A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mª Filipa CastanheiraSilves, 19 de Abril de 2010 UFCD: 3777- Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho Sessão 3 1 EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mª Filipa CastanheiraSilves, 19 de Abril de 2010 UFCD: 3777- Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho Sessão 3 1 EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS."— Transcrição da apresentação:

1 Mª Filipa CastanheiraSilves, 19 de Abril de 2010 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho Sessão 3 1 EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS A VÁRIOS FACTORES DE RISCO

2 2 3. EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS A VÁRIOS FACTORES DE RISCO A acção de um tóxico pode ser modificada por combinação de uma ou mais substâncias tóxicas.

3 3 Acções tóxicas podem potenciar-se por: Aumento da velocidade de reabsorção; Melhoramento da permeabilidade dos tecidos receptores; Modificação da receptividade das células sensíveis; Etc.

4 4 Certas acções tóxicas podem alterar-se por antagonismo: Oposição Sentido Contrário = 8 ou (+4) + (-4) = 0 ou = 1 Substâncias que quando combinadas diminuem o efeito mensurável de cada uma. É o princípio de muitos antídotos.

5 5 Quando há uma diminuição dos efeitos da toxicidade. Duas substâncias dizem-se antagónicas quando uma diminui ou mesmo suprime os efeitos da outra. Os antagonismos dos tóxicos estão na base do tratamento das intoxicações.

6 6 Controlo dos efeitos nocivos da exposição combinada: Níveis admissíveis de concentração (NAC). Para Substancias combinadas Usados como indicadores para o controlo de riscos para a saúde. + Não devem ser utilizados para distinguir as concentrações seguras de perigosas -

7 7 EXPOSIÇÃO SIMULTÂNEA Quando duas ou mais substâncias tóxicas actuam ao mesmo tempo e ao mesmo nível do organismo. Deve ser considerado… Efeito Combinado CAB E não o seu … Efeito Isolado Terá de ser avaliado o efeito simultâneo desses compostos.

8 8 EXPOSIÇÃO SEQUENCIAL Frequente observar fenómenos de super intoxicação. Exemplo: É o que acontece aquando da inalação (ou da ingestão, embora esta situação não seja consequência da actividade laboral) de álcool em seguida à acção tóxica de certas substâncias.

9 9 No entanto, os valores totais atingidos não deverão ultrapassar determinado valor, sob pena de surgirem efeitos nocivos para a saúde do trabalhador. Podem, existir flutuações das concentrações de tóxico, ao longo do dia de trabalho. Quando as concentrações ultrapassam os valores-limites do tóxico… Não existe risco se as exposições forem compensadas por períodos de menor exposição.

10 10 O que está errado?

11 11

12 12

13 13

14 14

15 15

16 16


Carregar ppt "Mª Filipa CastanheiraSilves, 19 de Abril de 2010 UFCD: 3777- Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho Sessão 3 1 EFEITOS RESULTANTES DE EXPOSIÇÕES COMBINADAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google