A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem."— Transcrição da apresentação:

1

2 CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem mais estreita tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é menor e como consequência a pressão sob o mesmo é maior. -Pneus com parede lateral maior também tem grande vantagem, pois possuem um diâmetro maior aumentando o vão livre entre o solo e o diferencial. -Fique Atento aos blocos de tração lateral muito importante para sair de valas (facões/camaleões) CUIDADOS: esses tipos de pneus exigem mais dos diferencias e embreagem e seu uso deve em baixa velocidade além de evitar terrenos firmes.

3 URUARÁ 4 X 4 Condição de Piso: Misto, Argilosos e ramais firmes PNEU INDICADO: - On / off road misto - Neste evento o pneu ideal requer banda de rodagem intermediária bem como blocos e covas mais próximos diminuindo os ruídos internos do veículo bem como seu desgaste prematuro pois a distância percorrida em terreno firme é maior

4 PONTA NEGRA 4X4 Condição de Piso: Arenoso/argiloso sem camada firme PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem mais LARGA tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é MAIOR e como consequência menor a possibilidade do pneu afundar no solo. -Neste evento pode-se usar pneus com paredes laterais menores, pois possuem um diâmetro MENOR aumentando o torque aliviando os esforços da embreagem e do diferencial.

5 Aplicações Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo: PNEUS DE ALTA PERFORMANCE: Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco corforto. PNEUS CONVENCIONAIS: São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade. PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO): São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem. PNEUS 100 % OFF ROAD: São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem. CONHEÇA O PNEU

6 Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência; Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda; Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga; Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo; Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo. Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

7 ITEM DESCRIÇÃO 1 MARCA / MODELO DO PNEU 2 STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço) 3 Medidas do Pneu: 33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) 11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54) R = Radial 15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54) 6PR = 6 lonas 108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela abaixo) Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela abaixo) 4 Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia) 5 TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara 6 Número de série de fabricação 7 Nome fantasia do pneu 8 Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA)

8 9 Aviso de Segurança: AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de: - Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga. Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo. - Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada. Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus. 10 Certificação INMETRO 11 MT 754 - Código do modelo do pneu 12 Origem da fabricação do pneu 13 Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI 14 Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas)

9 NERVURA CENTRAL: Mantém um contato "circunferencial" do pneu com o piso (Manobrabilidade, aderência) BLOCOS: Também chamados de biscoito, proporcionam tração e frenagem SULCOS: São responsáveis pela drenagem (expulsão) da água e lama DRENOS: São sulcos auxiliares que levam a água para fora da área de contato do pneu com o solo, aumentando a aderência em piso molhado COVAS: Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor do pneu * RELAÇÃO ENTRE ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS): - Pneu com proporção de áreas vazias (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou com lama ou areia. - Pneu com proporção de áreas cheias (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso de asfalto seco. ON / OFF ROAD RADIAL (USO MISTO) 100% OFF ROAD DIAGONAL CONVENCIONAL RADIAL

10 Sites úteis www.tudosobrepneu.com.br/index.php www.goodyear.eu/po_pt/tire-advice/tire-information/ www.geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres


Carregar ppt "CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google