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Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010. Nestor Hidetomi Soken101201 Pedro Almada Santos102071 Rodrigo Luís Pires Silva101381 Yvens dos Santos.

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1 Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

2 Nestor Hidetomi Soken Pedro Almada Santos Rodrigo Luís Pires Silva Yvens dos Santos Sebastiany Professor: Dr. Marcelo A. S. Torres Introdução à Engenharia

3 Introdução Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Processo de invenção Funcionamento Eficiência Aplicações O futuro dos motores a combustão

4 Definição Máquina capaz de transformar a energia térmica em energia mecânica Calor Energia Mecânica Fonte Quente Fonte fria Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

5 Invenção Huygens motor a pólvora James Watts motor a vapor Etienne Lenoir Primeiro motor funcional Gottlieb Daimler adaptações que possibilitaram a invenção de carros 1885 Otto e Langen motor a gás de quatro tempos Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

6 Invenção Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

7 Invenção Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

8 Evolução Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

9 Eficiência energética Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Eficiência energética máxima alcançada por motores atuais

10 Combustíveis Líquidos Gasolina Álcool Diesel Óleos pesados Querosene Benzol Gasosos Butano Propano Metano Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

11 Configurações dos motores Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Dois temposQuatro temposDieselWankelTurbina a gásQasiturbine

12 Configurações e funcionamentos Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Motor dois tempos tamanho x potência Aplicações: Motosserras, aeromodelos, pequenos geradores elétricos. 1º Compressão e admissão 2º Admissão e exaustão

13 Configurações e funcionamentos Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Motor de quatro tempos Ciclo Otto 1º Admissão (ar e combustível) 2º Compressão 3º Explosão (centelha) 4º Exaustão

14 Configurações e funcionamentos Motor Diesel Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá º Admissão de ar 2º Compressão (injeção de combustível) 3º Explosão (auto-ignição) 4º Exaustão

15 Configurações e funcionamentos Motor Wankel Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá º Admissão (ar e combustível) 2º Compressão 3º Explosão (centelha) 4º Exaustão

16 Configurações e funcionamentos Turbina a gás Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá º Compressão do ar 2º Combustão e produção de gases a alta pressão e velocidade 3º Energia dos gases gira a turbina

17 Aplicações Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá Veículos automotores AviõesHelicópteros Tanques de guerra NaviosSubmarinosIndústria Usinas termoelétricas

18 Perspectivas Futuras Os motores a combustão ainda possuem uma vida longa... Os custos de fabricação e manutenção são os mais competitivos do mercado. A autonomia e o desempenho são superiores aos motores elétricos. Os motores a combustão podem evoluir ainda mais. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

19 Conclusão O mundo moderno está intimamente ligado a esta máquina revolucionária. Nas últimas décadas, o aumento da preocupação ambiental motiva o uso de motores mais eficientes e menos poluentes, como os elétricos. No entanto, os números são favoráveis aos motores a combustão, principalmente em relação ao custo e à autonomia. Logo, é inviável a substituição destes motores. Assim, diversas pesquisas para o aumento da eficiência têm sido realizadas principalmente com o intuito de minimizar os impactos ambientais. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

20 Bibliografia _e_tratores/motores/Aulas/historico_e_desenvolvimento_dos_motore s.pdf 4%282%29.pdf www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/ _09_cap_02.p df 20Iniciais%20mgpuc%2007.pdf xlpub?hnid= Caderno Jheniffer Palmeira Aprendizagem Industrial com Enfase em Produção Veicular(SENAI) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá


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