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Noções Básicas do SIAFI Gerencial. SUMÁRIO INTRODUÇÃO O QUE É O SIAFI GERENCIAL OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO - Formas Atuais SIAFI GERENCIAL - Ambiente - Características.

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1 Noções Básicas do SIAFI Gerencial

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO O QUE É O SIAFI GERENCIAL OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO - Formas Atuais SIAFI GERENCIAL - Ambiente - Características - Acesso / Segurança CONSULTA CONSTRUÍDA - Parâmetros - Fundamentos - Componentes SAÍDA DA CONSULTA - Facilidades do Excel - Barra de Ferramentas SIAFI MÓDULOS DE EXERCÍCIOS

3 3 Introdução O que é o SIAFI Gerencial? Existe diferença entre as informações do SIAFI Operacional e o SIAFI Gerencial ? Como obter estas informações ?

4 44 Introdução Atividade Financeira do Governo Federal Arrecadação de Receitas Execução de Despesas Previsão Lançamento Arrecadação Recolhimento Fixação Empenho Liquidação Pagamento Isenções Incentivos Deduções Cobrança de Multas e Juros Inscrições em Dívida Ativa Contratos Convênios Restos a Pagar Atos e Fatos Licitações Depósitos Suprimentos de Fundos Diárias Como o SIAFI registra essas informações??? Atos e Fatos decorrentes da Atividade Financeira e Orçamentária do Governo Federal ORÇAMENTO ReceitaDespesa

5 55 NENPSFNLOBRANC Documentos (Entrada do SIAFI) Registros Automáticos em Contas Contábeis: D e C (Eventos) Matriz de Saldos Contábeis Balancete Atos e Fatos decorrentes da Atividade Financeira e Orçamentária do Governo Federal ORÇAMENTO ReceitaDespesa Balanços e Demonstrativos Indicadores Contábeis Eventos Contas... Tabelas de Apoio Unidades Gestoras Órgãos UO... Administrativas Fonte Programa de Trabalho PTRES... Orçamentárias SIAFI Modelo do Siafi

6 66 A Consulta Gerencial Atos e Fatos decorrentes da Atividade Financeira e Orçamentária do Governo Federal NENPSFNLOBRANC Documentos (Entrada do SIAFI) Registros Automáticos em Contas Contábeis: D e C (Eventos) Matriz de Saldos Contábeis Balancete ORÇAMENTO ReceitaDespesa Balanços e Demonstrativos Indicadores Contábeis Eventos Contas... Tabelas de Apoio Unidades Gestoras Órgãos UO... Administrativas Fonte Programa de Trabalho PTRES... Orçamentárias SIAFI Relatórios Gerenciais Consulta Gerencial: Relacionamentos entre as Tabelas (SIAFI Gerencial)

7 77 Todos os estágios da execução orçamentária devem ser realizados e registrados no Siafi Outros Sistemas Governamentais Usuários XXXXX XXX XXXXXX XXXX XXXX XXXXX XXX XXXX XXX XXX X X XXX Contas Contábeis Registro Contábil automático e on- line Siafi Documentos eletrônicos específicos para cada estágio da despesa Demonstrativos Contábeis Relatórios Gerenciais Banco de Dados não-relacional (Adabas) Banco de Dados relacional (Oracle) Siafi Gerencial (D) Usuários Entradas do Siafi Saídas do Siafi (D+1) Siafi x Siafi Gerencial

8 9 Esfera Orçamentária = 1 – Orçamento Fiscal PTRES = Função 05 – Defesa Nacional Subfunção 212 – Cooperação internacional Programa 2057 – Política Externa Ação 20X1 – Participação Brasileira em Missões de Paz Localização de Gasto 0001 – Nacional >CONPT Fonte de Recursos = : Recursos Ordinários UG Responsável = Natureza da Despesa Detalhada = Categoria Econômica 3 – Despesas Correntes Grupo da Despesa 3 – Outras despesas correntes Mod. De Aplicação 90 – Aplicações Diretas Elemento de Despesa 15 – Diárias - militar Subitem 14 – Diárias no país (>CONPTRES) (>CONFONTE) (>CONUG) – DEORF /ORGAO: MINIST.DA DEFESA (>CONCONTA) Exemplo Prático: Decodificando o Conta Corrente Plano interno (>CONPI)

9 99 Uma consulta gerencial manual Despesas liquidadas no elemento de despesa ,35 Natureza de Despesa Elemento de Despesa

10 O QUE É O SIAFI GERENCIAL ? ? Um extrator de infor- mações, em ambiente Windows, baseado nos dados de Execução Orçamentária, Financeira, Contábil e Patrimonial existentes no SIAFI Operacional.

