A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boa noite Reunião Mensal MESCE - PES Assuntos: Adoração Oração do Ministro Palestra Avisos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boa noite Reunião Mensal MESCE - PES Assuntos: Adoração Oração do Ministro Palestra Avisos."— Transcrição da apresentação:

1 Boa noite Reunião Mensal MESCE - PES Assuntos: Adoração Oração do Ministro Palestra Avisos

2 ORAÇÃO ORAÇÃO DO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA. Senhor, a igreja me confiou o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão. Constituiu-me servidor da comunidade, em Assembleia Litúrgica, que compartilha a mesa fraternal da comunhão, na consolação dos enfermos, anciãos e impedidos para que se fortaleçam com o Pão da Vida. Eu sei, Senhor, que é, em primeiro lugar, um serviço. Porém, intimamente, o descubro como uma honra: Por meu intermédio e através de minhas mãos, faço possível a comum- união de meus irmãos Contigo, no Sacramento do teu Corpo e do teu Sangue.

3 ORAÇÃO Por isso Senhor consagro-te meu ser, meu corpo e meu coração para ser tua testemunha leal. Não quero Senhor, que minha vida seja um obstáculo entre meus irmãos e teu ministério. Quero ser uma ponte, quero ser como duas mãos estendidas... Peço tua ajuda, de modo que eu seja um cristão ansioso de tua Palavra, uma pessoa de oração e de reflexão, um contemplativo de teus mistérios; um celebrante feliz de teus sacramentos e um servidor humilde de todos os meus irmãos. Que quando eu disser: "O Corpo de Cristo", eu desapareça e se veja o teu rosto. Amém!

4 Palestra Tema O amor de Deus vence barreiras. Angelita Santos Grupo Vem Ser Feliz

5

6 VENHA NOS CONHECER Sou uma pessoa, que de tão especial, sou excepcional. Posso não andar com minhas pernas, mas com a confiança que vou chegar. Posso não falar com a minha boca, mas com os olhos que brilham a cada olhar. Posso não aprender tantas coisas, mas as coisas que aprendo me fazem acreditar. Acredito em Deus. Acredito na Vida. Tenho fé e tenho esperança. Sou feliz. Sou um anjo do Céu que veio para você! E sabe de uma coisa: Você também que de tão excepcional, é especial para mim. Você que me compreende. Você que me conduz. Você que me vê, me ama e me faz bem. Você que me aceita como sou, pelo que sou e para o que sou. Obrigado. Somos filhos de Deus. E por isso, somos excepcionalmente Especiais. Angelita – mãe da Naiara

7 DEFICIÊNCIAS: LIMITAÇÕES OU IMPEDIMENTOS QUE IMPOSSIBILITAM O INDIVÍDUO A EXERCER DE FORMA PLENA SUAS FUNÇÕES. São elas: FÍSICAS – SENSORIAIS – SOCIAIS INTELECTUAIS Não é considerada uma doença, mas uma restrição (falta de )

8 Deficiências Físicas : Também reconhecida como motora. São as limitações totais ou parciais dos movimentos, que impossibilitam a locomoção, execução ou coordenação. As mais conhecidas são: seqüelas de poliomielite, paralisia cerebral, acidentes vasculares, lesões medulares, amputações, mal formações congênitas e acidentes traumáticos diversos. Deficiências Sensoriais: São as que provocam perda total ou parcial da visão, audição ou fala. Também podem acontecer por condições congênitas, enfermidades como glaucoma, otite, entre outras; por acidentes: choques, perfurações...

9 Deficiências Sociais : Alterações comportamentais persistentes e repetitivas, onde o indivíduo não consegue atender regras, violando direitos básicos, levando-o a atitudes de desacato, agressões, insultos, ameaças. Deficiências Mentais : Caracteriza-se por uma condição do cérebro onde a pessoa não apresenta meios de estabelecer relações cognitivas, prejudicando suas faculdades de aprendizagem. Pode ocorrer por fatores genéticos ou enfermidades. Porém, na maioria dos casos, não se confirma a procedência de tal limitação. Síndromes : Muitas vezes confundido por deficiências, é uma condição na qual, existe um conjunto de sintomas que pode ou não levar a uma situação de deficiência. Deficiências Múltiplas : Condição na qual, a pessoa apresenta quadros ou características de mais de uma deficiência.

