A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES Fichas de Anestesia Computadorizadas

2 Esta apresentação foi realizada no 46º CBA, Novembro de Mostra o avanço e a aplicação de Novas Tecnologias, para uma melhor segurança do paciente anestesiado, alvo de toda a atenção do Anestesiologista. Este é apenas um roteiro e um resumo da conferência, que discute com maior especificidade sobre o tema.

3 Primeira Ficha de Anestesia Harvey Cushing, Feita para ganhar uma aposta (um jantar), pela administração da melhor anestesia. Estabeleceu um marco para a Segurança do paciente. Beecher HK. The first anesthesia records. Surg Gynecol Obstet 1940;

4 Manutenção do Conceito. Manutenção do Conceito. Evolução da Complexidade. Evolução da Complexidade. Pesquisas e Pressão Legal forçaram a evolução. Pesquisas e Pressão Legal forçaram a evolução. Manutenção do Conceito. Manutenção do Conceito. Evolução da Complexidade. Evolução da Complexidade. Pesquisas e Pressão Legal forçaram a evolução. Pesquisas e Pressão Legal forçaram a evolução. Modelo Atual

5 Ficha Manual Consome tempo e disponibilidade. Consome tempo e disponibilidade. Susceptível ao Erro Humano. Susceptível ao Erro Humano. Susceptível a Alterações. Susceptível a Alterações. Informações incompletas, principalmente durante os eventos importantes. Informações incompletas, principalmente durante os eventos importantes. Consome tempo e disponibilidade. Consome tempo e disponibilidade. Susceptível ao Erro Humano. Susceptível ao Erro Humano. Susceptível a Alterações. Susceptível a Alterações. Informações incompletas, principalmente durante os eventos importantes. Informações incompletas, principalmente durante os eventos importantes.

6 Tentativas Iniciais Dispendiosas e de Vida Curta. Dispendiosas e de Vida Curta. Complexidade - Custo - Motivação. Complexidade - Custo - Motivação. Dificuldades Dificuldades Manuseio do teclado e mouse Manuseio do teclado e mouse Registro de drogas e procedimentos Registro de drogas e procedimentos Transição - caneta/papel teclado/vídeo Transição - caneta/papel teclado/vídeo Resistência ao aprendizado: familiaridade Resistência ao aprendizado: familiaridade Dispendiosas e de Vida Curta. Dispendiosas e de Vida Curta. Complexidade - Custo - Motivação. Complexidade - Custo - Motivação. Dificuldades Dificuldades Manuseio do teclado e mouse Manuseio do teclado e mouse Registro de drogas e procedimentos Registro de drogas e procedimentos Transição - caneta/papel teclado/vídeo Transição - caneta/papel teclado/vídeo Resistência ao aprendizado: familiaridade Resistência ao aprendizado: familiaridade

7 A Evolução Advento e custo dos microcomputadores. Advento e custo dos microcomputadores. Incorporação dos microprocessadores aos monitores. Incorporação dos microprocessadores aos monitores. Troca de informações: Troca de informações: Monitor Computador Monitor Computador RS Serial RS Serial Familiaridade com o Computador Familiaridade com o Computador Advento e custo dos microcomputadores. Advento e custo dos microcomputadores. Incorporação dos microprocessadores aos monitores. Incorporação dos microprocessadores aos monitores. Troca de informações: Troca de informações: Monitor Computador Monitor Computador RS Serial RS Serial Familiaridade com o Computador Familiaridade com o Computador

8 FICHAS DE ANESTESIA COMPUTADORIZADAS Principais Objetivos: Gerar documentação: Gerar documentação: Confiável - Legível - Valor Jurídico Confiável - Legível - Valor Jurídico Melhorar a segurança para o paciente anestesiado. Melhorar a segurança para o paciente anestesiado. Disponibilizar o anestesiologista. Disponibilizar o anestesiologista. Registrar com maior precisão. Registrar com maior precisão. Retira o anestesiologista do loop (?) Retira o anestesiologista do loop (?) Gerar documentação: Gerar documentação: Confiável - Legível - Valor Jurídico Confiável - Legível - Valor Jurídico Melhorar a segurança para o paciente anestesiado. Melhorar a segurança para o paciente anestesiado. Disponibilizar o anestesiologista. Disponibilizar o anestesiologista. Registrar com maior precisão. Registrar com maior precisão. Retira o anestesiologista do loop (?) Retira o anestesiologista do loop (?)

