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Noções Básicas do SIAFI Gerencial.

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1 Noções Básicas do SIAFI Gerencial

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO O que é o SIAFI Gerencial OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO
- Formas Atuais SIAFI GERENCIAL - Ambiente - Características - Acesso / Segurança CONSULTA CONSTRUÍDA - Parâmetros - Fundamentos - Componentes SAÍDA DA CONSULTA - Facilidades do Excel - Barra de Ferramentas SIAFI MÓDULOS DE EXERCÍCIOS SUMÁRIO

3 Introdução O que é o SIAFI Gerencial? Existe diferença entre as informações do SIAFI Operacional e o SIAFI Gerencial ? Como obter estas informações ?

4 Introdução Como o SIAFI registra essas informações???
Atividade Financeira do Governo Federal Atos e Fatos decorrentes da Atividade Financeira e Orçamentária do Governo Federal ORÇAMENTO Receita Despesa Cobrança de Multas e Juros Inscrições em Dívida Ativa Isenções Incentivos Deduções Arrecadação de Receitas Previsão • Lançamento • Arrecadação • Recolhimento Convênios Depósitos Suprimentos de Fundos Contratos Restos a Pagar Execução de Despesas Fixação • Empenho • Liquidação • Pagamento Diárias Licitações Atos e Fatos Como o SIAFI registra essas informações??? 4

5 Balanços e Demonstrativos
Modelo do Siafi Atos e Fatos decorrentes da Atividade Financeira e Orçamentária do Governo Federal ORÇAMENTO Receita Despesa SIAFI Tabelas NE NP SF NL OB RA NC Documentos (Entrada do SIAFI) de Apoio Administrativas Orçamentárias Indicadores Contábeis Eventos Contas ... Unidades Gestoras Órgãos UO ... Fonte Programa de Trabalho PTRES ... Registros Automáticos em Contas Contábeis: D e C (Eventos) Matriz de Saldos Contábeis Balanços e Demonstrativos Balancete 5

6 Relacionamentos entre as Tabelas Balanços e Demonstrativos
A Consulta Gerencial Relatórios Gerenciais ORÇAMENTO Receita Despesa Atos e Fatos decorrentes da Atividade Financeira e Orçamentária do Governo Federal Consulta Gerencial: Relacionamentos entre as Tabelas (SIAFI Gerencial) SIAFI Tabelas NE NP SF NL OB RA NC de Apoio Administrativas Orçamentárias Indicadores Contábeis Eventos Contas ... Unidades Gestoras Órgãos UO ... Fonte Programa de Trabalho PTRES ... Documentos (Entrada do SIAFI) Registros Automáticos em Contas Contábeis: D e C (Eventos) Matriz de Saldos Contábeis Balanços e Demonstrativos Balancete 6

7 Siafi x Siafi Gerencial
Todos os estágios da execução orçamentária devem ser realizados e registrados no Siafi Entradas do Siafi Relatórios Gerenciais (D+1) Siafi Gerencial Saídas do Siafi Outros Sistemas Governamentais Banco de Dados relacional (Oracle) Siafi Documentos eletrônicos específicos para cada estágio da despesa Contas Contábeis XXXXX XXX XXXXXX XXXX XXXX XXXXX XXX XXXX XXX XXX X X XXX Usuários Banco de Dados não-relacional (Adabas) Registro Contábil automático e on-line (D) Demonstrativos Contábeis Usuários (D+1) 7

8 Exemplo Prático: Decodificando o Conta Corrente
Categoria Econômica 3 – Despesas Correntes Grupo da Despesa 3 – Outras despesas correntes Mod. De Aplicação 90 – Aplicações Diretas Elemento de Despesa 15 – Diárias - militar Subitem 14 – Diárias no país Natureza da Despesa Detalhada = (>CONCONTA) Plano interno (>CONPI) UG Responsável = (>CONUG) – DEORF /ORGAO: MINIST.DA DEFESA Fonte de Recursos = : Recursos Ordinários (>CONFONTE) PTRES = (>CONPTRES) >CONPT Função 05 – Defesa Nacional Subfunção 212 – Cooperação internacional Programa 2057 – Política Externa Ação 20X1 – Participação Brasileira em Missões de Paz Localização de Gasto 0001 – Nacional Esfera Orçamentária = 1 – “Orçamento Fiscal”

