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CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem.

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2 CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: % off road -Pneus com banda de rodagem mais estreita tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é menor e como consequência a pressão sob o mesmo é maior. -Pneus com parede lateral maior também tem grande vantagem, pois possuem um diâmetro maior aumentando o vão livre entre o solo e o diferencial. -Fique Atento aos blocos de tração lateral muito importante para sair de valas (facões/camaleões) CUIDADOS: esses tipos de pneus exigem mais dos diferencias e embreagem e seu uso deve em baixa velocidade além de evitar terrenos firmes.

3 URUARÁ 4 X 4 Condição de Piso: Misto, Argilosos e ramais firmes PNEU INDICADO: - On / off road misto - Neste evento o pneu ideal requer banda de rodagem intermediária bem como blocos e covas mais próximos diminuindo os ruídos internos do veículo bem como seu desgaste prematuro pois a distância percorrida em terreno firme é maior

4 PONTA NEGRA 4X4 Condição de Piso: Arenoso/argiloso sem camada firme PNEU INDICADO: % off road -Pneus com banda de rodagem mais LARGA tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é MAIOR e como consequência menor a possibilidade do pneu afundar no solo. -Neste evento pode-se usar pneus com paredes laterais menores, pois possuem um diâmetro MENOR aumentando o torque aliviando os esforços da embreagem e do diferencial.

5 Aplicações Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo: PNEUS DE ALTA PERFORMANCE: Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco corforto. PNEUS CONVENCIONAIS: São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade. PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO): São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem. PNEUS 100 % OFF ROAD: São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem. CONHEÇA O PNEU

6 Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência; Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda; Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga; Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo; Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo. Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

7 ITEM DESCRIÇÃO 1 MARCA / MODELO DO PNEU 2 STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço) 3 Medidas do Pneu: 33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) = Largura do pneu em polegadas (x 2,54) R = Radial 15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54) 6PR = 6 lonas 108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela abaixo) Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela abaixo) 4 Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia) 5 TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara 6 Número de série de fabricação 7 Nome fantasia do pneu 8 Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA)

8 9 Aviso de Segurança: AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de: - Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga. Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo. - Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada. Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus. 10 Certificação INMETRO 11 MT Código do modelo do pneu 12 Origem da fabricação do pneu 13 Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI 14 Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas)

9 NERVURA CENTRAL: Mantém um contato "circunferencial" do pneu com o piso (Manobrabilidade, aderência) BLOCOS: Também chamados de biscoito, proporcionam tração e frenagem SULCOS: São responsáveis pela drenagem (expulsão) da água e lama DRENOS: São sulcos auxiliares que levam a água para fora da área de contato do pneu com o solo, aumentando a aderência em piso molhado COVAS: Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor do pneu * RELAÇÃO ENTRE ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS): - Pneu com proporção de áreas vazias (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou com lama ou areia. - Pneu com proporção de áreas cheias (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso de asfalto seco. ON / OFF ROAD RADIAL (USO MISTO) 100% OFF ROAD DIAGONAL CONVENCIONAL RADIAL

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