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1 Apresentação2002. 2 O Grande ABC 3 Segundo o ranking da Pesquisa Brasil in Foco, da Target Pesquisas e Serviços de Marketing, a região tem o 4º Maior.

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1 1 Apresentação2002

2 2 O Grande ABC

3 3 Segundo o ranking da Pesquisa Brasil in Foco, da Target Pesquisas e Serviços de Marketing, a região tem o 4º Maior Mercado Consumidor do país. O gráfico mostra o Índice de Potencial de Consumo (IPC) de dez cidades brasileiras e do Grande ABC. De cada US$ 100 gastos no país, US$ 2,09 serão na região, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Fonte: Pesquisa Brasil em Foco 2002 – Target Pesquisas e Serviços de Marketing A Região tem o 4º maior mercado

4 4 Pela Pesquisa Brasil em Foco 2002, o Brasil tem um potencial de consumo de US$ 309,6 bilhões e, proporcionalmente, o Grande ABC corresponde a US$ 6,49 bilhões (2,09%). O Estado de São Paulo corresponde a US$ 97,5 bilhões (31,50%). Fonte: Pesquisa Brasil em Foco 2002 – Target Pesquisas e Serviços de Marketing US$IPC % Brasil309,6 bilhões100,00% Estado de SP97,6 bilhões31,50% Grande ABC6,49 bilhões2,09% Potencial de Consumo para 2002: US$ 6,49 Bilhões

5 5 A participação dos municípios representa o percentual de cada cidade na composição do potencial de consumo de toda a região. Fonte : Pesquisa Brasil em Foco 2002 – Target Pesquisas e Serviços de Marketing Poder de Compra da Região

6 6 Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 1970 a 1996, o Produto Interno Bruto (PIB) da região passou de US$ 11,1 bilhões para US$ 21,3 bilhões. São Bernardo é o segundo maior PIB do Estado de São Paulo, com US$ 7,2 bilhões em A cidade ficou atrás apenas da capital, com US$ 107,6 bilhões. Estado US$ 296,4 bilhões100,00% Grande ABCUS$ 21,3 bilhões7,19% Capital US$ 107,6 bilhões36,30% O PIB do Grande ABC aumentou 91,6%

7 7 Grande ABC O Grande ABC possui a maior renda per capita do país superando em 27,7% a média do Estado e em 191,2% a média brasileira. Fontes: Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, IBGE e Governo do Estado de São Paulo. Renda per Capita Média

8 Novas Empresas Refletindo a confiança na região, de acordo com estimativa do escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o Grande ABC viu no ano de o surgimento de empresas comerciais e industriais. Micros empresas faturam 22,7% mais O faturamento médio das micro e pequenas empresas da região apresentou alta de 22,7% no período entre novembro de 1999 e novembro de O índice foi superior ao obtido pelo Estado de São Paulo, que foi de 9,4%. Fonte: Pesquisa de Conjuntura das Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Pecompe) – Sebrae/Seade Empresas

9 9 Bancos da região giram R$ 5,4 bilhões O Grande ABC movimentou em 2000 R$ 5,4 bilhões referentes a depósitos à vista, a prazo e poupança nas instituições financeiras das sete cidades. O dado é do Banco Central e representa um aumento de 7,37% em relação a O volume de aplicações da região representa 1,94% de tudo o que foi gerado no Estado de São Paulo.

10 10 Distribuição da População Fonte: IBGE Censo 2000

11 11 População do Grande ABC – habitantes indústria serviços comércio 32,1% 52,6% 15,3% A mão-de-obra economicamente ativa está: Fontes: Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e IBGE Censo 2000 Trabalhadores por Setor

12 12 Até 2004, o Grande ABC receberá R$ 2,9 bilhões em investimentos estratégicos públicos e privados 1. Fontes: 1) jornal Gazeta Mercantil - nº de abril/2000; 2) Seade Entre 1995 e 2000 a região recebeu US$ 9,57 bilhões em investimentos de empresas privadas. Este valor corresponde a 9,57% do valor total investido em todo Estado de São Paulo 2. Região é Foco de Grandes Investimentos

13 13 Redes e Franquias

14 14 Hiper/Supermercados Fontes: Site da Empresa e Assessoria de Imprensa

15 15 Postos de Gasolina Fonte: Sincopetro

16 16 Revendas de Veículos Fonte: Site da Empresa/Assessoria de Imprensa

17 17 Agências Bancárias Fonte: Site da Empresa/Assessoria de Imprensa

18 18 Agências Bancárias Fonte: Site da Empresa/Assessoria de Imprensa

19 19 O Grande ABC possui 732 escolas Escolas Particulares Municipais Estaduais ProfessoresAlunos