9 Uma consulta gerencial “manual”
Despesas liquidadas no elemento de despesa 41 Natureza de Despesa Elemento de Despesa ,35 9

10 O que é o Siafi Gerencial ?
Um extrator de infor- mações, em ambiente Windows, baseado nos dados de Execução Orçamentária, Financeira, Contábil e Patrimonial existentes no SIAFI Operacional. ? A seguir temos alguns números relativos a base de dados residente no SIAFI Operacional, que é a fonte para as informações do SIAFI Gerencial. - Órgãos - UG`s - Usuários - Ano (em milhões): * Lançamentos * Documentos

11 OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO FORMAS ATUAIS
Sistema SIAFI Consultas Estruturadas Extrator de Dados Apurações Especiais SIAFI GERENCIAL Consulta Construída Consulta Não Estruturada Características 1) Consultas Estruturadas - Consultas Pré-definidas (rígidas) - Estrutura Contábil : consultas a partir da UG/Gestão/Conta Contábil/Conta Corrente 2) Extrator de Dados - Conhecimento prévio do layout dos arquivos do SIAFI - Estabelecimento de critérios de seleção - Necessária manipulação externa ao SIAFI 3) Apurações Especiais - Bom entendimento das necessidades do usuário. - Boa especificação para o SERPRO - Tempo de atendimento

12 SIAFI GERENCIAL CARACTERÍSTICAS
Controle de Acesso / Segurança Processo de Busca da Informação Cruzamento de Dados Linguagem: Contábil ==> Conceitual Tipo de Saída da Informação Ambiente Windows CARACTERÍSTICAS 1) Controle de Acesso / Segurança - Apresenta requisitos compatíveis com os do SIAFI Operacional. 2) Processo de Busca da Informação - Recursos para criar as próprias consultas, definindo qual a informação que se quer obter, e de que forma ela deve ser apresentada. 3) Cruzamento de Dados - Por meio do seu Configurador interno, e de modo transparente ao usuário, realiza as críticas necessárias e apresenta os parâmetros válidos em função da informação requerida. 4) Linguagem: Contábil ==> Conceitual - Permite o tratamento da informação por meio de uma linguagem mais natural e de mais fácil compreensão pelos usuários. 5) Tipo de Saída da Informação - Planilha Excel, permitindo dispor de suas facilidades para complementar os dados obtidos por meio de totais, porcentagens, gráficos, etc... 6) Ambiente Windows - Interface amigável com o usuário, decorrente do ambiente Windows.

13 ACESSO / SEGURANÇA Situação do Usuário Níveis
ATIVO Normal INATIVO Sem uso (+ 30 dias) BLOQUEADO... Senha x 3 tentativas Níveis SIAFI Operacional x SIAFI Gerencial ACESSO / SEGURANÇA HABILITA Módulo desenvolvido em conseqüência da Política de Segurança do SIAFI. Este módulo garante em especial a segurança de acesso ao banco de dados e às aplicações do SIAFI Gerencial. SITUAÇÃO DO USUÁRIO O usuário do SIAFI Gerencial pode estar em uma das 5 situações relacionadas. Não estando na situação Normal terá que recorrer ao seu cadastrador parcial para acessar o SIAFI Gerencial. NÍVEIS Os níveis de acesso são graduados de 1 até 9, de modo semelhante, mas não idêntico, ao do SIAFI Operacional.

14 operadores lógicos São parâmetros que você defini, para delimitar ainda mais a sua seleção. Opr código • = maio Ex.: Somente o mês de mai; • > maio Ex.: meses de jun, jul e ago(mês corrente). • >= maio Ex.: meses de mai, jun, jul e ago(mês corrente). • < maio Ex.: meses de jan a abr; • <= maio Ex.: meses de jan a maio. • EX maio (exceto) Ex.: meses de jan, fev, mar, abr, jun, jul e ago (mês corrente) exceto o mês de maio. Obs: Se o operador lógico escolhido for “=” ou “EX”, pode ser informado mais de um código ou combinação, bastando empregar a vírgula ou o hífen. Exemplos: = maio, junho Ex.: Somente os meses de maio e junho; EX maio, junho Ex.: todos os meses do ano, até o mês corrente, exceto o mês de maio e junho.