10 CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES EM CADA TIPO DE DEFICIÊNCIA DEFICIÊNCIA FÍSICA: Depende do membro afetado. Pode ir desde uma paralisia facial, dificuldades de preensão, dificuldades ou falta da capacidade de marcha, amputações totais ou parciais. Geralmente as condições cognitivas não são afetadas. No caso de paralisados cerebrais, geralmente acontecem espasmos (movimentos involuntários) que confundem e remetem a falsas interpretações, assim como movimentos labiais e podem apresentar dificuldades no controle e coordenação de movimentos da cabeça. Devemos estar atentos ao oferecer algo às suas mãos, pois podem não responder adequadamente. Ao alimentar, deve-se ter o cuidado para o posicionamento da cabeça, pois movimentos involuntários podem fazer devolver os alimentos, ou mesmo permitir engasgos.

11 EUCARISTIA

12 DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS: Visuais: Alterações e comprometimento da coordenação motora, interferindo no senso de direção e equilíbrio. Do ponto de vista emocional, pode afetar o limiar de segurança e auto confiança. Geralmente as seqüelas são diferenciadas de acordo com o grau de compreensão e aceitação, ou da idade em que foi adquirida a deficiência. Pode variar desde a cegueira total, baixa visão, percepção de movimentos ou de luz. Auditivas: Também poderá afetar o equilíbrio, e conseqüentemente a coordenação motora, provoca distração, dores de ouvido, dificuldades de compreensão, inadequação no tom de voz. Distingue-se por graus de comprometimento de acordo com a área afetada. Por não ouvir, geralmente o deficiente auditivo não aprende a falar, embora pudesse haver condições orgânicas para isto. Fala: Alterações na capacidade de emitir sons. Pode estar relacionado a fatores orgânicos ou emocionais. O exemplo mais conhecido é a gagueira.

13 DEFICIÊNCIAS MENTAIS Em si, não apresenta características físicas marcantes. As principais alterações são comportamentais, o que leva a uma incompreensão, sendo confundido por questões educacionais. Dificuldades de elaboração mental, falta de memória, imediatismo e variação do humor são características marcantes. Varia por graus de comprometimento desde atraso no processo de desenvolvimento até uma deficiência severa. Podem ser educáveis ou treinados para atividades específicas, quando geralmente tornam-se bastante habilidosos.

14 Sentimentos predominantes na pessoa que se torna deficiente, ou na família onde se nasce uma criança com deficiência. A DESCONFIANÇA QUE GERA ANGÚSTIA E SOFRIMENTO (Seqüelas???). A NOTÍCIA: SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO, QUE GERA ANGÚSTIA E SOFRIMENTO. A BUSCA: QUE GERA ANGÚSTIA, SOFRIMENTO E EXPECTATIVA. A ACUSAÇÃO: QUE GERA ANGÚSTIA, SOFRIMENTO, RANCOR. A CULPA, QUE GERA ANGÚSTIA E SOFRIMENTO. O MEDO, QUE GERA ANGÚSTIA E SOFRIMENTO

15 A CERTEZA: QUE FAZ GERAR A MODIFICAÇÃO DO FOCO A partir daí, inicia-se o processo de conscientização e transformação. Dependendo do amadurecimento, e principalmente do amadurecimento na Fé, os caminhos serão traçados: Em Romanos 8, 39 São Paulo nos anuncia que Nem as alturas, nem os abismos, nem outra criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. João 3,16 : Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna Salmo 137, 1: Eu vos louvarei de todo o coração, Senhor, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos anjos eu vos cantarei.

