A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM

2 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS? Conhecer o que é nutrição;
Conhecer o que são os nutrientes e sua importância no organismo; Conhecer a composição dos alimentos; Discutir o papel da nutrição nos atendimentos ao paciente; Estabelecer os cuidados nutricionais para a saúde e prevenção das doenças.

3 Estabelecer os cuidados nutricionais para a saúde e na prevenção das doenças.
Conhecer os aspectos básicos da nutrição humana que são essenciais para uma boa condição de saúde; Conhecer os diversos tipos de dietas e sua co-relação com o estado clínico do cliente/paciente.

4 Para ser um bom profissional é preciso:
Saber administrar e desenvolver o que lhe compete; Saber os limites de sua profissão; O mais importante: ter amor ao que faz, administrar amor, carinho, compreensão, respeito e alegria a quem cuida.

5 PARA COMEÇAR, O QUE PRECISAMOS SABER:

6 O que é nutrição?  É a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças. Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.

7 O que são alimentos? È toda substância que introduzida no organismo, transformada e aproveitada, fornece material para o crescimento e a reparação dos tecidos, calor e energia para o trabalho.

8 O que são Nutrientes? São componentes dos alimentos, estes compreendem: Estes alimentos são divididos em grupos conforme sua função. Nosso organismo necessita de todos os nutrientes, e os recebe através da alimentação.

9 FUNÇÕES DOS ALIMENTOS Energéticos: São os alimentos que fornecem ao nosso corpo toda a energia de que precisamos para desempenhar nossas atividades diárias. São os carboidratos e lipídeos.

10 Principais fontes: Cereais e derivados (arroz, milho, farinha, etc..);
Feculentos: (batata, inhame, mandioca, etc..); Açúcares e derivados (doce, melado, rapadura, mel, etc..); Óleos soja, milho, girassol, etc..); Gorduras (banhas, manteiga, margarina).

11 Construtores: São alimentos ricos em proteínas, que podem ser de origem animal ou vegetal. Elas ajudam a construir e reconstruir o organismo. As proteínas são formadoras de tecidos (musculares, ósseo, pele e outros), de hormônios, enzimas, anticorpos (célula de defesa).

12 Principais fontes: Leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, etc.). Ovos e carnes (boi, aves, peixes, etc.). Leguminosas (feijão, fava, soja, amendoim, etc.).

13 Reguladores: São os alimentos que regulam o funcionamento do organismo e dão resistência contra doenças. São as vitaminas e os sais minerais. A manutenção das células do sistema nervoso, da pele, dos ossos, do coração, etc., dependem destes nutrientes.

14 Principais fontes: - Hortaliças: alface, chuchu, pepino, tomate, etc..
- Frutas: banana, laranja, manga, caju, cajá, etc..

15 ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
É necessário ter todos os nutrientes essenciais para o nosso organismo, inclua um alimento de cada grupo em cada refeição. Pães, cereais, tubérculos e raízes: arroz, pães, biscoitos, massas, batata, mandioca, e farinhas em geral (fontes de carboidratos) Frutas: (fontes de vitaminas, minerais e fibras) Verduras e legumes: (fontes de vitaminas, minerais e fibras) Leguminosas: feijão, lentilha, soja (fontes de proteínas, minerais e fibras) Leite e derivados: leite, iogurte e queijos magros (fonte de proteínas e minerais) Peixes, carnes, aves e ovos: (fontes de proteína, vitamina e minerais) Óleos e gorduras: (fontes de lipídeos) Açúcares e doces: (fontes de carboidratos)

16 Pirâmide alimentar Na Pirâmide de Alimentos, cada divisão apresenta um grupo de alimentos. Ela nos orienta porque quanto mais próximos do topo da pirâmide ou no topo, menor deve ser o consumo daquele grupo. Os alimentos de um grupo não substituem os alimentos de outro.

17 DEVEMOS ESCOLHER ALIMENTOS DE QUALIDADE.
Uma alimentação saudável influência na nossa APARÊNCIA, nas nossas EMOÇÕES, na PREVENÇÃO de algumas doenças e no TRATAMENTO de outras como diabetes, colesterol alto, obesidade e hipertensão.

18 MACRONUTRIENTES SÃO DIVIDIDOS EM:

19 CARBOIDRATOS, HIDRATOS DE CARBONO OU GLICÍDEOS
Fornecem energia e calor; São chamados de alimentos energéticos; Depois de ingeridos são absorvidos sob a forma de açúcar simples, a glicose;

20 FALTA NO ORGANISMO È manifestada por: Sintomas de fraqueza; Tremores;
Mãos frias; Nervosismo; Tonturas; Desmaios.

21 EXCESSO NO ORGANISMO Transforma-se em gordura provocando a obesidade.

22 PROTEÍNAS Substâncias nitrogenadas e complexas;
Compostas por: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, constituídas de aminoácidos; Alimentos de construção; Função : atuar na formação de tecidos orgânicos, renovação e crescimento;

23 FALTA NO ORGANISMO Cansaço fácil; Palidez e desânimo;
Falta de resistência contra doenças; Difícil cicatrização; Síndrome de kwashiorkor

24 LIPÍDEOS Alimentos energéticos; Fornecem calor e energia;
Organismo tem alta capacidade de armazenar gordura, principal depósito: tecido conjuntivo subcutâneo;

25 FONTES ANIMAIS: manteiga, creme de leite, banha de porco, toucinho, carnes gordas, gema de ovo, etc. VEGETAIS: óleos extraídos de milho, soja, semente de girassol, caroço de algodão; coco, nozes, castanhas, abacates, etc..

26 CARÊNCIA DE GORDURAS CRIANÇAS: pode provocar o aparecimento de lesões na pele; ADULTOS: altera a quantidade de ácidos graxos essenciais no plasma sanguíneo.

27 Excesso no ORGANISMO Aumento do colesterol; Diarréia; Aumento do peso;

28 MICRONUTRIENTES

29 Substâncias indispensáveis, em quantidades reduzidas;
VITAMINAS e MINERAIS Substâncias indispensáveis, em quantidades reduzidas;

30 SAIS MINERAIS Indispensáveis como componentes estruturais;
Presentes nos tecidos duros (ossos e dentes) e também fluidos corporais e tecidos moles.

31 ATIVIDADE 1) Quais são os objetivos de estudar a disciplina de nutrição e dietética para o curso de enfermagem? 2) O que para você é preciso para ser um bom profissional? 3) Alimentar-se é um ato involuntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes. Você concorda, dê uma explicação para sua resposta. 4) O mais importante para ser um bom profissional é ter amor ao que faz, administrar amor, carinho,, compreensão, respeito e alegria a quem cuida além de administrar suas práticas diárias. Você concorda com, dê sua opinião.

32 Referência para estudo:
Livro - Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia 11ª Edição - Sylvia Escott-Stump


Carregar ppt "NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google