15 PARÂMETROS GERAIS São parâmetros que estão presentes em toda consulta, pois são válidos para qualquer conta corrente. AMPLITUDE / UG EXEC GERE FUNDO ESF ADM / UG EXEC TIPO DE VALOR ITEM DE INFORMAÇÃO MÊS DE REFERÊNCIA MUNICÍPIO / UG EXEC ORC FISC SEG SOCIAL PODER / UG EXEC SET CONT/ORG UG EXEC SUBÓRGÃO TIPO ADM / UG EXEC GESTÃO EXECUTORA UF / UG EXEC UG EXECUTORA ÓRGÃO SUBORDINADO ÓRGÃO SUPERIOR ÓRGÃO / UG EXEC Importante Qualquer que seja a Consulta Construída, 3 (três) parâmetros, dentre os relacionados, são sempre obrigatórios: - Item de Informação (grupo informado na Tela do Contexto) - Mês de Referencia: deve ser informado no Filtro da Tela do Contexto) - Tipo de Valor: deve ser selecionado entre os 9 (nove) disponíveis. Pode ser selecionado mais de um para a mesma Consulta.

16 PARÂMETROS ESPECÍFICOS
São parâmetros que estão vinculados à conta corrente. EXEMPLO Conta Corrente ====> Domicílio Bancário Agência PARÂMETROS Banco CONFIGURADOR O SIAFI Gerencial possui um módulo interno (Configurador) que guarda as regras de negócio que foram definidas durante o desenvolvimento da aplicação. Em função das informações requeridas, o Configurador entra em ação e apresenta para o usuário a lista de parâmetros válidos. A ação do Configurador é automática e transparente para o usuário. Conta

17 ITEM DE INFORMAÇÃO É a unidade conceitual estruturada com base nas Contas Contábeis e em outros itens, associando a eles operadores aritméticos, e utilizado para compor a informação gerencial. ITEM DE INFORMAÇÃO O Item de Informação foi o artifício criado dentro do SIAFI Gerencial, mais especificamente na Consulta Construída, para desvincular o usuário da linguagem contábil, na interpretação do Plano de Contas da Administração Federal. O Item de Informação possibilita a tradução das contas contábeis numa estrutura conceitual, tornando os saldos contábeis passíveis de serem utilizados e entendidos por qualquer usuário que deseje estruturar e obter informações gerenciais.

18 ITEM DE INFORMAÇÃO CCONT UG
REGRAS CCONT Criação de Itens a partir de Contas Contábeis. São os Itens básicos. Uso: Nível de UG ou Geral. UG Criação de Itens a partir de outros Itens. Uso: Nível de UG. OPÇÃO SALDO / ATUALIZA ITEM DE INFORMAÇÃO - GESTOR Esta opção é de acesso exclusivo à STN/CCONT, responsável pela manutenção do Plano de Contas e, consequentemente, dos Itens de Informação a ele vinculados. Através dela os Itens de Informação são criados, tomando por base as contas contábeis ou mesmo outros itens já existentes. Após a criação do Item, a CCONT decide se ele pode tornar-se de uso geral ou não. OPÇÃO SALDO / ATUALIZA ITEM DE INFORMAÇÃO Esta opção é de acesso livre a qualquer UG. Ela permite a criação, alteração e exclusão, possibilitando assim a efetiva manutenção dos diversos itens de uma UG. Convém ressaltar que a criação de novos itens é realizada somente a partir de itens pré-definidos, que são os itens básicos, criados e disponibilizados pela STN / CCONT. O Item é de propriedade da UG que o criou. Dessa forma, as atualizações somente poderão ser realizadas pelos usuários da mesma UG de quem criou o item.

