A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNIDADES AGRO-PASTORIS 10000 – 8000 A.C COMUNIDADES AGRO-PASTORIS 10000 – 8000 A.C HGP- 5º Ano DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNIDADES AGRO-PASTORIS 10000 – 8000 A.C COMUNIDADES AGRO-PASTORIS 10000 – 8000 A.C HGP- 5º Ano DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNIDADES AGRO-PASTORIS – 8000 A.C COMUNIDADES AGRO-PASTORIS – 8000 A.C HGP- 5º Ano DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20

2 Comunidades Agro-pastoris Mudanças Climáticas Há cerca de anos, com o fim do Paleolítico e o último período glaciar, o clima tornou-se mais ameno. Os animais de clima frio desapareceram(como o mamute)e novos animais e plantas surgiram. O Homem tinha uma maior diversidade de alimentos a seu dispor.

3 Comunidades Agro-pastoris Vida em comunidade O Homem abandonou a vida nómada e as grutas e tornou- se sedentário. Deixou de ser recoletor e passou a ser produtor, uma vez que era capaz de produzir o seu próprio alimento. Surgiram os primeiros povoados agro-pastoris na península ibérica.

4 Comunidades Agro-pastoris Vida em comunidade A sedentarização implicou a construção de casas mais resistentes, feitas de pedra, madeira e barro seco ao sol. A sua construção em sítios altos e rodeados de muralhas permitia-lhes proteger-se dos inimigos. A estas aldeias, deram-se o nome de CASTROS.

5 Comunidades Agro-pastoris Atividades produtivas A AGRICULTURA Com a descoberta das sementes, e nomeadamente da cevada, do trigo e da aveia, o Homem teve oportunidade de produzir em maior quantidade o seu próprio alimento. Desenvolveu-se o consumo de pão e leite

6 Comunidades Agro-pastoris Atividades produtivas A AGRICULTURA Para facilitar o trabalho na agricultura, surgiram novos utensílios como: – a foice, – a enxada de pedra, – o arado de madeira, – mó e almofariz – a roda.

7 Comunidades Agro-pastoris Atividades produtivas A PASTORÍCIA O homem descobriu que para além de caçar animais, podia também domesticar alguns animais tais como a ovelha, a vaca ou porcos. Com animais de maior porte, como os bois e cavalos, percebeu que a sua força o ajudaria nos trabalhos agrícolas.

8 Comunidades Agro-pastoris Atividades Produtivas Para além da agricultura e pastorícia, o Homem também começou a desenvolver novas técnicas: – Cerâmica (fabrico de objetos de barro) – Cestaria (fabrico de cestos) – Tecelagem (confeção de panos grosseiros de linho ou lã) – Moagem de cereais

9 Comunidades Agro-pastoris Vestuário O Homem desenvolveu o seu vestuário agora que tinha ao seu dispor a lã que provinha das ovelhas, as peles de outros animais, mas também o linho que ele cultivava. A tecelagem também ajudou no aperfeiçoamento das roupas e agasalhos.

10 Comunidades Agro-pastoris Manifestações religiosas Um ano de boa colheita era uma bênção para as povoações, daí surgir o culto da mãe natureza. O Homem esculpia pequenas figuras femininas, símbolo da fertilidade, chamadas Vénus de Willendorf. Outra manifestação religiosa era a construção de Menires, e Cromeleques em honra da natureza e Dolmens ou Antas em homenagem aos mortos.

11 FIM DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20


Carregar ppt "COMUNIDADES AGRO-PASTORIS 10000 – 8000 A.C COMUNIDADES AGRO-PASTORIS 10000 – 8000 A.C HGP- 5º Ano DAVID OLIVEIRA PRETO 5ºD, Nº6 2013/10/20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google