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Governança de Tecnologia da Informação Raphael Sanches12205076-8 Vivian Thais12108131-9 Jaqueline Araujo12108415-6 Alexandre Biazon12108084-0 Prof o. Dr.

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1 Governança de Tecnologia da Informação Raphael Sanches Vivian Thais Jaqueline Araujo Alexandre Biazon Prof o. Dr o. Mateus Cozer NPA810 – Sistemas de Informação Turma o semestre de 2012

2 Agenda 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Programa mercados e hierarquias Governança de TI ITIL Cobit Internet Governance

3 Por que as firmas (instituições) existem? Qual a melhor maneira de atender as necessidades de uma empresa? Preço Baixo compromisso Risco Ideais Utilizam as leis Mercado Hierarquia Mercado e Hierarquia 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Fonte: WILLIAMSON,O.E; The Mechanisms of Governance (1996)Oxford University Press.429pp Programa Mercados e Hierarquias Decisões estruturais Informação Monitoramento Delegação de poderes Burocratização Estrutura de GOVERNANÇA (Forma de organizar uma atividade de mercado)

4 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Hierarquia é o conjunto de transações sob a mesma propriedade (ofertante e demandante são a mesma pessoa jurídica) e sujeito a controles administrativos geridos por uma estrutura em que há ordem e graduação de autoridade. Williamson Oliver Eaton Fonte: WILLIAMSON,O.E; The Mechanisms of Governance (1996)Oxford University Press.429pp Programa Mercados e Hierarquias Custos de transação: Custos despendidos com elaboração e negociação dos contratos, mensuração e fiscalização de direito de propriedade, garantia de implementação dos contratos. Custos de transação

5 E as respostas? 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Por que as firmas (instituições) existem? As empresas existem se e enquanto possibilitarem maior economia de custos transação em relação a alternativa do mercado. Qual a melhor maneira de atender as necessidades de uma empresa? Depende da análise quanto à magnitude dos custos de transação incorridos ao optar por uma ou outra dessas estruturas de governança. Fonte: WILLIAMSON,O.E; The Mechanisms of Governance (1996)Oxford University Press.429pp Programa Mercados e Hierarquias

6 Esquema da Estrutura de Governança 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Fonte: Programa Mercados e Hierarquias Ambiente Institucional Governança Parâmetros de mudança Atributos de Comportamento Preferências endógenas Estratégia

7 Mudanças 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Fonte: Programa Mercados e Hierarquias Transações Redução de Custos Alocação de Recursos Oferta e Demanda Expansão através da Internet Informações e Processos Instituições e Organizações Tecnologia da Informação

8 Governança Corporativa 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Willianson, introduz dois conceitos em torno da governança corporativa: a governança espontânea e a intencional. A governança intencional é o conjunto de leis e regulamentações que normatizam a instituição (a lei), enquanto que a governança espontânea mostra as práticas de resolução de problemas, neutralizando as leis e a organização para tornar a resolução de disputas rápidas e sem custo (o que ocorre). Fonte:WILLIAMSON,O.E; The Mechanisms of Governance (1996)Oxford University Press.429pp Governança de TI

9 Governança Corporativa 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Fornecer um direcionamento estratégico Garantir que os objetivos sejam alcançados Estabelecer que os riscos sejam gerenciados Garantir que os recursos da empresa sejam usados com responsabilidade Melhorar o lucro, a eficiência a efetividade e o crescimento Aderir a legislação, politicas internas e requisitos de auditoria Governança de TI Fonte:WILLIAMSON,O.E; The Mechanisms of Governance (1996)Oxford University Press.429pp

10 Governança de TI 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Controlar as decisões em tecnologia da informação, sem desconsiderar mecanismos e processo para incrementar a eficácia da TI. A Governança de TI não deve estar sincronizada apenas com a Governança Corporativa, mas também deve ser considerada como um dos seus componentes. Governança de TI é diferente de Gerenciamento de TI. A Governança de TI determina quem toma as decisões, enquanto que o Gerenciamento de TI envolve o processo de tomar e implantar decisões Peter Weill e J.W Ross Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004) Governança de TI

