A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sessão 3 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sessão 3 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Sessão 3 UFCD: 3777- Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS A VÁRIOS FACTORES DE RISCO Sessão 3 Mª Filipa Castanheira Silves, 19 de Abril de 2010

2 3. EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS A VÁRIOS FACTORES DE RISCO
A acção de um tóxico pode ser modificada por combinação de uma ou mais substâncias tóxicas.

3 Acções tóxicas podem potenciar-se por:
• Aumento da velocidade de reabsorção; • Melhoramento da permeabilidade dos tecidos receptores; • Modificação da receptividade das células sensíveis; • Etc.

4 ? Oposição Sentido Contrário
Certas acções tóxicas podem alterar-se por antagonismo: 4 + 6 = 8 ou (+4) + (-4) = 0 ou = 1 Oposição Sentido Contrário ? Substâncias que quando combinadas diminuem o efeito mensurável de cada uma. É o princípio de muitos antídotos.

5 antagonismos dos tóxicos estão na base do tratamento das intoxicações.
Quando há uma diminuição dos efeitos da toxicidade. Duas substâncias dizem-se antagónicas quando uma diminui ou mesmo suprime os efeitos da outra. Os antagonismos dos tóxicos estão na base do tratamento das intoxicações.

6 Usados como indicadores para o controlo de riscos para a saúde.
Controlo dos efeitos nocivos da exposição combinada: Níveis admissíveis de concentração (NAC). Para Substancias combinadas Usados como indicadores para o controlo de riscos para a saúde. + Não devem ser utilizados para distinguir as concentrações seguras de perigosas -

7 B A C EXPOSIÇÃO SIMULTÂNEA
Quando duas ou mais substâncias tóxicas actuam ao mesmo tempo e ao mesmo nível do organismo. Efeito Combinado C A B Deve ser considerado… Efeito Isolado E não o seu … Terá de ser avaliado o efeito simultâneo desses compostos.

8 EXPOSIÇÃO SEQUENCIAL Frequente observar fenómenos de super intoxicação. Exemplo: É o que acontece aquando da inalação (ou da ingestão, embora esta situação não seja consequência da actividade laboral) de álcool em seguida à acção tóxica de certas substâncias.

9 Podem, existir flutuações das concentrações de tóxico, ao longo do dia de trabalho.
Quando as concentrações ultrapassam os valores-limites do tóxico… Não existe risco se as exposições forem compensadas por períodos de menor exposição. No entanto, os valores totais atingidos não deverão ultrapassar determinado valor, sob pena de surgirem efeitos nocivos para a saúde do trabalhador.

10 O que está errado?

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "Sessão 3 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google