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Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
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Introdução à Engenharia
Professor: Dr. Marcelo A. S. Torres Nestor Hidetomi Soken Pedro Almada Santos Rodrigo Luís Pires Silva Yvens dos Santos Sebastiany Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Introdução Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - 2010
Processo de invenção Funcionamento Eficiência Aplicações O futuro dos motores a combustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Definição Máquina capaz de transformar a energia térmica em energia mecânica Fonte Quente Máquina Térmica Fonte fria Calor Calor Energia Mecânica Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Invenção Gottlieb Daimler adaptações que possibilitaram a invenção de carros Etienne Lenoir Primeiro motor funcional Huygens motor a pólvora 1680 1767 1859 1885 1866 James Watts motor a vapor Otto e Langen motor a gás de quatro tempos Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Invenção Motor a vapor de James Watt (1767)
Motor de Lenoir (1860) eficiência máxima: 5% Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Invenção Motor de Nikolaus Otto a gás de quatro tempos
Eficiência máxima: 11% Primeiro veículo movido por um motor a gasolina Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Evolução Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Eficiência energética
Eficiência energética máxima alcançada por motores atuais Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Combustíveis Líquidos Gasolina Álcool Diesel Óleos pesados Querosene Benzol Gasosos Butano Propano Metano Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Configurações dos motores
Dois tempos Quatro tempos Diesel Wankel Turbina a gás Qasiturbine Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Configurações e funcionamentos
Motor dois tempos tamanho x potência 1º Compressão e admissão 2º Admissão e exaustão Aplicações: Motosserras, aeromodelos, pequenos geradores elétricos. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Configurações e funcionamentos
Motor de quatro tempos Ciclo Otto 1º Admissão (ar e combustível) 2º Compressão 3º Explosão (centelha) 4º Exaustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Configurações e funcionamentos
Motor Diesel 1º Admissão de ar 2º Compressão (injeção de combustível) 3º Explosão (auto-ignição) 4º Exaustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Configurações e funcionamentos
Motor Wankel 1º Admissão (ar e combustível) 2º Compressão 3º Explosão (centelha) 4º Exaustão Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Configurações e funcionamentos
Turbina a gás 1º Compressão do ar 2º Combustão e produção de gases a alta pressão e velocidade 3º Energia dos gases gira a turbina Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Aplicações Veículos automotores Aviões Helicópteros Tanques de guerra Navios Submarinos Indústria Usinas termoelétricas Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Perspectivas Futuras Os motores a combustão ainda possuem uma vida longa... Os custos de fabricação e manutenção são os mais competitivos do mercado. A autonomia e o desempenho são superiores aos motores elétricos. Os motores a combustão podem evoluir ainda mais. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Conclusão O mundo moderno está intimamente ligado a esta máquina revolucionária. Nas últimas décadas, o aumento da preocupação ambiental motiva o uso de motores mais eficientes e menos poluentes, como os elétricos. No entanto, os números são favoráveis aos motores a combustão, principalmente em relação ao custo e à autonomia. Logo, é inviável a substituição destes motores . Assim, diversas pesquisas para o aumento da eficiência têm sido realizadas principalmente com o intuito de minimizar os impactos ambientais. Os motores a combustao estão intimamente ligados ao mundo moderno. No entanto, as concepções referentes as questões ambientais no mundo moderno tomaram grande importancia e transformaram estas maquinas nos principais alvos de critica, sendo que utilizam combustíveis fosseis e são grandes emissores de gases de efeito estufa. Apesar de existirem Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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Bibliografia www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/ _09_cap_02.pdf Caderno Jheniffer Palmeira Aprendizagem Industrial com Enfase em Produção Veicular(SENAI) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
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