11 Domínios 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Governança de TI Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

12 Peter Weill e Jeanne W. Ross 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Segundo Weill e Ross para avaliar a governança de TI de uma empresa é necessário verificar quatro objetivos importantes: Custo do uso efetivo da TI O uso Eficaz da TI para utilização dos ativos O uso eficaz de TI para o crescimento O uso eficaz de TI para flexibilidade dos negócios Governança de TI Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

13 Peter Weill e Jeanne W. Ross 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Governança de TI Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

14 Estrutura 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Governança de TI Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

15 Arquétipos 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Monarquia De Negócio: Um grupo de alto escalão é responsável pelas decisões sobre investimentos e estratégias. Monarquia de TI: Os responsáveis pela TI tomam as decisões, que podem ser implementadas de varias formas, desde a área corporativa a área de negócios. Federalizado: Executivos de TI e representantes de negócios de todos os setores e envolvidos diretamente com a TI. Busca balancear as responsabilidades e a prestação de contas. Governança de TI Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

16 Arquétipos 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Duopólio: Executivos de TI e um grupo de lideres empresariais. Consenso bilateral para tomada de decisão. Feudal: Lideres de unidades de negócios ou processos. Caracterizado pela autonomia dos lideres de unidade de negocio, usuários chave de processos importantes. Decisões sobre recursos da TI são dificultadas, pois os responsáveis pelas unidades não controlam as decisões em TI. Anarquia De TI: Indivíduos ou pequenos grupos. Tomam as decisões de TI conforme seu interesse e necessidade. Desta forma prejudica a TI, aumenta o custo e difícil de manter. Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

17 Framework – Matriz De Decisões 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Governança de TI Fonte:WEILL.P; ROSS.W.J It Governance on One Page MIT (2004)

18 Definição 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação A sigla ITIL (Information Technology Infrastructure Library)(Biblioteca de Infraestrutura da tecnologia de Informação) Não é uma metodologia; Guia composto por melhores práticas para gerenciamento de serviços; Baseado em práticas bem sucedidas que servem de referência, e com flexibilidade; Define como elaborar e manter processos de TI; ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

19 Objetivo 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Alinhar os serviços de TI com as necessidades do seu negócio e dos seus clientes; Melhorar a qualidade dos serviços de TI entregues; Melhorar Produtividade; Redução de custo; Melhorar a prestação de serviços de terceiros através da especificação de ITIL ou ISO como o padrão para a prestação de serviços na aquisição de serviços; ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

20 Histórico 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Nos anos 80, a CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), orgão do governo Britânico, desenvolveu o primeiro framework para uso dos recursos de TI. Durante a década de 1990, a biblioteca ITIL tornou-se padrão mundialmente e sua literatura foi distribuída gratuitamente, ganhou várias adaptações de grandes empresas como Microsoft, IBM e HP. Em 2000, a OGC (Office for Government Commerce) torna-se proprietária destas bibliotecas. 2001, é lançado a 2º versão do ITIL (V2), então esta biblioteca passa a ser composta por 7 livros. 2007, a biblioteca passou por uma reforma e está na 3° versão ( V3), sua biblioteca sofreu alterações e agora é composta por 5_livros. Fonte: ISACA Management Guide (2000) ITIL

21 Biblioteca atual do ITIL 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Estratégia de Serviço: Alinha o negócio com o serviço de TI, garante que todos elementos sejam focados em resultados, define valor de serviço, faz análise de mercado. Projeto de Serviço: Direciona como projetar serviços e processos de gerenciamento, menciona serviços para manter ou aumentar o valor para os clientes. Transição de Serviço: menciona como desenvolver e melhorar capacidade de transferir serviços para produção, explica como a área estratégica de serviço entrega informações efetivas com os riscos controlados. ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