19 GRUPO DE ITENS É o agrupamento de itens de informação, logicamente organizados pelo usuário, para construção de informações gerenciais. OPÇÃO SALDO / ATUALIZA GRUPO DE ITENS - GESTOR Esta opção é de acesso exclusivo à STN/CCONT. Através dela, a CCONT cria os Grupos que são de interesse comum, e tambem aqueles cujas constituições dependem de conhecimento contábil específico. Após a criação do Grupo a CCONT decide se ele deve tornar-se de uso geral ou não. OPÇÃO SALDO / ATUALIZA GRUPO DE ITENS Esta opção é de acesso livre a qualquer UG. Ela permite a criação, alteração e exclusão, possibilitando assim a efetiva manutenção dos diversos Grupos de Itens de uma UG. O Grupo é de propriedade da UG que o criou. Dessa forma as atualizações somente poderão ser realizadas pelos usuários da mesma UG de quem criou o Grupo. OBS: Convém ressaltar que a ordem em que os Itens são informados na constituição do Grupo define a ordem de apresentação deles nas saídas das Consultas Construídas. USO Nível de UG ou Geral

20 Exemplo: Construir consulta sobre o crédito disponível de
A consulta construída: origem dos dados Exemplo: Construir consulta sobre o crédito disponível de Determinada UG. Que conta contábil é responsável por essa informação no Siafi? Para usar essa informação no Siafi, é preciso construir um item de informação que se baseie nessa conta contábil CRED DISPONIVEL CRED DISPONIVEL A próxima etapa é escolher o itens de informação que se deseja utilizar na consulta e agrupá-los em um grupo de informação. Grupo de Informação: CREDITO DISPONIVEL É o grupo de informação que será utilizado na CONSULTA CONSTRUÍDA! 20

21 O passo a passo para elaborar a Consulta Construída
Conta Contábil Item de Informação Grupo de Informação Consulta Construída Relatório

22 S I A F I G E R E N C I A L OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO
C O N S U L T A C O N S T R U Í D A GRUPO DE ITENS PARÂMETROS GERAIS E ESPECÍFICOS CRÉDITO EXECUTADO * Crédito Disponível * Empenho Emitido * Empenho Liquidado * Empenho a Liquidar Empenho Emitido = Crédito Disponível = ITEM DE INFO CONTA CONTÁBIL UG GESTÃO CORRENTE MÊS VALOR

23 As abas da Consulta Construída e suas funções
Contexto Defini o que o usuário quer pesquisar (Grupo de contas e filtros da consulta) Parâmetros Obrigatórios: (1) Mês de Referência Apresentação Parâmetros Obrigatórios: (1) Tipo de Valor (2) Item de Informação (3) Mês de Referência Defini como o relatório será apresentado na planilha eletrônica Consulta Grava os parâmetros da consulta

24 CONSULTA CONSTRUÍDA CONTEXTO
Especifica sobre qual informação (Grupo) a consulta vai tratar, o Tipo de Valor, e que dados serão selecionados (Filtro). Grupo de Informação CONTEXTO GRUPO: ao clicar na seta referente ao nome do Grupo será aberta uma janela contendo uma lista de auxílio com todos os Grupos de propriedade da UG e mais aqueles de uso geral. Após isso, basta clicar naquele a ser selecionado. IMPORTANTE: uma vez escolhido o Grupo e iniciada a definição da consulta não é permitido a mudança do Grupo, pois todos os parâmetros são dependentes dele. TIPO DE VALOR: define os tipos de valor a serem apresentados no relatório. Permite a escolha de um ou mais tipos, sendo obrigatório informar pelo menos um. É importante a distinção entre dois tipos: o Saldo (saldo atual do mês em referência) leva em consideração o saldo inicial do exercício, enquanto que o Movimento líquido Acumulado não leva em conta o referido saldo inicial. FILTRO DE SELEÇÃO: os parâmetros válidos, em função do Grupo escolhido, são colocados automaticamente à disposição do usuário. Isto é possível graças à análise de todas as contas contábeis que formam cada Item que compõe o Grupo, e é realizada pelo Configurador. Cada parâmetro só pode ser utilizado uma vez no filtro. A associação de valores ao parâmetro é feita através de operadores lógicos. Os operadores disponíveis são: =, >, >=, <, <= e Exceto. Tipo de Valor Filtro de Seleção