11 OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO FORMAS ATUAIS Sistema SIAFI Consultas Estruturadas Extrator de Dados Apurações Especiais SIAFI GERENCIAL Consulta Construída Consulta Não Estruturada

12 SIAFI GERENCIAL CARACTERÍSTICAS Controle de Acesso / Segurança Processo de Busca da Informação Cruzamento de Dados Linguagem: Contábil ==> Conceitual Tipo de Saída da Informação Ambiente Windows

13 ACESSO / SEGURANÇA Situação do Usuário –ATIVO Normal –INATIVO Sem uso (+ 30 dias) –BLOQUEADO... Senha x 3 tentativas Níveis –SIAFI Operacional x SIAFI Gerencial

14 14 São parâmetros que você defini, para delimitar ainda mais a sua seleção. Opr código = maio Ex.: Somente o mês de mai; > maio Ex.: meses de jun, jul e ago(mês corrente). >= maio Ex.: meses de mai, jun, jul e ago(mês corrente). < maio Ex.: meses de jan a abr; <= maio Ex.: meses de jan a maio. EX maio (exceto) Ex.: meses de jan, fev, mar, abr, jun, jul e ago (mês corrente) exceto o mês de maio. Obs: Se o operador lógico escolhido for = ou EX, pode ser informado mais de um código ou combinação, bastando empregar a vírgula ou o hífen. Exemplos: = maio, junho Ex.: Somente os meses de maio e junho; EX maio, junho Ex.: todos os meses do ano, até o mês corrente, exceto o mês de maio e junho. OPERADORES LÓGICOS

15 PARÂMETROS GERAIS São parâmetros que estão presentes em toda consulta, pois são válidos para qualquer conta corrente. AMPLITUDE / UG EXEC GERE FUNDO ESF ADM / UG EXEC T IPO DE VALOR I TEM DE INFORMAÇÃO M ÊS DE REFERÊNCIA MUNICÍPIO / UG EXEC ORC FISC SEG SOCIAL PODER / UG EXEC SET CONT/ORG UG EXEC SUBÓRGÃO TIPO ADM / UG EXEC GESTÃO EXECUTORA UF / UG EXEC UG EXECUTORA ÓRGÃO SUBORDINADO ÓRGÃO SUPERIOR ÓRGÃO / UG EXEC

16 PARÂMETROS ESPECÍFICOS São parâmetros que estão vinculados à conta corrente. EXEMPLO Conta Corrente ====> Domicílio Bancário PARÂMETROS Agência Banco Conta

17 ITEM DE INFORMAÇÃO É a unidade conceitual estruturada com base nas Contas Contábeis e em outros itens, associando a eles operadores aritméticos, e utilizado para compor a informação gerencial.

18 ITEM DE INFORMAÇÃO CCONT –Criação de Itens a partir de Contas Contábeis. São os Itens básicos. –Uso: Nível de UG ou Geral. UG –Criação de Itens a partir de outros Itens. –Uso: Nível de UG. REGRAS

19 GRUPO DE ITENS É o agrupamento de itens de informação, logicamente organizados pelo usuário, para construção de informações gerenciais. USONível de UG ou Geral

20 20 CRED DISPONIVEL Exemplo: Construir consulta sobre o crédito disponível de Determinada UG. Que conta contábil é responsável por essa informação no Siafi? Para usar essa informação no Siafi, é preciso construir um item de informação que se baseie nessa conta contábil CRED DISPONIVEL A próxima etapa é escolher o itens de informação que se deseja utilizar na consulta e agrupá-los em um grupo de informação. Grupo de Informação: CREDITO DISPONIVEL A consulta construída: origem dos dados É o grupo de informação que ser á utilizado na CONSULTA CONSTRU Í DA!