9 VantagensVantagens Aumentar o tempo de cuidados diretos ao paciente. Aumentar o tempo de cuidados diretos ao paciente. Diminuir o tempo de preenchimento de fichas. Diminuir o tempo de preenchimento de fichas. Melhorar a fidelidade e precisão dos dados. Melhorar a fidelidade e precisão dos dados. Promover o retorno do investimento. Promover o retorno do investimento. Aumentar o tempo de cuidados diretos ao paciente. Aumentar o tempo de cuidados diretos ao paciente. Diminuir o tempo de preenchimento de fichas. Diminuir o tempo de preenchimento de fichas. Melhorar a fidelidade e precisão dos dados. Melhorar a fidelidade e precisão dos dados. Promover o retorno do investimento. Promover o retorno do investimento.

10 Sistema de Informação Hospitalar - SIH Prontuário Eletrônico: Dados demográficos. Dados demográficos. História Clínica: História Clínica: Procedimentos anteriores. Procedimentos anteriores. Laboratório - Imagens. Laboratório - Imagens. Evitar a redundância de informações. Evitar a redundância de informações. Registro único: diminuir erros. Registro único: diminuir erros. Prontuário Eletrônico: Dados demográficos. Dados demográficos. História Clínica: História Clínica: Procedimentos anteriores. Procedimentos anteriores. Laboratório - Imagens. Laboratório - Imagens. Evitar a redundância de informações. Evitar a redundância de informações. Registro único: diminuir erros. Registro único: diminuir erros.

11 Sistema de Informações Clínicas - SIC Avaliação pré-anestésica Avaliação pré-anestésica Registro per-operatório Registro per-operatório Registro pós-operatório Registro pós-operatório Disponibilidade dos dados em atendimentos futuros. Disponibilidade dos dados em atendimentos futuros. Fornecimento do registro para o paciente. Fornecimento do registro para o paciente. Avaliação pré-anestésica Avaliação pré-anestésica Registro per-operatório Registro per-operatório Registro pós-operatório Registro pós-operatório Disponibilidade dos dados em atendimentos futuros. Disponibilidade dos dados em atendimentos futuros. Fornecimento do registro para o paciente. Fornecimento do registro para o paciente.

12 Requisitos do Sistema Interface com o usuário: o anestesiologista. Interface com o usuário: o anestesiologista. Transição: Caneta-Papel / Teclado-Vídeo. Transição: Caneta-Papel / Teclado-Vídeo. Operação com a monitorização existente. Operação com a monitorização existente. Parte integrante de uma nova monitorização ou do aparelho de anestesia. Parte integrante de uma nova monitorização ou do aparelho de anestesia. Gerar documentação confiável, legível e de valor jurídico. Gerar documentação confiável, legível e de valor jurídico. Interface com o usuário: o anestesiologista. Interface com o usuário: o anestesiologista. Transição: Caneta-Papel / Teclado-Vídeo. Transição: Caneta-Papel / Teclado-Vídeo. Operação com a monitorização existente. Operação com a monitorização existente. Parte integrante de uma nova monitorização ou do aparelho de anestesia. Parte integrante de uma nova monitorização ou do aparelho de anestesia. Gerar documentação confiável, legível e de valor jurídico. Gerar documentação confiável, legível e de valor jurídico.