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26 CONSULTA CONSTRUÍDA APRESENTAÇÃO
Especifica a forma de classificação e de apresentação (layout) dos dados. Título Subtítulo APRESENTAÇÃO Moeda Título:é assumido automaticamente o nome por extenso do Grupo de Informação escolhido, sendo que o usuário pode alterá-lo. Subtítulo: é opcional. O usuário pode usá-lo para complementar o Título. Moeda: a moeda padrão é o Real, podendo o usuário escolher outra na lista disponível. Nesse caso será utilizada a taxa de conversão disponível na Tabela. Unidade Monetária: o padrão é a unidade de Real, podendo o usuário escolher outra disponível (milhar, milhão e bilhão) Cabeçalho: uma lista de parâmetros válidos, ordenada pelo nome, é colocada à disposição do usuário. A ordem em que os parâmetros são informados define a ordem de quebra de página no relatório (planilha). Detalhe: o limite máximo é de 2 parâmetros na linha e 1 na coluna. OBS: - os parâmetros Item de Informação, Tipo de Valor e Mês devem obrigatoriamente ser informados no Cabeçalho ou Detalhe (Linha/Coluna). - o usuário pode optar pela decodificação ou não do parâmetro escolhido desde que ele tenha: * Título - caso esteja no cabeçalho ou detalhe da linha * Mnemônico - caso esteja no detalhe da coluna Unidade Monetária Cabeçalho Detalhe (Linha/Coluna)

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28 CONSULTA CONSTRUÍDA CONSULTA
Permite a gravação e a manutenção posterior das Consultas Construídas definidas pelo Usuário, sem que haja a reestruturação da consulta a cada necessidade de obtenção da informação já projetada. Sigla: sempre que é informada uma sigla de consulta existente no cadastro, o aplicativo entende que o usuário deseja recuperar esta consulta. Quando informada uma sigla não existente, o aplicativo entende que é uma definição de nova consulta. Descrição: é obrigatória uma descrição sucinta da consulta. OBS: - a consulta construída é de propriedade da UG do usuário que a criou. -tanto a alteração como a exclusão só poderá ser realizada pelos usuários da UG proprietária. Sigla CONSULTA Descrição

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30 SAÍDA DA CONSULTA CONSTRUÍDA PLANILHA EXCEL
Facilidades(Excel) Gráficos Edição Cálculos Gravação Impressão Barra de Ferramentas GRÁFICO PADRÃO TIPOS DE GRÁFICO GERAR GRÁFICO CALCULAR TOTAIS PORCENTAGEM IMPRESSÃO RÁPIDA SAÍDA DA CONSULTA CONSTRUÍDA As informações geradas a partir da Consulta Construída do SIAFI Gerencial são disponibilizadas numa planilha Excel. A partir daí o usuário pode agregar novos valores ou novas funcionalidades às informações, através das facilidades próprias daquele software, tais como: gráficos, cálculos, edição, etc... Para automatizar ainda mais as citadas facilidades, o SIAFI Gerencial disponibiliza para o usuário, dentro do Excel, uma Barra Ferramentas com possibilidades de implementar gráficos, totais, porcentagens, etc.. ***

31 Ambiente e Consultas Básicas
Módulo I Ambiente e Consultas Básicas

32 Apresentação do ambiente SIAFI Gerencial: janelas e transações disponíveis;
Consultar as principais tabelas: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Programa de Trabalho (PT), Fonte de Recursos; Extração de informações sobre os eventos contábeis; e Consulta de documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.

33 Acesse o SIAFI Gerencial
Módulo II Exercícios Acesse o SIAFI Gerencial

34 Exercício 1 (NC, NE, OB): Realizar consultas no SIAFI Gerencial no módulo DOCUMENTOS para sua UG da seguinte forma: Notas de Crédito do ano de 2013 na qual sua UG recebeu créditos; Empenhos emitidos em 2012 no elemento de despesa 39 (outros sv de 3º -PJ). Selecione um prestador de sv (CNPJ) para uso no exercício seguinte ; Ordens Bancárias de 2013 para o fornecedor selecionado no exercício anterior (CNPJ); Ordens Bancárias com data de emissão a partir de maio de 2013 (usar >).

35 Exercício 2 (NC, ND): Em relação aos documentos que transferiram créditos para sua UG em 2013: Lista Completa dos Documentos Créditos recebidos referentes à subfunção ADMINISTRAÇÃO GERAL.