21 O passo a passo para elaborar a Consulta Construída Conta Contábil Item de Informação Grupo de Informação Consulta Construída Relatório

22 S I A F I G E R E N C I A L OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTA CONTÁBIL UG GESTÃO CONTA CORRENTE MÊSVALOR ITEM DE INFO Empenho Emitido = Crédito Disponível = GRUPO DE ITENS CRÉDITO EXECUTADO * Crédito Disponível * Empenho Emitido * Empenho Liquidado * Empenho a Liquidar PARÂMETROS GERAIS E ESPECÍFICOS C O N S U L T A C O N S T R U Í D A

23 As abas da Consulta Construída e suas funções Contexto Apresentação Consulta Defini o que o usuário quer pesquisar (Grupo de contas e filtros da consulta) Defini como o relatório será apresentado na planilha eletrônica Grava os parâmetros da consulta Parâmetros Obrigatórios: (1) Mês de Referência Parâmetros Obrigatórios: (1) Tipo de Valor (2) Item de Informação (3) Mês de Referência

24 CONSULTA CONSTRUÍDA CONTEXTO Especifica sobre qual informação (Grupo) a consulta vai tratar, o Tipo de Valor, e que dados serão selecionados (Filtro). CONTEXTO Grupo de Informação Tipo de Valor Filtro de Seleção

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26 CONSULTA CONSTRUÍDA APRESENTAÇÃO Especifica a forma de classificação e de apresentação (layout) dos dados. APRESENTAÇÃO Título Subtítulo Moeda Unidade Monetária Cabeçalho Detalhe (Linha/Coluna)

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28 CONSULTA CONSTRUÍDA CONSULTA Permite a gravação e a manutenção posterior das Consultas Construídas definidas pelo Usuário, sem que haja a reestruturação da consulta a cada necessidade de obtenção da informação já projetada. CONSULTA Sigla Descrição

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30 SAÍDA DA CONSULTA CONSTRUÍDA PLANILHA EXCEL Facilidades(Excel) –Gráficos –Edição –Cálculos –Gravação –Impressão Barra de Ferramentas –GRÁFICO PADRÃO –TIPOS DE GRÁFICO –GERAR GRÁFICO –CALCULAR TOTAIS –PORCENTAGEM –IMPRESSÃO RÁPIDA

31 31 Módulo I Ambiente e Consultas Básicas Ambiente e Consultas Básicas

32 32 1.Apresentação do ambiente SIAFI Gerencial: janelas e transações disponíveis; 2.Consultar as principais tabelas: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Programa de Trabalho (PT), Fonte de Recursos; 3.Extração de informações sobre os eventos contábeis; e 4.Consulta de documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.

33 33 Módulo II Exercícios Acesse o SIAFI Gerencial Acesse o SIAFI Gerencial

34 34 Exercício 1 (NC, NE, OB): Realizar consultas no SIAFI Gerencial no módulo DOCUMENTOS para sua UG da seguinte forma: 1)Notas de Crédito do ano de 2013 na qual sua UG recebeu créditos; 2)Empenhos emitidos em 2012 no elemento de despesa 39 (outros sv de 3º -PJ). Selecione um prestador de sv (CNPJ) para uso no exercício seguinte ; 3)Ordens Bancárias de 2013 para o fornecedor selecionado no exercício anterior (CNPJ); 4)Ordens Bancárias com data de emissão a partir de maio de 2013 (usar >).

35 35 Exercício 2 (NC, ND): Em relação aos documentos que transferiram créditos para sua UG em 2013: 1)Lista Completa dos Documentos 2)Créditos recebidos referentes à subfunção ADMINISTRAÇÃO GERAL.

36 36 Exercício 3 (PF): Em relação aos documentos que transferiram recursos para sua UG em 2013: 1)Quais Espécies(ações) de PF transferem recursos para sua UG? 2)Sua UG já fez alguma transferência de recursos para outra? Quais? 3)Qual o valor total das transferências de recursos recebidas na fonte 100?

37 37 Exercício 4 (Diversos): Em relação aos documentos diversos que sua UG pode utilizar em 2013: 1)Sua UG faz Pré-Empenho? Caso positivo, peça a lista. 2)Sua UG tem alguma receita própria? Caso positivo, peça a lista.