13 Requisitos do Software. Programação de arquitetura aberta. Programação de arquitetura aberta. Banco de Dados Relacional. Banco de Dados Relacional. Arquitetura cliente-servidor. Arquitetura cliente-servidor. Integração com o SIH e SIC. Integração com o SIH e SIC. Programação de arquitetura aberta. Programação de arquitetura aberta. Banco de Dados Relacional. Banco de Dados Relacional. Arquitetura cliente-servidor. Arquitetura cliente-servidor. Integração com o SIH e SIC. Integração com o SIH e SIC.

14 Modelo configurável pela instituição. Modelo configurável pela instituição. Modelos específicos para as especialidades. Modelos específicos para as especialidades. Ajuste de parâmetros dos monitores de acordo com o caso. Ajuste de parâmetros dos monitores de acordo com o caso. Integração com outros sistemas. Integração com outros sistemas. Segurança dos dados. Segurança dos dados. Modelo configurável pela instituição. Modelo configurável pela instituição. Modelos específicos para as especialidades. Modelos específicos para as especialidades. Ajuste de parâmetros dos monitores de acordo com o caso. Ajuste de parâmetros dos monitores de acordo com o caso. Integração com outros sistemas. Integração com outros sistemas. Segurança dos dados. Segurança dos dados. Requisitos do Software..

15 Requisitos de Segurança Alarmes em prioridades. Alarmes em prioridades. Protocolos para especialidades. Protocolos para especialidades. Avaliar tendências e Informar os desvios. Avaliar tendências e Informar os desvios. Apoiar a tomada de decisões. Apoiar a tomada de decisões. Apurar incidentes e evoluções. Apurar incidentes e evoluções. Alarmes em prioridades. Alarmes em prioridades. Protocolos para especialidades. Protocolos para especialidades. Avaliar tendências e Informar os desvios. Avaliar tendências e Informar os desvios. Apoiar a tomada de decisões. Apoiar a tomada de decisões. Apurar incidentes e evoluções. Apurar incidentes e evoluções.

16 Requisitos Administrativos Qualidade Auxiliar na avaliação dos custos. Auxiliar na avaliação dos custos. Planejar procedimentos e drogas Planejar procedimentos e drogas Indicar custo / benefício Indicar custo / benefício Gerenciar tempo Gerenciar tempo Mostrar tendências: Informar desvios. Mostrar tendências: Informar desvios. Auxiliar na tomada de decisões. Auxiliar na tomada de decisões. Apurar incidentes. Apurar incidentes. Auxiliar na avaliação dos custos. Auxiliar na avaliação dos custos. Planejar procedimentos e drogas Planejar procedimentos e drogas Indicar custo / benefício Indicar custo / benefício Gerenciar tempo Gerenciar tempo Mostrar tendências: Informar desvios. Mostrar tendências: Informar desvios. Auxiliar na tomada de decisões. Auxiliar na tomada de decisões. Apurar incidentes. Apurar incidentes.

17 Entradas de Dados Teclado - Mouse - Trackball - Wheel Teclado - Mouse - Trackball - Wheel Tela sensível ao toque Tela sensível ao toque Captura de monitores Captura de monitores Reconhecimento de voz Reconhecimento de voz Código de barras Código de barras Imagens Imagens Teclado - Mouse - Trackball - Wheel Teclado - Mouse - Trackball - Wheel Tela sensível ao toque Tela sensível ao toque Captura de monitores Captura de monitores Reconhecimento de voz Reconhecimento de voz Código de barras Código de barras Imagens Imagens

18 Saídas de Dados Impressão. Impressão. Gravação em arquivos de padrão imagem e/ou texto. Gravação em arquivos de padrão imagem e/ou texto. Cópias de segurança. Cópias de segurança. Relatórios sumarizados para o paciente. Relatórios sumarizados para o paciente. Consumo e custos. Consumo e custos. Impressão. Impressão. Gravação em arquivos de padrão imagem e/ou texto. Gravação em arquivos de padrão imagem e/ou texto. Cópias de segurança. Cópias de segurança. Relatórios sumarizados para o paciente. Relatórios sumarizados para o paciente. Consumo e custos. Consumo e custos.

