A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Estratégico Turístico. A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Estratégico Turístico. A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Estratégico Turístico

2 A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico.

3 Já povoada no tempo dos celtas e romanos, foi um importante porto até ao século XVI; agora, o cais serve sobretudo para a ligação por ferry-boat a Espanha, do outro lado do rio.

4 A vila é atraente, com as suas casas senhoriais e muralhas defensivas que parecem sussurrar contos e lendas

5 A Igreja Matriz em estilo gótico E a simpática praça central com os seus cafés e esplanadas

6 A Torre do Relógio (século XV) O Chafariz Renascentista

7 O Solar dos Pitas, exibindo sete esplêndidas janelas manuelinas no piso superior.

8 Em termos de turismo, o Concelho oferece belíssimas praias ao longo da sua costa atlântica, como; Moledo Vila Praia de Âncora

9 Quase em frente à praia do Moledo, no estuário do Minho, a ilha de Ínsua ainda exibe; O Convento A Igreja e o Farol

10 A paisagem é diversificada e atraente para todos os gostos, com vegetação exuberante nas margens dos rios Minho, Coura e Âncora, ricos em trutas e lampreias. Encostas verdejantes abrangendo várias freguesias, e a bela Serra d'Arga, com 700 metros de altitude.

11 Nas encostas dos montes podem ver-se; Antas Cavalos selvagens

12 O concelho orgulha-se do seu artesanato em cobre, bordados e tecelagem.

13 Quanto à gastronomia, sofre a nítida influência de mar e rio, já que as principais especialidades são o arroz de lampreia, o sável frito ou de escabeche, o marisco e a tainha assada no forno.

14 Caminha é muito rico em termos ambientais, paisagísticos, recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronómicos, o que possibilita a todos uma qualidade de vida sem par, recheado de um conjunto alargado de actividades, adaptadas às diversas épocas do ano.

15 Dotada de uma diversa rede de infra-estruturas, desde Hotéis de 4*, Albergarias, Residenciais, Aldeamentos e Apartamentos Turísticos, Habitação em espaço rural e Parques de campismo

16 DIVERSOS ESPAÇOS DE ANIMAÇÃO NOCTURNA

17 ANIMAÇÃO Trilhos pedestres, Roteiros, Paintball, Orientação pedestre, Kayak, Challenger aventura, Passeios a cavalo e actividades hípicas, Descidas de canoa, Passeios Btt, Canyoning, Passeios 4x4, Passeios no Rio Minho, Transporte para Forte da Ínsua, Ski náutico, banana e bóia, Actividades de mergulho.

18 ESPAÇOS A VISITAR: "Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha" Na Torre do Relógio

19 "Exposição Permanente de Arqueologia" No Museu Municipal de Caminha

20 Centro de interpretação da Serra DArga

21 Sugestões do grupo para Caminha Centro de Talassoterapia Em Vila Praia de Âncora existiram em tempos os banhos quentes, casas localizadas perto da praia onde se podia desfrutar de um banho de água salgada, previamente aquecida. Esta água era carregada em cântaros desde o mar até à caldeira por mulheres, que depois era dividida pelas diversas banheiras. Já nessa época se sabia das propriedades terapêuticas da água do mar. No sec. XIX e início do sec. XX podemos encontrar no receituário médico a prescrição de banhos de mar para diversas maleitas. Os banhos quentes acabaram por encerrar por falta de continuadores. Actualmente a talassoterapia é muito mais que banhos quentes, possui uma panóplia de aplicações.

22 A talassoterapia e a sua implementação em Caminha, mais concretamente em Vila Praia de Âncora, iria contrariar a sazonalidade turística concentrada no binómio praia/sol, com ocupação diluída por todo o ano, indo preencher um nicho especializado.

23 ANÁLISE SWOT S - Forças Rico em património histórico, arquitectónico, cultural, paisagístico, ambiental e em recursos naturais. W – Fraquezas Falta de articulação entre as infra-estruturas existentes O – Oportunidades Lazer Bem-estar, Turismo Alternativo e Ambiental Divulgação e desenvolvimento do Concelho T – Ameaças Impacto ambiental Concorrência desleal (Espanha) Financiamento Possível pagamento de portagens

24 Análise Final O grupo no fim da análise swot, chegou à conclusão, que faz sentido a implementação de um Centro de Talassoterapia em Caminha, mesmo existindo algumas ameaças e fraquezas, as oportunidades e as forças superam-nas. O projecto é viável.

25 Trabalho elaborado por; Fernanda Fernandes Fernando Oliveira São Pedrosa Sónia Simões Curso Técnico Informação e Animação Turística Centro Formação Profissional Viseu


Carregar ppt "Plano Estratégico Turístico. A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google