38 38 Exercício 5 (NE): Em relação aos documentos de empenho em 2013: 1)Lista Completa dos Empenhos a partir de março 2)Empenhos de Material de Consumo 3)Pessoa Física que mais recebeu empenhos para Diárias em sua UG 4)Empenhos de Dispensa de Licitação com valor superior a R$ 8.000,00

39 39 Módulo III Exercícios Acesse o SIAFI Gerencial; Acesse o SIAFI Gerencial; Abra o manual Siafi Gerencial: Itens e Grupos de Informação recomendados. Abra o manual Siafi Gerencial: Itens e Grupos de Informação recomendados.

40 40 Exercício 1 (PLOA) Realizar duas consultas no SIAFI Gerencial utilizando o Grupo de Informação PLOA INIC C/ RESULT em seu órgão superior apresentando os seguintes resultados: a) Projeto de Lei Orçamentária por programa. b) Projeto de Lei Orçamentária por programa e fonte de recursos.

41 41 Exercício 2 (Criação de Grupo de Informação) Imagine que seu chefe solicitou informações mais detalhadas sobre a dotação de sua unidade. Assim, ele solicitou que você criasse um grupo de informação para consultar essas informações do seguinte modo: a) Formar o grupo de informação com dois itens de informação: DOTAÇÃO INICIAL e DOT ADICIONAL para que ele veja na consulta uma coluna com a dotação da LOA e outra coluna com a informação de todos os créditos adicionais. Salve com o nome TESTE NOME DOTAUTDET b) Não satisfeito, solicitou a criação de outro grupo de informação com informações mais desagregadas sobre os créditos adicionais. Ele teve a bondade de indicar três itens de informações que podem ser usados para isso: DOTAÇÃO ESPECIAL, DOTAÇÃO SUPLEMENTAR e DOT EXTRAORDIN. Logo, você deve criar um grupo de informação com os itens acima e mais a DOTAÇÃO INICIAL para sabermos todas as informações orçamentárias do seu órgão. Salve com o nome TESTE NOME DOTAUTDET2.

42 EXERCÍCIO 3 (Dotação Total) Utilizar o grupo DOTAÇÃO TOTAL e elaborar consulta construída apresentando o total de dotação inicial, suplementar, especial e extraordinária fixada para a UO da sua UG. 1)Filtrar Fonte SOF 0100 e Grupo de Despesa 1. 2)Apresentar o resultado da consulta por EO e/ou PT.

43 EXERCÍCIO 4 Utilizando o grupo DOT MOV INT realize consulta construída apresentando as provisões recebidas pela sua UG. 1)Apresentar o resultado por programa e fonte de recurso. 2)Ordene as provisões recebidas por valores de forma decrescente.

44 EXERCÍCIO 5 Utilizando o grupo MOVIMENTO CRÉDITOS realize consulta construída apresentando as provisões recebidas e concedidas, destaques recebidos e concedidos pela sua UG. 1)Apresentar o resultado por programa e fonte de recurso. 2)Ordene as destaques recebidas por valores de forma decrescente.

45 45 Módulo IV Exercícios Acesse o SIAFI Gerencial; e Acesse o SIAFI Gerencial; e Abra o manual Siafi Gerencial: Itens e Grupos de Informação recomendados. Abra o manual Siafi Gerencial: Itens e Grupos de Informação recomendados.

46 46 Exercício 1 (EMPENHOS EMITIDOS) 1)Suponha que seu chefe solicitou para você algumas despesas já empenhadas para sua UG e você encontrou o Grupo de itens DESPESAS EMPENHADAS. 2)Realize três consultas no SIAFI Gerencial utilizando com o grupo acima, em sua UG, apresentando os seguintes resultados: a)O total de empenhos emitidos para despesas de pessoal por programas. b)Consulta: O total de empenhos emitidos para material de consumo em cada projeto/atividade. c)Os empenhos mensais de diárias por UG.

