A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar. A LEI DE DEUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar. A LEI DE DEUS."— Transcrição da apresentação:

1 Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar. A LEI DE DEUS

2 ALGUNS PRINCÍPIOS DEUS É LEI PARA SI MESMO. NÃO EXISTE NENHUMA REGRA CÓSMICA INDEPENDENTE A QUAL ELE TENHA QUE OBEDECER.

3 A LEI NO A.T. MORAL: reflete o caráter santo de Deus e seu propósito para os seres humanos que criou. Está expressa no Decálogo e nas Escrituras como um todo. O ensino moral de Cristo e de seus apóstolos é a velha lei aprofundada e reaplicada a novas circunstâncias.

4 A LEI NO A.T. CERIMONIAL: essa lei dizia respeito à purificação cerimonial, regime alimentar e sacrifícios e era de aspecto temporário, com o objetivo de instruir o povo. Essas leis foram canceladas pelo Novo Testamento, porque seu significado simbólico foi cumprido: Mt 5:17-19; Lc. 16:16-17.

5 A LEI NO A.T. POLÍTICA: uma aplicação da lei moral à situação política de Israel, quando a nação ainda era uma Teocracia. Logo, ela não se aplica aos dias atuais.

6 O USO TRÍPLICE DA LEI Nos mostra a justiça de Deus, e como um espelho revela nossa pecaminosidade, levando- nos a implorar a ajuda divina Restringe os malfeitores e aqueles que ainda não são crentes. Admoesta o crentes e os encoraja a fazer o bem.

7 CRISTO E A LEI NÃO PENSEIS QUE VIM REVOGAR A LEI OU OS PROFETAS; NÃO VIM PARA REVOGAR, VIM PRA CUMPRIR. Mt 5.17

8 PORQUE CRISTO TEVE QUE CUMPRIR A LEI? 1) DEUS ODEIA O PECADO E NÃO ABSORVE O CULPADO: Sl Na ) A MAJESTADE E A IMUTABILIDADE DA LEI DIVINA FAZ- LHE EXIGIR SATISFAÇÃO DO PECADOR: Mt 5.18 E Dt ) DEUS NÃO PODE MENTIR (Nm 23.19). A VERACIDADE DE DEUS EXIGIA QUE A PENALIDADE FOSSE EXECUTADA E PARA OS PECADORES SEREM SALVOS A PENA DEVERIA SER IMPUTADA NUM SUBSTITUDO.

9 COMO CRISTO CUMPRIU A LEI CIVIL? POR TODO O MINISTÉRIO DE JESUS O ENCONTRAMOS COMO UM SERVO DA LEI. NÃO HÁ QUALQUER MENÇÃO DE JESUS QUEBRANDO QUALQUER PARTE DA LEI CIVIL. PROVA BASTANTE CLARA É QUE NEM JUDEUS NEM ROMANOS ENCONTRARAM QUALQUER ACUSAÇÃO CONTRA JESUS. PILATOS MESMO AFIRMOU QUE NADA ENCONTRAVA E QUE, PORTANTO, LAVAVA SUAS MÃOS DO SANGUE DESSE JUSTO. Mt 27.24

10

11 COMO CRISTO CUMPRIU A LEI CERIMONIAL? A.T.N.T. TABERNÁCULO – Ex 25.8EMANUEL = DEUS CONOSCO – Mt 1.23 O ALTAR DE BRONZE – Ex CORDEIRO E SACERDOTE: Jo 1.29 Hb 9.11 A BACIA DE BRONZE – Ex 30.18CRISTO NOS LAVOU – Hb CANDELABRO – Ex CRISTO É A LUZ – Jo PÃES DA PROPOSIÇÃO – Ex 25.30CRISTO É O PÃO – Jo ALTAR DO INCENSO – Ex ORAÇÕES DO POVO DE DEUS – Ap 5.8;8.3 ARCA DA ALIANÇA – Ex 26.16SANGUE DE CRISTO – Rm

12 COMO CRISTO CUMPRIU A LEI MORAL? SEGUNDO A DESCRIÇÃO NOS LIVROS DE ÊXODO E LEVÍTICO, QUANDO O SACERDOTE COMPARECIA PARA REALIZAR OS SACRIFÍCIOS PELO POVO, ELE TINHA PRIMEIRO QUE REALIZAR UM SACRIFÍCIO PELOS SEUS PRÓPRIOS PECADOS. ELE MESMO ERA UM PECADOR E CERTAMENTE HAVIA QUEBRADO UM OU MAIS ASPECTOS DA LEI DE DEUS. O SACERDÓCIO DE CRISTO, NO ENTANTO, É SACERDÓCIO PERFEITO. Hb 4.15; 7.26,27 / I Pe 2.21,22 / 1Jo 3.5

13 APLICAÇÃO PESSOAL A LEI ME PROPORCIONA UM DIAGNÓSTICO. A NECESSIDADE DE BUSCAR AJUDA: ME LEVA PRA CRISTO. UM PADRÃO MAIS ELEVADO PARA MINHA VIDA.


Carregar ppt "Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar. A LEI DE DEUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google