A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia Aula 5. Crescente Fértil Idade Antiga: caracterizada pelo surgimento das grandes civilizações (exemplos: Egito e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia Aula 5. Crescente Fértil Idade Antiga: caracterizada pelo surgimento das grandes civilizações (exemplos: Egito e."— Transcrição da apresentação:

1 A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia Aula 5

2 Crescente Fértil Idade Antiga: caracterizada pelo surgimento das grandes civilizações (exemplos: Egito e Mesopotâmia, localizados no Crescente Fértil).

3 I) Mesopotâmia (Sem unidade e estabilidade política)

4 I- Local: confluência entre o Ocidente e o Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates. Falta de proteção natural permitiu fácil acesso a diversos povos, resultando em uma instabilidade política, com a ascensão e queda de diversos impérios. Estudo da Mesopotâmia: assiriologia. Alta Mesopotâmia árido e montanhoso. Baixa Mesopotâmia pântanos, alagadiços, muito fértil, mas com escassez de madeira, minerais e matérias- primas. Importância da argila.

5 Fases da história da Mesopotâmia: POVOPrincipal LíderCIDADE(S)CARACTERÍSTICAS Sumérios (4mil a.C) Patesi (rei)Ur, Uruk, Nippur, Lagash (cidades- Estado) Escrita cuneiforme; Zigurates (templos). Acádios (2300 – 2100 a.C.) Sargão I (rei dos quatro cantos). Agadê; Sipar, Babilônia etc. Unificação da região. Incorporação da cultura suméria. Amoritas ( a.C.) HamurábiBabilônia (1º. Império Babilônico) Código de Hamurábi Expansão Comercial Assírios ( a.C.) AssurbanipalAssur, NíniveExercito forte e violento Biblioteca de Nínive Caldeus ( a.C.) Nabucodonossor Babilônia (2º. Império Babilônico) Conquistas territoriais; construções (Jardins Suspensos e Zigurate). Cativeiro da Babilônia

6

7

8

9

10 Código de Hamurábi (Pena de tailão: olho por olho, dente por dente) Se um homem roubou uma criança, será condenado à morte... Se uma mulher não foi circunspecta, saiu de casa, arruinou o seu lar, menosprezou o marido, será afogada... Se o filho bateu no pai, terá as mãos cortadas. Se um construtor construiu uma casa para um homem e não fez um trabalho seguro e a casa que construiu caiu, e provocou a morte de seu dono, o construtor será condenado à morte. Se for o filho do dono que for morto, o filho do construtor é que morrerá... Se um escravo disser a seu senhor, Não és meu senhor terá de prestar contas como seu escravo e seu senhor lhe arrancará a orelha... Um dos primeiros códigos escritos da História.

11

12 Características gerais da Mesopotâmia: ECONOMIA: agricultura (principal) e comércio. POLÍTICA: monarquia teocrática absolutista (rei - patesi - como representante de Deus na Terra e autoritarismo). SOCIEDADE: estratificada (soldados com poder predominante entre os Assírios). RELAÇÃO DE TRABALHO: servidão coletiva (camponeses utilizados na agricultura, grandes obras públicas e guerras). RELIGIÃO: politeístas (usavam da magia, adivinhação e da astrologia; sem crença na vida após a morte). CULTURA: desenvolvimento da Matemática (multiplicação e círculo dividido em 360°) ; Primeiro código de leis escritas (Código de Hamurábi); e Escrita cuneiforme.


Carregar ppt "A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia Aula 5. Crescente Fértil Idade Antiga: caracterizada pelo surgimento das grandes civilizações (exemplos: Egito e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google