16 I João 2, 8 : Todavia, eu vos escrevo agora um mandamento novo, verdadeiramente novo, nele como em vós, porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz. Mateus 22, Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas Tobias 2, 11-12: Enquanto dormia, sobre Tobit (pai de Tobias), caiu dum ninho de andorinhas esterco quente nos olhos, e ele tornou-se cego. Deus permitiu que lhe acontecesse essa prova para que a sua paciência, como a do santo homem Jó, servisse de exemplo à posteridade.

17 BARREIRAS QUE DIFICULTAM O MUNDO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS.ARQUITETÔNICAS.DE COMUNICAÇÃO.DE CONVIVÊNCIA: DESCONHECIMENTO (IGNORÂNCIA) (PRECONCEITO). DE FALSAS OPORTUNIDADES.DE FALTA DE OPORTUNIDADES

18 COMO SE RELACIONAR COM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Muitas pessoas ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do diferente. Mas basta a convivência, simples e transparente, para que isso acabe. Aja com naturalidade. As pessoas com deficiência não devem ser evitadas, e sua deficiência não precisa ser desconsiderada. Não tente ajudar demais nem de menos. As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda. Espere primeiro sua oferta ser aceita. Pergunte a forma mais adequada para fazê-lo.

19 Se estiver acompanhando uma pessoa com deficiência visual, avise antecipadamente a existência de degraus, pisos escorregadios, buracos e obstáculos. Permita que a pessoa apóie em seu braço e conduza-o a um passo à sua frente. Quando estiver com um cadeirante, sente-se de forma a ficar no mesmo nível. Não se apóie na cadeira de rodas nem a movimente como se fosse um carrinho de supermercado. Seja cuidadoso e preste atenção aos obstáculos.O mesmo vale para os usuários de bengalas e muletas. Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldades para andar, às vezes fazem movimentos involuntários com pernas e braços e podem apresentar expressões estranhas no rosto. Não se intimide com isso, e converse sem restrições. Geralmente compreendem muito bem o que ouvem

20 Se a pessoa tem dificuldades na fala não consegue fazer compreender o que está dizendo, peça para que repita. Pessoas com dificuldades desse tipo não se incomodam em repetir. Quando quiser falar com uma pessoa surda, e ela não estiver prestando atenção, acene para ela ou toque levemente em seu braço. Fale de maneira clara, de forma que ela veja o movimento dos seus lábios. Pronuncie bem as palavras, mas sem exagerar, e não grite. As expressões faciais, os gestos e o movimento do corpo serão excelentes indicações do que se quer dizer. Numa situação mais específica, procure usar a linguagem de sinais (libras).

21 . Aja naturalmente quando se dirigir a uma pessoa com deficiência mental. Trate-a com respeito e consideração, valorizando sua faixa etária e sem subestimar sua inteligência. Lembre-se: o respeito está em primeiro lugar e ele só existe quando há troca de idéias, informações e vontades. Por maior que seja a deficiência, valorize as capacidades da pessoa que ali está. CONHEÇA - COMPREENDA – VENÇA OS MEDOS – ANIQUILE COM OS PRECONCEITOS (VEJA – JULGUE - AJA)

22 O AMOR DE DEUS REVELADO NO SERVIR TER UMA IRMÃ ESPECIAL É COMO TER UMA IRMÃ SIMPLESMENTE! Conhecer a pessoa especial é tirar os receios, e descobrir o quanto podemos amá-los. Com sua simplicidade, descobrimos nossas próprias limitações! Conviver com as pessoas especiais, é aproveitar o momento presente como presente mesmo. Elas são dádivas de Deus, pois estão lá para me ensinar a ver e crer nos milagres de Deus! Vale a pena conhecer e conviver com pessoas realmente excepcionais! Ter um filho especial me levou a ter a certeza de que a dedicação é por tempo integral: para sempre! Dedicar-se à Pessoa Especial é se descobrir sempre capaz! Eles nos ensinam que não tem problemas nem obstáculos que nos impeçam de viver com Alegria e Fé Meu filho especial me ensinou sempre buscar os porquês da Vida, e encontrá-los nas pequenas coisas Conviver com o Especial é descobrir ter paciência