22 Biblioteca atual do ITIL 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Operação de Serviço: Explica as atividades de entrega e controle para alcançar a excelência operacional de um serviço. Melhoria de Serviço contínua: avalia o serviço e os processos de gerenciamento das fases. Busca melhorar a qualidade, sabendo que um serviço não é estável. ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

23 Evolução do Framework do ITIL 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Enquanto na versão V2, o ITIL não tinha inter- relações entre os processos. O modelo V3 usa a estratégia de serviço como centro do ciclo de vida de serviço, projeto, transição e operação de serviço são estágios que estão ao redor da estratégia estabelecida, todos estes conjuntos estão mantidos pela melhoria contínua. ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

24 Visão geral do IT Service Management (ITSM) 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Agregar valor ao negócio; Estrutura de serviço; Fonte: Business IT Governance IT Service Demand ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

25 Iniciando Projeto de IT Service Management 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Ao Iniciar o projeto de ITSM, deve ser feito as seguintes perguntas: IT Onde nós queremos chegar ? Onde estamos agora ? Como chegaremos onde queremos chegar ? Como sabemos se chegamos lá ? Visão e objetivos do negócio AvaliaçãoAperfeiçoamento do processo ou reengenharia Métricas e medidas ITIL Fonte: ISACA Management Guide (2000)

26 Etapas da Implementação de (ITSM) através do ITIL 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação ITIL 1° Fase2° Fase3° Fase4° Fase Divulgar projeto de implementação; Capacitar em ITIL; Avaliar Ambiente Organizacional Dividir projeto geral em subprojetos; Priorizar subprojetos; Criar plano de projeto para o Subprojeto; Definir processo operacional para o serviço; Relacionar recursos envolvidos no serviço; Implantar Suporte a Serviços e Entrega de Serviços; Alterar para melhoria no processo Operacional; Alterar para alinhamento ao negócio; Fonte: ISACA Management Guide (2000)

27 Definição 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Control Objectives for Information and Related Technology. São boas práticas com o foco maior no gerenciamento e controle. Essas práticas vão ajudar a otimizar investimentos em TI, assegurar a prestação de serviços e fornecer uma medida para identificar o que está sendo feito de errado nos processos envolvidos. ISACA Guia com técnicas de gerenciamento, com sumário executivo, controle de objetivos e mapas de auditoria. CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

28 Objetivo 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Dar suporte total aos objetivos estratégicos do negócio; Aumentar valor ao negócio organizacional e TI; Gerenciar riscos; Monitorar e avaliar resultados ligados ao desempenho; Tratar todo ciclo de vida de TI; CobiT Características Orientado ao negócio; Orientado a Processos; Baseado em Controles; Guiado por mensurações; Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

29 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação CobiT Foco do CobiT Auxilia três campos distintos: Gerentes de negócio Profissionais de avaliação (Auditoria) Usuários Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

30 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação CobiT História Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

31 Framework – Visão geral 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação O processo de TI gerencia os recursos de TI para alcançar as metas que são requisitadas pelo plano de negócio. CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

32 Requisitos de Negócio 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Efetividade – Dentro do tempo, de maneira correta e utilizável. Eficiência - relaciona-se com a entrega da informação através do melhor uso dos recursos Confidencialidade – Proteção de informações confidenciais para evitar a divulgação indevida Integridade – Trata informações verdadeiras de acordo os valores de negócios e expectativas. Disponibilidade - relaciona-se com a disponibilidade da informação quando exigida pelo processo de negócio hoje e no futuro. Conformidade - lida com a aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais. Confiabilidade - Entrega da informação apropriada para os executivos administrar a entidade e exercer suas responsabilidades de governança CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

33 Recursos de TI 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Informações CobiT Infraestrutura + pessoasAplicativos Processos de TI Fornecer Necessidade Executar Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