20 20 Universidades e Faculdades 19 Estabelecimentos no Total Santo André 6 São Bernardo 6 São Caetano 4 Mauá 1 Ribeirão Pires 1 Diadema 1 Fonte: Sindicato dos Professores do ABC

21 21 As indústrias do Grande ABC reestruturaram suas linhas de produção em ritmo mais acelerado que em qualquer outra região do Estado de São Paulo durante a década de 90. A informação consta na pesquisa divulgada pela Fundação Estadual de Análise de Dados e Estatísticas (Seade) e Agência de Desenvolvimento do ABC. Os números derrubam a tese de que as indústrias do ABC fugiram em massa da região nas anos 90. Instalação e mudanças de indústrias no Grande ABC e no Município de SP* Quantidade de empresas (em%) que trasferiram unidades industriais Grande ABC Capital RMSP** Estado de SP Quantidade de empresas (em%) que instalaram novas unidades industriais Estudo Derruba Tese de Esvaziamento Fonte:Paep/Seade/Agência do ABC/Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santo André 3,9 0,7 3,7 1,4 16,6 14,5 15,7 13,1 * Entre 1990 e 1996, incluindo outras regiões. ** Exceto Grande ABC e Capital

22 22 Grupo

23 23 Com 44 anos de existência, o Diário do Grande ABC firmou-se como uma empresa forte, sólida, sempre em desenvolvimento. O Diário do Grande ABC, é o principal veículo de comunicação da região, prioriza o noticiário local, mas aborda com profundidade também os temas nacionais e internacionais.

24 24 O Grupo edita também a Revista Livre Mercado, veículo especializado em negócios, dirigida exclusivamente aos diretores e executivos da região.

25 25 O Diário OnLine é a versão na Internet do Diário do Grande ABC. Competindo de igual para igual com grandes provedores de informação no país, detém um modelo pioneiro e original entre os sites de língua portuguesa. Diário OnLine Fonte: IVC – Novembro de 2001 Page Views/Mês: Visitantes/Mês: Leitores únicos Mês: Page Views/Mês: Visitantes/Mês: Leitores únicos Mês:

26 26 DGABC Solutions A DGABC Solutions é a agência virtual do Diário OnLine. Tem como principal objetivo oferecer soluções completas em Internet. Mais do que construir sites, a DGABC Solutions cuida de todo o conteúdo, dá consultoria na área de Internet e cuida da divulgação no Diário OnLine.

27 27 O Jornal

28 28 O Jornal É o 7º maior impressor de jornal do Brasil e o 23º da América Latina. Desde Maio de 2001, está em operação a nova rotativa Solna, que veio para complementar a atividade de impressão do jornal, possibilitando a produção de cadernos de até 8 páginas inteiramente coloridos no formato standard. A outra rotativa, Uniman 4/2 S, propicia uma das melhores qualidades de impressão a 4 cores do mercado.

29 29 O Diário do Grande ABC é o maior jornal do Brasil em vendas de grandes anúncios publicitários, superando O Globo, Gazeta do Povo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Uma pesquisa mensurada pelo instituto Ibope Monitor, divulgada em janeiro de 2002, confirmou a liderança do Diário do Grande ABC no ranking de veiculação de anúncios publicitários veiculados em 2001.A equipe comercial do Diário do Grande ABC garantiu a venda de 15 mil páginas, volume similar ao do ano anterior O Jornal

30 30 Ano/2001 Classificados - cm/col. DGABC Estado Folha Possui o maior classificados do Brasil. Classificadão Fonte:Departamento marketing Diário Grande ABC

31 31 Média Diária de Circulação fonte: Departamento de Circulação

32 32 Ipsos-Marplan Consolidado 2001

33 33 XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001 Leitores da Região do Grande ABC

34 34 XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado % Lêem apenas o Diário Leitores da Região do Grande ABC

35 35 Qualificação – Leitores do Diário XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001

36 36 Tráfego de Leitura XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001

37 37 Tráfego de Leitura XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001

38 38 XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001 Comparativo de Leitores

39 39 XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001 Comparativo de Leitores - Classe Social

40 40 XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001 Comparativo de Leitores

41 41 XLIII Estudos Ipsos-Marplan – Consolidado 2001 Comparativo de Leitores


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