A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Profa. Gisele Abrahim Coordenadora CPA/CESUPA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Profa. Gisele Abrahim Coordenadora CPA/CESUPA."— Transcrição da apresentação:

1

2 Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Profa. Gisele Abrahim Coordenadora CPA/CESUPA

3 De forma sistemática e contínua, dentro dos princípios do SINAES, iniciou em 2004 –formulação do projeto de autoavaliação e dos instrumentos de pesquisa. –40% de participação em cada categoria A primeira coleta de dados deu-se em 2005 A coleta é semestral Autoavaliação no CESUPA

4 Processos e procedimentos autoavaliação 1- COLETA: semestral com instrumentos revisados por todos os segmentos 2- CONVERSÃO DOS CONCEITOS EM MÉDIAS 3- ESCALA : MÉDIA MÍNIMA CESUPA - 3,5 5- Médias abaixo do valor de corte devem permitir intervenção por três semestres.

5 COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO? INEPCESUPA 1-MISSÃO E O PDI1- GESTÃO E PDI (1, 2, 3, 5, 9,10) - BIENAL 2-POLÍTICAS DE PESSOAL, CORPO DOCENTE E CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 2- GESTÃO DO CURSO (3,5) - ANUAL 3-PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM RELAÇÃO A AUTO-AVALIAÇÃO 3- PROJETO PEDAGÓGICO (4 E 10) – TRIENAL 4-POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES 4- AVALIAÇÃO DOCENTE (10) SEMESTRAL – ALUNOS AVALIAM PERFIL DOCENTE. 5-ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO 5-AVALIAÇÃO DISCENTE (10) SEMESTRAL – PROFESSORES AVALIAM O PERFIL DISCENTE

6 COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO? INEPCESUPA 6-INFRAESTRUTURA FÍSICA6-INFRA ESTRUTURA - BIENAL 7-A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE7- COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA - BIENAL 8-SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA8- SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA - BIENAL 9-RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO BIENAL 10- POLÍTICA PARA O ENSINO, A PESQUISA, A PÓS-GRADUAÇÃO E A EXTENSÃO BIENAL

7 Agendamento de horários para cada turma nos laboratórios de informática, sob responsabilidade de um professor O instrumento de coleta foi disponibilizado no sistema on-line da instituição, para professores e alunos Processo de coleta

8 Encontrar a adesão para a participação voluntária do processo de autoavaliação institucional. Histórico da participação no processo – %; – ,11%; – ,92%; – ,70%; – ,49%. Média anual de aproximadamente 53%. O problema

9 Como consolidar um processo de avaliação mais efetiva com a participação maciça da comunidade quando o envolvimento voluntário é frágil?

10 Direito –2009/2 - 47,36% e 2010/ ,8%. Reuniões com coordenação de curso e membros da CPA –2010/2: condicionamento do sistema online –1 semana de acesso regular –1 semana de acesso condicionado Direito alcançou 85,44% de participação discente Novas estratégias

11 Dúvida Qual a validade desses resultados? As respostas seriam a esmo?

12 Examinar os efeitos do condicionamento do sistema online nos índices de participação discente na autoavaliação institucional e nos seus resultados. Objetivo

13 H 0 : µ 2010 = µ 2012 –A hipótese nula pressupõe que a participação não se altera de 2010 para 2012 H 1 : µ 2010 < µ –A hipótese alternativa apresenta a participação em 2010 menor que em 2012 Hipóteses do estudo

14 Valores absolutos foram observadas, porém ainda não estava certificado o nível de confiança de seus resultados.

15 Participação discente na avaliação docente Universo: para Amostra: discentes de 14 cursos de graduação Instrumento de pesquisa: –2010: 17 questões em escala e 1 aberta –2012: 14 questões e 1 aberta Procedimentos do estudo

16 Teste t de Student pareado, com apoio do software SPSS –testar a significância do percentual de participação na pesquisa Teste Alpha Cronbach (α), apoio do SPSS –conferir a segurança nos resultados obtidos tanto antes do condicionamento quanto depois do condicionamento do sistema Testes quantitativos

17 Escolheu-se como recorte o curso de direito Identificou-se os 5 docentes com melhores médias e 5 docentes com médias menores Foram analisados os conteúdos de 140 falas dos alunos –identificar se houve coerência entre as médias obtidas e a essência das falas –Assim houve a identificação das unidades de significado e codificação: 5 dimensões Testes qualitativos

18 Novo método permitiu que alunos respondessem a pesquisa no momento que acreditassem ser mais oportuno Alcançou-se 92,91% de participação discente Houve a participação organizada da comunidade –agilidade na organização, análise e publicidade da avaliação institucional. Resultados

19 Ano / Alunos matriculados Participação voluntária Participação voluntária (%) 58%63,87%55,68%55,59%---13,35% Participação condicionada Participação condicionada (%) ,91%88,42% TABELA 01 – PARTICIPA Ç ÃO NA AUTOAVALIA Ç ÃO Fonte: CPA/CESUPA, 2013.

20 Média68,86%87,10% Variância192,9035,03 n14 TABELA 02 – MÉDIA E VARIÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE Fonte: elaborado pelos autores, O processo deixou de ser prática pulverizada e forte apenas em alguns cursos e assumiu inserção em toda a instituição

21 Diferenças pareadastGLBicaldal MédiaDesvioErro padrão 95% Confidence Interval of the Difference SuperiorInferior µ µ ,2415,340644, ,109,38 4, ,001 TABELA 03 – RESULTADO DO TESTE T STUDENT PAREADO Fonte: elaborado pelos autores, Índice de confiança de 95%

22 Teste Alpha de Cronbach 0,900,92 TABELA 04 – RESULTADO DO TESTE ALPHA DE CRONBACH Fonte: elaborado pelos autores, 2013.

23 Código docente Médi as Qt de falas Falas destoant es Código docente Médi as Qt de falas Falas destoan tes MENORE S MÉDIAS Am103,053 Am123,917 Bm103,1514 Bm123,97101 Cm103,632 Cm124,020 Dm103,67121Dm124,0741 Em103,749 Em124,1282 MELHOR ES MÉDIAS AM104,904 AM124,869 BM104,893 BM124,8517 CM104,875 CM124,827 DM104,842 DM124,796 EM104,848 EM124,7910 Total 621 (1,66%) 784 (5,12%) TABELA 05 – RELAT Ó RIO QUANTITATIVO DAS FALAS DOS ALUNOS Fonte: CPA/CESUPA, 2013.

24 excelente profissional, mas precisa ser mais centrada, uma boa professora, mas parece ser um pouco enrolada com assuntos extraclasse, pois faltou muito, por motivos pessoais e tivemos muitas aulas de reposição fora do nosso horário normal. a professora é muito boa, contudo, o aproveitamento da disciplina poderia ter sido melhor e a professora é muito querida, mas tem que melhorar na explicação. Falas destoantes

25 A nova estratégia de coleta de dados sedimentou a permanência com que se vivencia a prática autoavaliativa na IES A cultura avaliativa de adesão voluntária de todos os segmentos está em desenvolvimento na instituição Considerações finais

26 CPA na Unidade José Malcher Coordenadora Profa. Gisele Abrahim Reunião ocorre toda última terça-feira de cada mês, às 17hs. Telefone para contato: (91) Site: Mais informações


Carregar ppt "Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Profa. Gisele Abrahim Coordenadora CPA/CESUPA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google