERNET

25 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio 4.2 Estudos Qualitativos Reuniões de grupo on-line Utilização de ICQ, Netmeeting e outros programas de chat para a realização de reuniões de grupo on-line 4. DA INTERNET

26 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio.....EM CONCLUSÃO A Internet revolucionou a forma de fazer estudos de mercado, permitindo realizar-se estudos mais rapidamente..a um custo menor..mais abrangentes 4. DA INTERNET

27 8º Congresso da APODEMO - 29 Maio IMPACTO DA Internet NOS ESTUDOS DE MERCADO


Carregar ppt "8º Congresso da APODEMO - 29 Maio IMPACTO DA INTERNET NOS ESTUDOS DE MERCADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google