A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO BASEADO NA OBRA DE HANS WALTER WOLFF - ANTROPOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO, EDITORA HAGNOS. OBS: Em sua maioria com transcrição literal dos textos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO BASEADO NA OBRA DE HANS WALTER WOLFF - ANTROPOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO, EDITORA HAGNOS. OBS: Em sua maioria com transcrição literal dos textos."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO BASEADO NA OBRA DE HANS WALTER WOLFF - ANTROPOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO, EDITORA HAGNOS. OBS: Em sua maioria com transcrição literal dos textos. O HOMEM COMO IMAGEM DE DEUS

2 Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem Conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão. Criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn ) I- EM QUE SENTIDO O HOMEM É IMAGEM DE DEUS

3 1. O SER HUMANO SURGE A PARTIR DE UMA INTERPELAÇÃO DE DEUS, OU SEJA, DEUS DELIBERA COM ALGUÉM, DANDO UMA ORDEM DE EXECUÇÃO. ____ FAÇAMOS-NÓS.

4 2. A EXPRESSÃO IMAGEM DE DEUS INDICA UMA CORRESPONDENCIA ENTRE O SER HUMANO E DEUS. 3. A EXPRESSÃO SEMELHANÇA PODE ESTAR INDICANDO PROXIMIDADE E O PARENTESCO, DANDO ASSIM A IDÉIA DE RELAÇÃO ÍNTIMA. ( Gn 5.3) 4. O CARÁTER PECULIAR DO SER HUMANO NA CRIAÇÃO DEVE SER ENTENDIDO A PARTIR DE SUA RELAÇÃO ESPECIAL COM DEUS.

5 1.SUA BENÇÃO SOBRE AVES, PEIXES, ANIMAIS Então Deus os abençoou, dizendo: sejam férteis e multipliquem-se! Encham-se as aguas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia. ( Gn ) I- A FINALIDADE DA DECISÃO DIVINA DE CRIAR UMA IMAGEM DE DEUS

6 2. SUA BENÇÃO SOBRE OS SERES HUMANOS Deus os abençoou e lhes disse: sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre o peixe do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra.

7 3.SER HUMANO NO MUNDO SE OCUPA COM AS COISAS QUE DEUS CRIOU. a) As obras das mãos de Deus são entregues ao ser humano. b) Ao abençoar o ser humano, Deus lhe concede encargos que o distingue do restante da criação. (Sl 8.5)

8 3. Deus conferiu ao ser humano tarefas pelas quais ele é responsável. ( ) 4. Deus deu ao ser humano poder de decisão na criação. ( )

9 1. Gn 1.26b; 1.28; Sl 8.6s 2. Estas passagens dizem que é justamente como dominador que o homem é imagem de Deus. 3. O direito de domínio e sua obrigação de dominar não são autônomos, mas tem caráter de reflexo. 4. O homem domina sob as orientações de Deus. III-A IMAGEM DE DEUS E A RELAÇÃO DE DOMINIO

10 disse Deus façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem... (Gn 1.26) 1.O domínio sobre a terra não é dado a um homem em particular e sim a humanidade. Que será formada através da união entre o homem e a mulher. IV- EM QUE SENTIDO O SER HUMANO É ADMINISTRADOR DO MUNDO COMO IMAGEM DE DEUS?

11 Criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (hebraico - macho e fêmea) (Gn 1.27) 2. O êxito da administração é a convivência pacífica da humanidade.


Carregar ppt "ESTUDO BASEADO NA OBRA DE HANS WALTER WOLFF - ANTROPOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO, EDITORA HAGNOS. OBS: Em sua maioria com transcrição literal dos textos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google