19 ENTRADA SAÍDA Dados Clínicos pré / per / pós-op. Monitores SO Monitores UTI Dados de Estudos Clínicos Prontuário Médico QualidadeQualidade Controle Cobrança PesquisaPesquisa Base de Dados

20 Conexões de Hardware: Entrada / Saída RS-232 RS-232 USB USB Porta paralela Porta paralela Placas de rede Placas de rede RS-232 RS-232 USB USB Porta paralela Porta paralela Placas de rede Placas de rede

21 O Futuro Melhora da interface com o usuário Melhora da interface com o usuário Melhora da captação: Interferências Melhora da captação: Interferências Integrar com o SIH - SIC Integrar com o SIH - SIC Interface com outros dispositivos: Interface com outros dispositivos: Bombas de infusão Bombas de infusão Vaporizadores Vaporizadores Procedimentos (códigos de barras) Procedimentos (códigos de barras) Melhora da interface com o usuário Melhora da interface com o usuário Melhora da captação: Interferências Melhora da captação: Interferências Integrar com o SIH - SIC Integrar com o SIH - SIC Interface com outros dispositivos: Interface com outros dispositivos: Bombas de infusão Bombas de infusão Vaporizadores Vaporizadores Procedimentos (códigos de barras) Procedimentos (códigos de barras)

22 Um Modelo Identificação do Paciente: SIC - SIH Avaliação Pré-Anestésica (Clínica e Ex. Complem.) Registro da Monitorização Procedimentos - Eventos - Intercorrências Encerramento do Caso Impressão Arquivo: Clínico - Custos - Pesquisa

23 Identificação do Paciente: SIC - SIH Os dados existentes no SIC ou SIH são automaticamente inseridos na Ficha de Anestesia: Economia de tempo, espaço e custos. Economia de tempo, espaço e custos. Evita a multiplicidade de informações. Evita a multiplicidade de informações. Diminui erros. Diminui erros. Os dados existentes no SIC ou SIH são automaticamente inseridos na Ficha de Anestesia: Economia de tempo, espaço e custos. Economia de tempo, espaço e custos. Evita a multiplicidade de informações. Evita a multiplicidade de informações. Diminui erros. Diminui erros.

24 Avaliação Pré-Anestésica (Clínica - Exames Complementares) Uso da história clínica (atual e anterior). Uso da história clínica (atual e anterior). Avaliação pré-anestésica (atual e anterior). Avaliação pré-anestésica (atual e anterior). Doenças pré-existentes e atual. Doenças pré-existentes e atual. Exames complementares. Exames complementares. Alergias e uso de medicações. Alergias e uso de medicações. Procedimentos anteriores - intercorrências. Procedimentos anteriores - intercorrências. Uso da história clínica (atual e anterior). Uso da história clínica (atual e anterior). Avaliação pré-anestésica (atual e anterior). Avaliação pré-anestésica (atual e anterior). Doenças pré-existentes e atual. Doenças pré-existentes e atual. Exames complementares. Exames complementares. Alergias e uso de medicações. Alergias e uso de medicações. Procedimentos anteriores - intercorrências. Procedimentos anteriores - intercorrências.

25 Registro da Monitorização Recuperação dos dados de procedimentos anteriores. Recuperação dos dados de procedimentos anteriores. Registro automático da monitorização. Registro automático da monitorização. Verificação e informação das tendências. Verificação e informação das tendências. Registro em momentos de cuidados críticos. Registro em momentos de cuidados críticos. Racionaliza o tempo ( %). Racionaliza o tempo ( %). Mudança no modo de trabalho (Loop ???) Mudança no modo de trabalho (Loop ???) Recuperação dos dados de procedimentos anteriores. Recuperação dos dados de procedimentos anteriores. Registro automático da monitorização. Registro automático da monitorização. Verificação e informação das tendências. Verificação e informação das tendências. Registro em momentos de cuidados críticos. Registro em momentos de cuidados críticos. Racionaliza o tempo ( %). Racionaliza o tempo ( %). Mudança no modo de trabalho (Loop ???) Mudança no modo de trabalho (Loop ???)