36 Exercício 3 (PF): Em relação aos documentos que transferiram recursos para sua UG em 2013: Quais Espécies(ações) de PF transferem recursos para sua UG? Sua UG já fez alguma transferência de recursos para outra? Quais? Qual o valor total das transferências de recursos recebidas na fonte 100?

37 Exercício 4 (Diversos):
Em relação aos documentos diversos que sua UG pode utilizar em 2013: Sua UG faz Pré-Empenho? Caso positivo, peça a lista. Sua UG tem alguma receita própria? Caso positivo, peça a lista.

38 Exercício 5 (NE): Em relação aos documentos de empenho em 2013: Lista Completa dos Empenhos a partir de março Empenhos de Material de Consumo Pessoa Física que mais recebeu empenhos para Diárias em sua UG Empenhos de Dispensa de Licitação com valor superior a R$ 8.000,00

39 Módulo III Exercícios Acesse o SIAFI Gerencial; Abra o manual Siafi Gerencial: Itens e Grupos de Informação recomendados.

40 Exercício 1 (PLOA) Realizar duas consultas no SIAFI Gerencial utilizando o Grupo de Informação PLOA INIC C/ RESULT em seu órgão superior apresentando os seguintes resultados: a) Projeto de Lei Orçamentária por programa. b) Projeto de Lei Orçamentária por programa e fonte de recursos.

41 Exercício 2 (Criação de Grupo de Informação)
Imagine que seu chefe solicitou informações mais detalhadas sobre a dotação de sua unidade. Assim, ele solicitou que você criasse um grupo de informação para consultar essas informações do seguinte modo: a) Formar o grupo de informação com dois itens de informação: DOTAÇÃO INICIAL e DOT ADICIONAL para que ele veja na consulta uma coluna com a dotação da LOA e outra coluna com a informação de todos os créditos adicionais. Salve com o nome TESTE NOME DOTAUTDET b) Não satisfeito, solicitou a criação de outro grupo de informação com informações mais desagregadas sobre os créditos adicionais. Ele teve a bondade de indicar três itens de informações que podem ser usados para isso: DOTAÇÃO ESPECIAL, DOTAÇÃO SUPLEMENTAR e DOT EXTRAORDIN. Logo, você deve criar um grupo de informação com os itens acima e mais a DOTAÇÃO INICIAL para sabermos todas as informações orçamentárias do seu órgão. Salve com o nome TESTE NOME DOTAUTDET2.

42 EXERCÍCIO 3 (Dotação Total)
Utilizar o grupo DOTAÇÃO TOTAL e elaborar consulta construída apresentando o total de dotação inicial, suplementar, especial e extraordinária fixada para a UO da sua UG. Filtrar Fonte SOF 0100 e Grupo de Despesa 1. Apresentar o resultado da consulta por EO e/ou PT.

43 EXERCÍCIO 4 Utilizando o grupo DOT MOV INT realize consulta construída apresentando as provisões recebidas pela sua UG. Apresentar o resultado por programa e fonte de recurso. Ordene as provisões recebidas por valores de forma decrescente.

44 EXERCÍCIO 5 Utilizando o grupo MOVIMENTO CRÉDITOS realize consulta construída apresentando as provisões recebidas e concedidas, destaques recebidos e concedidos pela sua UG. Apresentar o resultado por programa e fonte de recurso. Ordene as destaques recebidas por valores de forma decrescente.

45 Módulo IV Exercícios Acesse o SIAFI Gerencial; e Abra o manual Siafi Gerencial: Itens e Grupos de Informação recomendados.

46 Exercício 1 (EMPENHOS EMITIDOS)
Suponha que seu chefe solicitou para você algumas despesas já empenhadas para sua UG e você encontrou o Grupo de itens DESPESAS EMPENHADAS. Realize três consultas no SIAFI Gerencial utilizando com o grupo acima, em sua UG, apresentando os seguintes resultados: O total de empenhos emitidos para despesas de pessoal por programas. Consulta: O total de empenhos emitidos para material de consumo em cada projeto/atividade. Os empenhos mensais de diárias por UG.

