A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Comunidades Agro-pastoris 10000 – 8000 a.c HGP- 5º Ano
DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20

2 Comunidades Agro-pastoris
Mudanças Climáticas Há cerca de anos, com o fim do Paleolítico e o último período glaciar, o clima tornou-se mais ameno. Os animais de clima frio desapareceram(como o mamute)e novos animais e plantas surgiram. O Homem tinha uma maior diversidade de alimentos a seu dispor.

3 Comunidades Agro-pastoris
Vida em comunidade O Homem abandonou a vida nómada e as grutas e tornou-se sedentário. Deixou de ser recoletor e passou a ser produtor, uma vez que era capaz de produzir o seu próprio alimento. Surgiram os primeiros povoados agro-pastoris na península ibérica.

4 Comunidades Agro-pastoris
Vida em comunidade A sedentarização implicou a construção de casas mais resistentes, feitas de pedra, madeira e barro seco ao sol. A sua construção em sítios altos e rodeados de muralhas permitia-lhes proteger-se dos inimigos. A estas aldeias, deram-se o nome de CASTROS.

5 Comunidades Agro-pastoris
Atividades produtivas A AGRICULTURA Com a descoberta das sementes, e nomeadamente da cevada, do trigo e da aveia, o Homem teve oportunidade de produzir em maior quantidade o seu próprio alimento. Desenvolveu-se o consumo de pão e leite

6 Comunidades Agro-pastoris
Atividades produtivas A AGRICULTURA Para facilitar o trabalho na agricultura, surgiram novos utensílios como: a foice, a enxada de pedra, o arado de madeira, mó e almofariz a roda.

7 Comunidades Agro-pastoris
Atividades produtivas A PASTORÍCIA O homem descobriu que para além de caçar animais, podia também domesticar alguns animais tais como a ovelha, a vaca ou porcos. Com animais de maior porte, como os bois e cavalos, percebeu que a sua força o ajudaria nos trabalhos agrícolas.

8 Comunidades Agro-pastoris
Atividades Produtivas Para além da agricultura e pastorícia, o Homem também começou a desenvolver novas técnicas: Cerâmica (fabrico de objetos de barro) Cestaria (fabrico de cestos) Tecelagem (confeção de panos grosseiros de linho ou lã) Moagem de cereais

9 Comunidades Agro-pastoris
Vestuário O Homem desenvolveu o seu vestuário agora que tinha ao seu dispor a lã que provinha das ovelhas, as peles de outros animais, mas também o linho que ele cultivava. A tecelagem também ajudou no aperfeiçoamento das roupas e agasalhos.

10 Comunidades Agro-pastoris
Manifestações religiosas Um ano de boa colheita era uma bênção para as povoações, daí surgir o culto da mãe natureza. O Homem esculpia pequenas figuras femininas, símbolo da fertilidade, chamadas Vénus de Willendorf. Outra manifestação religiosa era a construção de Menires, e Cromeleques em honra da natureza e Dolmens ou Antas em homenagem aos mortos.

11 DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20
FIM DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20


Carregar ppt "Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google