26 Procedimentos - Eventos e Intercorrências Registro com tabelas próprias. Registro com tabelas próprias. Registro com texto livre. Registro com texto livre. Registro em tempo real ou tempo marcado. Registro em tempo real ou tempo marcado. Entrada dos dados: Entrada dos dados: Teclado - Apontadores - Tela de Toque. Teclado - Apontadores - Tela de Toque. Códigos de barras. Códigos de barras. Reconhecimento de voz. Reconhecimento de voz. Registro com tabelas próprias. Registro com tabelas próprias. Registro com texto livre. Registro com texto livre. Registro em tempo real ou tempo marcado. Registro em tempo real ou tempo marcado. Entrada dos dados: Entrada dos dados: Teclado - Apontadores - Tela de Toque. Teclado - Apontadores - Tela de Toque. Códigos de barras. Códigos de barras. Reconhecimento de voz. Reconhecimento de voz.

27 Encerramento do Caso Fim do atendimento. Fim do atendimento. Revisão dos dados. Revisão dos dados. Assinatura digital - segurança. Assinatura digital - segurança. Acompanhamento em outras unidades. Acompanhamento em outras unidades. Fim do atendimento. Fim do atendimento. Revisão dos dados. Revisão dos dados. Assinatura digital - segurança. Assinatura digital - segurança. Acompanhamento em outras unidades. Acompanhamento em outras unidades.

28 ImpressãoImpressão Impressão do documento. Impressão do documento. Conferência e retificação. Conferência e retificação. Assinatura. Assinatura. Impressão do documento. Impressão do documento. Conferência e retificação. Conferência e retificação. Assinatura. Assinatura.

29 Arquivo: Clínico - Custos - Pesquisa Arquivamento no SIC / SIH. Arquivamento no SIC / SIH. Estudos Clínicos. Estudos Clínicos. Estudos de Custos e Qualidade. Estudos de Custos e Qualidade. Publicação dos Resultados. Publicação dos Resultados. Arquivamento no SIC / SIH. Arquivamento no SIC / SIH. Estudos Clínicos. Estudos Clínicos. Estudos de Custos e Qualidade. Estudos de Custos e Qualidade. Publicação dos Resultados. Publicação dos Resultados.

30 Conclusões:Conclusões: O Registro Computadorizado da Ficha de Anestesia é uma tecnologia em desenvolvimento, há mais de 15 anos. O Registro Computadorizado da Ficha de Anestesia é uma tecnologia em desenvolvimento, há mais de 15 anos. Tem evoluído com a monitorização e a aplicação dos computadores na medicina. Tem evoluído com a monitorização e a aplicação dos computadores na medicina. A aceitação e participação do anestesiologista neste novo cenário é de fundamental importância. A aceitação e participação do anestesiologista neste novo cenário é de fundamental importância. O balanço CUSTO X BENEFÍCIO estimulará a sua aquisição. O balanço CUSTO X BENEFÍCIO estimulará a sua aquisição. O Registro Computadorizado da Ficha de Anestesia é uma tecnologia em desenvolvimento, há mais de 15 anos. O Registro Computadorizado da Ficha de Anestesia é uma tecnologia em desenvolvimento, há mais de 15 anos. Tem evoluído com a monitorização e a aplicação dos computadores na medicina. Tem evoluído com a monitorização e a aplicação dos computadores na medicina. A aceitação e participação do anestesiologista neste novo cenário é de fundamental importância. A aceitação e participação do anestesiologista neste novo cenário é de fundamental importância. O balanço CUSTO X BENEFÍCIO estimulará a sua aquisição. O balanço CUSTO X BENEFÍCIO estimulará a sua aquisição.

31


Carregar ppt "Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES Prof. Dr. Antonio Roberto Carraretto, TSA-SBA-ES CET Integrado HUCAM-HAFPES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google