23 QUANDO OLHAMOS PARA A DEFICIÊNCIA, NOS ENTRISTECEMOS, NOS COMOVEMOS, LAMENTAMOS; POIS OLHAMOS PARA AS LIMITAÇÕES, PARA O QUE FALTA QUANDO OLHAMOS PARA A PESSOA, MESMO QUE APRESENTE ALGUMA LIMITAÇÃO, OLHAMOS PARA A CRIAÇÃO DE DEUS, QUE CRIOU A TODOS SEGUNDO SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. ENTÃO PODEMOS NOS ALEGRAR, NOS ENCANTAR, E CELEBRARMOS A VIDA, POIS ENCONTRAMOS O QUE COMPLEMENTA, O QUE NOS FAZ DIGNOS E PLENOS DESTE AMOR QUE FAZ VENCER TODAS AS BARREIRAS: O GRANDE AMOR DE DEUS POR NÓS Angelita (Coordenadora do Grupo Vem Ser Feliz)

24 COMO DEIXAR DE VER A DEFICIÊNCIA E ENXERGAR A PESSOA: TER SENSIBILIDADE PARA PERCEBER A DIFERENÇA E APRENDER A CONVIVER COM A DIVERSIDADE RESPEITAR QUALQUER PESSOA PELO QUE ELA É E NUNCA PELO PRÉ CONCEITO QUE TENHA A SEU RESPEITO VER JULGAR AGIR

25

26 PARÓQUIA ESPÍRITO SANTO NOSSA SEDE RUA BERTIOGA, 354 JARDIM SATÉLITE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS FONE: (12) grupovemserfeliz.blogspot.com

27 AVISOS

28 Reunião dos coordenadores do setor dia 13/09 as 19:30 sala colorida. Instituição do Ministério do casal Edson e Isabel, será no dia 09/09 as 19:30, na igreja Nossa Senhora Soledade, Vista Verde. Convidamos a todos MESCE. Queridos ministros, já estamos com o em funcionamento, quem tem e ainda não recebeu nossas informações, envie um para: As Carteirinhas já chegaram, Favor retirar com o Sr Paulo após a reunião, aqui na frente. Dia 03/10 Segunda-Feira as 19:30, missa Patrono dos Ministros Matheus Moreira, Catedral São Dimas, com Dom Moacir Silva, presença de todos os ministros com o Jaleco. Apostila da formação dos ministros valor R$ 13,50 interessados procurar Sr Paulo, pagamento no Ato.

29 Dia 25/09 (domingo) as 15:00, Missa na Capela do Santíssimo Sacramento, Cemitério do Centro, Oitavo ano de falecimento do Pe. Wagner, convidamos a todos. Avisamos a todos os ministros, que a passagem de Jesus Eucarístico de uma ambula para outra, só pode ser feito em cima do corporal Agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso da venda dos pastéis. MUITO OBRIGADO. Comprometimento dos ministros nas missas, reuniões, celebrações e os doentes. Renovação do ministério para 2012, informaremos na próxima reunião local e a data. Dia 18 de Setembro, chegada da Cruz da jornada mundial da Juventude no Brasil em são Paulo.

30 Retiro 18 de Setembro Local: Espaço Vida Inicio com a Santa missa na igreja as 7:30 Presidida pelo Pe. Bernardo Todos com Jalecos Terá lugar reservado para os ministros Pe. Solicita a presença de todos os ministros

31 Entrega da ficha de inscrição para o retiro é hoje, mas se você não tiver condição de fazê-la, poderá ser feito até o dia do encontro. O mais importante é a sua participação. Alguns ministros serviram nessa missa. Horário da chegada para Santa Missa as 7:15. Todos os MESCE deverão estar revestido com o seus jalecos. Crachá será entregue pelo Coordenador do setor. Café da manhã será no restaurante após a missa.

32 Agradecemos a sua presença Vamos em paz e que Deus nos abençoe.


Carregar ppt "Boa noite Reunião Mensal MESCE - PES Assuntos: Adoração Oração do Ministro Palestra Avisos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google