34 Os 4 domínios do CobiT 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Planejamento e Organização - Sincronizar TI com o negócio para atingir os objetivos estratégicos; Aquisição e Implementação - Assegurar que as soluções continuem a atender aos objetivos de negócios; Entrega e Suporte - entrega dos serviços solicitados, gerenciamento da segurança e continuidade; Monitoração - assegurar a qualidade e a aderência aos requisitos de controle; CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

35 Planejar e Organizar 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação PO1 - Definir um Plano Estratégico de TI PO2 - Definir a Arquitetura da Informação PO3 - Determinar as Diretrizes de Tecnologia PO4 - Definir os Processos, a Organização e os Relacionamentos de TI PO5 - Gerenciar o Investimento de TI PO6 - Comunicar Metas e Diretrizes Gerenciais PO7 - Gerenciar os Recursos Humanos de TI PO8 - Gerenciar a Qualidade PO9 - Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI PO10 - Gerenciar Projetos CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

36 Adquirir e Implementar 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação AI1 - Identificar Soluções Automatizadas AI2 - Adquirir e Manter Software Aplicativo AI3 - Adquirir e Manter Infraestrutura de Tecnologia AI4 - Habilitar Operação e Uso AI5 - Adquirir Recursos de TI AI6 - Gerenciar Mudanças AI7 - Instalar e Homologar Soluções e Mudanças CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

37 Entregar e Suportar 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação DS1 - Definir e Gerenciar Níveis de Serviços DS2 - Gerenciar Serviços Terceirizados DS3 - Gerenciar o Desempenho e a Capacidade DS4 -Assegurar a Continuidade dos Serviços DS5 - Garantir a Segurança dos Sistemas DS6 - Identificar e Alocar Custos DS7 - Educar e Treinar os Usuários DS8 - Gerenciar a Central de Serviço e os Incidentes DS9 - Gerenciar a Configuração DS10 - Gerenciar Problemas DS11 - Gerenciar os Dados DS12 - Gerenciar o Ambiente Físico DS13 - Gerenciar as Operações CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

38 Monitorar e Avaliar 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação ME1 - Monitorar e Avaliar o Desempenho de TI ME2 - Monitorar e Avaliar os Controles Internos ME3 - Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos ME4 - Prover Governança de TI CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

39 Implementando o processo 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação 1° passo – Descrever processo Ex: PO1 - Definir um Plano Estratégico de TI Objetivos de controle: PO1.1 Gerenciamento de Valor da TI PO1.2 Alinhamento entre TI e Negócio PO1.3 Avaliação da Capacidade e Desempenho Correntes PO1.4 Plano Estratégico de TI PO1.5 Planos Táticos de TI PO1.6 Gerenciamento do Portfólio de TI CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

40 Implementando o processo 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação CobiT 2° passo – Preencher a tabela de Responsabilidades Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

41 Implementando o processo 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação 3° passo – Adotar objetivos e métricas CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

42 Implementando o processo 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação 4º passo – Avaliação do nível de maturidade CobiT Fonte: ISACA, COBIT Executive Summary and Framework, 4rd ed, 2007

43 Internet Governance - Histórico 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Internet Governance Fonte: BROUSSEAU; Internet and digital Economics (2007)

44 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Internet Governance Fonte: BROUSSEAU; Internet and digital Economics (2007)

45 A bolha da Internet 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Também conhecida como bolha expeculativa, surgiu no final da década de 90 (após a popularização do www) e representou uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação baseadas na Internet (empresas ponto com) Internet Governance Fonte: BROUSSEAU; Internet and digital Economics (2007)

46 A bolha da Internet - Exemplos 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Vantagem para as empresas que surgiram no final da década de 90, já que conheciam o mercado. Internet Governance Fonte: BROUSSEAU; Internet and digital Economics (2007)

47 Internet Venture Capital 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Internet Governance Fonte: BROUSSEAU; Internet and digital Economics (2007)

48 IGF – Internet Governance Forum 01/09/2012 Governança de Tecnologia da Informação Internet Governance

49 Obrigado.


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