47 Exercício 2 (EXECUÇÃO DA DESPESA)
A administração financeira orçamentária considera a liquidação o último estágio da execução orçamentária da despesa. É interessante notar que o gestor, ao realizar a liquidação a despesa, é obrigado a detalhar sua natureza (sub-elemento da despesa). Essa é a informação mais desagregada que se pode obter das despesas realizadas pelo Governo Federal. O grupo de informação DESPESAS LIQUIDADAS tem apenas o item de informação DESPESAS LIQUIDADAS. Faça três consulta utilizando esse grupo de informação para sua UG ou órgão superior, apresentando os seguintes resultados: Consulta: Total da despesa liquidada de investimentos por programas e fonte de recursos. Consulta: Liquidação mensal das despesas de custeio por natureza da despesa e natureza da despesa detalhada. Consulta: Liquidação mensal das despesas de investimento por programas, natureza da despesa e natureza da despesa detalhada. (USO DO PROC-V)

48 Exercício 3 O grupo de informação DESPESA PAGA é formado pelo item de informação VALORES PAGOS, que representa a conta , e o item de informação CREDITO PAGO, que representa a conta Essas contas contábeis são sensibilizadas todas as vezes que se emite uma OB. Neste caso, podem-se solicitar informações até o elemento de despesa (natureza da despesa). Faça duas consultas de valores pagos para custeio em seu órgão superior, apresentando o seguinte formato: Total de empenhos pagos por UG em suas respectivas projeto/atividade e fontes de recursos. Empenhos pagos mensais por natureza de despesa e suas respectivas fontes de recursos.

49 Exercício 4 Faça consultas ao seu querido chefe utilizando o grupo DESPESA PAGA no formato abaixo: Informações de custeio e investimento por programa e fonte de recursos; Informações de pessoal por natureza de despesa; Informações de investimento por programa, elemento de despesa e fonte de recursos. (USO DO PROC-V)

50 Exercício 5 Utilizando o grupo de informação PUBLIC MENSAL apresentando: Informações de custeio e investimento por programa e fonte de recursos; Informações de pessoal por natureza de despesa; Informações de investimento por programa, elemento de despesa e fonte de recursos. (USO DO PROC-V)

51 Execução da despesa por entidade (credor);
Exercício 6 Utilizando o grupo de informação EXEC NE SUBITEM, faça duas consultas de valores pagos para custeio em sua UG Executora, apresentando os resultados: Execução da despesa por entidade (credor); Execução da despesa por empenho e entidade; Informe para qual subitem da despesa houve o maior volume de empenhos emitidos; Qual o credor que teve o maior volume de empenhos pagos.

52 Exercício 7 Imagine que seu chefe analisou suas consultas já realizadas e solicitou um relatório consolidado das informações de dotação autorizada, empenhos emitidos, empenhos liquidados e empenhos pagos. Assim, utilize o grupo PUBLIC MENSAL, formado pelos itens de informação DOTAÇÃO INICIAL, DOTAÇÃO ATUALIZADA, DESPESAS EMPENHADAS, DESPESAS LIQUIDADAS e DESPESA PAGA DESP EXECP/ INSC RP apresentando os resultados por elemento de despesa.

53 Módulo VII Restos a Pagar

54 1. Apresente os resultados por elemento de despesa; Salve a consulta;
Exercício 1 Utilizando o grupo de informação RP PROC N PROC CCONT realize consulta construída de restos a pagar na sua UG em 2013. 1. Apresente os resultados por elemento de despesa; Salve a consulta; Elabore um gráfico.

55 1. Apresente os resultados por credor;
Exercício 2 Utilizando o grupo de informação RP PROC N PROC NE realize consulta construída de restos a pagar na sua UG em 2013. 1. Apresente os resultados por credor; 2. Verifique qual o credor que teve o maior volume de restos a pagar processados pagos.

56 1. Apresente os resultados por elemento de despesa;
Exercício 3 Utilizando o grupo de informação PUBLIC MENSAL realize consulta construída demonstrando a dotação e as fases da execução orçamentária na sua UG em 2012. 1. Apresente os resultados por elemento de despesa; 2. Faça uma análise do resultado da consulta, avaliando como se portou a inscrição de restos a pagar não processados na sua UG ao final do exercício.

57 Tendo dúvidas, consultar o Manual Técnico de Orçamento
LEMBRETES: Verificar, no sítio, do Tesouro Nacional os itens e grupos de informações recomendados. Tendo dúvidas, consultar o Manual Técnico de Orçamento 57


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