47 47 Exercício 2 (EXECUÇÃO DA DESPESA) A administração financeira orçamentária considera a liquidação o último estágio da execução orçamentária da despesa. É interessante notar que o gestor, ao realizar a liquidação a despesa, é obrigado a detalhar sua natureza (sub-elemento da despesa). Essa é a informação mais desagregada que se pode obter das despesas realizadas pelo Governo Federal. O grupo de informação DESPESAS LIQUIDADAS tem apenas o item de informação DESPESAS LIQUIDADAS. Faça três consulta utilizando esse grupo de informação para sua UG ou órgão superior, apresentando os seguintes resultados: 1)Consulta: Total da despesa liquidada de investimentos por programas e fonte de recursos. 2)Consulta: Liquidação mensal das despesas de custeio por natureza da despesa e natureza da despesa detalhada. 3)Consulta: Liquidação mensal das despesas de investimento por programas, natureza da despesa e natureza da despesa detalhada. (USO DO PROC-V)

48 48 Exercício 3 O grupo de informação DESPESA PAGA é formado pelo item de informação VALORES PAGOS, que representa a conta , e o item de informação CREDITO PAGO, que representa a conta Essas contas contábeis são sensibilizadas todas as vezes que se emite uma OB. Neste caso, podem-se solicitar informações até o elemento de despesa (natureza da despesa). Faça duas consultas de valores pagos para custeio em seu órgão superior, apresentando o seguinte formato: 1)Total de empenhos pagos por UG em suas respectivas projeto/atividade e fontes de recursos. 2)Empenhos pagos mensais por natureza de despesa e suas respectivas fontes de recursos.

49 49 Exercício 4 Faça consultas ao seu querido chefe utilizando o grupo DESPESA PAGA no formato abaixo: 1)Informações de custeio e investimento por programa e fonte de recursos; 2)Informações de pessoal por natureza de despesa; (USO DO PROC-V) 3)Informações de investimento por programa, elemento de despesa e fonte de recursos. (USO DO PROC-V)

50 50 Exercício 5 Utilizando o grupo de informação PUBLIC MENSAL apresentando: 1)Informações de custeio e investimento por programa e fonte de recursos; 2)Informações de pessoal por natureza de despesa; (USO DO PROC-V) 3)Informações de investimento por programa, elemento de despesa e fonte de recursos. (USO DO PROC-V)

51 51 Exercício 6 Utilizando o grupo de informação EXEC NE SUBITEM, faça duas consultas de valores pagos para custeio em sua UG Executora, apresentando os resultados: 1.Execução da despesa por entidade (credor); 2.Execução da despesa por empenho e entidade; 3.Informe para qual subitem da despesa houve o maior volume de empenhos emitidos; 4.Qual o credor que teve o maior volume de empenhos pagos.

52 52 Exercício 7 Imagine que seu chefe analisou suas consultas já realizadas e solicitou um relatório consolidado das informações de dotação autorizada, empenhos emitidos, empenhos liquidados e empenhos pagos. Assim, utilize o grupo PUBLIC MENSAL, formado pelos itens de informação DOTAÇÃO INICIAL, DOTAÇÃO ATUALIZADA, DESPESAS EMPENHADAS, DESPESAS LIQUIDADAS e DESPESA PAGA DESP EXECP/ INSC RP apresentando os resultados por elemento de despesa.

53 53 Módulo VII Restos a Pagar

54 54 Exercício 1 Utilizando o grupo de informação RP PROC N PROC CCONT realize consulta construída de restos a pagar na sua UG em Apresente os resultados por elemento de despesa; Salve a consulta; Elabore um gráfico.

55 55 Exercício 2 Utilizando o grupo de informação RP PROC N PROC NE realize consulta construída de restos a pagar na sua UG em Apresente os resultados por credor; 2. Verifique qual o credor que teve o maior volume de restos a pagar processados pagos.

56 56 Exercício 3 Utilizando o grupo de informação PUBLIC MENSAL realize consulta construída demonstrando a dotação e as fases da execução orçamentária na sua UG em Apresente os resultados por elemento de despesa; 2. Faça uma análise do resultado da consulta, avaliando como se portou a inscrição de restos a pagar não processados na sua UG ao final do exercício.

57 57 LEMBRETES: Verificar, no sítio, do Tesouro Nacional os itens e grupos de informações recomendados. Tendo dúvidas, consultar o Manual Técnico de Orçamento


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