A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1 FORTIUM – Grupo Educacional Docente: Prof. Iran Nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1 FORTIUM – Grupo Educacional Docente: Prof. Iran Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1 FORTIUM – Grupo Educacional Docente: Prof. Iran Nunes

2 Administração As quatro funções principais do administrador são: Planejar Organizar Dirigir Controlar

3 Administração de Materiais e Patrimônio X Administração Das quatro funções básicas da administração podemos dizer que a administração de materiais e patrimônio interage diretamente com três, que são Planejamento, Organização e Controle, tendo também o apoio da Direção, pois envolve diretamente pessoas.

4 Administração de Materiais e Patrimônio Um dos principais papeis do administrador é de administrar os recursos da organização, esta administração se deve ao fato de que os recursos sempre serão escassos e as necessidades ilimitadas, portanto, gerir os recursos para o melhor aproveitamento e consequentemente obter o melhor resultado é a função do administrador.

5 Conceito A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.

6 Conceito Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa. Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.

7 Administração de Recursos Recursos MateriaisPatrimônioCapitalHumanoTecnológicos

8 Administração de Recursos Materiais Engloba a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

9 Administração de recursos patrimoniais Trata da seqüência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

10 Definição de recursos É tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo. Ex. Capital, terra e trabalho.

11 Fatores da Produção - Recursos Assim, um item de estoque é um recurso, pois, agregado a um produto em processo, irá constituir-se em um produto acabado, que deverá se vendido por um preço superior ao somatório de todos os custos incorridos em sua fabricação. O edifício que abriga as instalações da empresa é um recurso, já que é essencial a seu funcionamento. As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos.

12 Fatores da Produção - Recursos O capital, sob forma de numerário, é um recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos. A tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia. Assim, tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente traduzindo em menores custos, ou um outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro.

13 Bens Por transmitirem a idéia de que são capazes de gerar produtos e serviços e, portanto, produzir riquezas, os bens são muitas vezes considerados como sinônimos de recursos. Assim, um automóvel, considerado como bem móvel, pode ser utilizado na prestação de um serviço com valor econômico e como tal um recurso.

14 Patrimônio Pode ser conceituado como conjunto de bens, valores direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos sociais. Administrar o patrimônio significa gerir os direitos e obrigações, ou, de outro modo, os ativos e passivos da empresa.

15 Recursos Tecnológicos São importantes recursos empregados pelas organizações que a diferem de outras, tendo um valor competitivo. É o corpo de conhecimento com o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços. A organização aprende utilizando os seus conhecimentos, aplicando, comparando resultados e principalmente acumulando mais conhecimentos.

16 Recursos Tecnológicos Ciclo PDCA AJA (A) ADQUIRA (D) PLANEJAMENTO (P) CONTROLE (C) Em inglês Plan, Do, Control and Act.


Carregar ppt "Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1 FORTIUM – Grupo Educacional Docente: Prof. Iran Nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google