A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização Contemporânea UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CENTRO CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA em Gestão de Pessoas Professor Francisco Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização Contemporânea UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CENTRO CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA em Gestão de Pessoas Professor Francisco Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 Organização Contemporânea UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CENTRO CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA em Gestão de Pessoas Professor Francisco Fernandes Neto Apostila de slides: Organização Contemporânea

2 Administração Científica Teoria Clássica Teoria da Burocracia Behaviorismo Estruturalismo Teoria de Sistemas Cibernética Abordagem Contingencial Administração Estratégica Administração Participativa A Visão Holística Administração Empreendedora Administração Virtual Reengenharia Holográfica

3 Organização Contemporânea 1903 – Administração Científica Teoria da Burocracia1916 – Teoria Clássica1932 – Teoria das Relações Humanas1947 – Teoria Estruturalista

4 Organização Contemporânea 1950 – Teoria dos Sistemas1953 – Abordagem Sociotécnica1954 – Teoria Neoclássica 1957 – Teoria Comportamental 1962 – Desenvolvimento Organizacional 1972 – Teoria da Contingência

5 Organização Contemporânea

6

7

8 Administração Científica - Taylor Ciência, em lugar de empirismo. Harmonia, em vez de discórdia. Cooperação, não individualismo. Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade Organização Racional do Trabalho – ORT Principais aspectos e elementos Organização do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. Estudo da fadiga humana. Supervisão funcional. Padronização de métodos e máquinas. Desenho de cargos e de tarefas. Princípios da exceção. Conceito de homo economicus. Ficha de instruções de serviço. Incentivos salariais e prêmio de produção. Divisão do trabalho e especialização do operário. Condições ambientais de trabalho.

9 Organização Contemporânea Princípios da Administração Científica de Taylor

10 Organização Contemporânea Princípios da Administração Científica de Taylor

11 Organização Contemporânea Administração Científica - Taylor

12 Organização Contemporânea Críticas à Administração Científica

13 Organização Contemporânea Recursos Humanos versus Modelos de Administração Homo economicus ( t. científica) Homo economicus ( t. científica) O incentivo monetário é o que motiva os trabalhadores.

14 Organização Contemporânea Funções Básicas da Empresa 1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. 2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação. 3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. 4. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa pairando sempre acima delas.

15 Organização Contemporânea Funções Universais da Administração

16 Organização Contemporânea Funções Universais da Administração

17 Organização Contemporânea Tipos de Sociedade Características místicas, arbitrárias e personalizadas, como: grupos revolucionários e partidos políticos. Sociedade Carismática Predominam normas impessoais e racionais na escolha dos meios e dos fins, como: grandes empresas, nos estados modernos, e nos exércitos. Sociedade Legal, Racional ou Burocrática Características patriarcais e patrimonialista como: a família, o clã e a sociedade medieval. Sociedade Tradicional

18 Organização Contemporânea Tipologia de Autoridade –-–- Defesa da dominação tradicional e dependência econômica. Forma Patrimonial Autonomia e fidelidade (relações ao senhor). Forma Feudal Aceitação das ordens dos superiores. Domínio patriarcal. Autoridade Tradicional

19 Organização Contemporânea Aceitação da autoridade do superior em função de sua personalidade - CARISMA. Autoridade Carismática Aceitação das ordens do superior. Concordância com preceitos e normas. Autoridade Legal, Racional ou Burocrática Tipologia de Autoridade

20 Organização Contemporânea Burocracia - Weber

21 Organização Contemporânea Vantagens da Burocracia

22 Organização Contemporânea Disfunções da Burocracia

23 Organização Contemporânea Críticas à Teoria da Burocracia

24 Organização Contemporânea Críticas à Teoria da Burocracia

25 Organização Contemporânea Teoria das Relações Humanas Pressupostos:Pressupostos: - Os aspectos sociológicos, psicológicos e emocionais são mais importantes que os técnicos. - A integração grupal é primordial para o bem estar psico-emocional dos trabalhadores. - Desviando-se das normas grupais, sofrem punições sociais ou morais dos colegas, marginalizando-os do relacionamento como grupo. - O comportamento dos trabalhadores está condicionado a aspectos biológicos e a normas e padrões sociais. - A motivação econômica passa a ser secundária na determinação do rendimento do trabalhador. - A necessidade de reconhecimento, aprovação social e a participação são prioritárias.

26 Organização Contemporânea Teoria das Relações Humanas Trabalho simples e repetitivos são monótonos e negativos para a motivação do trabalhador; as tarefas devem ser estimulantes, incentivando assim a produtividade e a qualidade.

27 Organização Contemporânea Teoria das Relações Humanas Síntese da Teoria: - Valorização do homem como ser social. - Valorização e consideração do lado emocional dos trabalhadores. - Estímulo e apoio a um bom relacionamento do lado emocional dos trabalhadores. - Estímulo ao trabalho em grupo. - Processo de comunicação dinâmico e permanente. - Desenvolvimento e valorização da liderança. - Desenvolvimento do lado afetivo com a organização. - Acentuado valor à organização informal.

28 Organização Contemporânea Teoria das Relações Humanas Síntese da Teoria (continuação): - Valorização da habilidade de administração humana. - Concentração de esforços, processos e recompensas grupais.

29 Organização Contemporânea Teoria das Relações Humanas Conclusões:Conclusões: - O nível de produção é resultante da integração social. - O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo. - As recompensas e sanções não econômicas influenciam significativamente o comportamento dos trabalhadores. - Os grupos informas constituem a organização humana da empresa, muitas vezes em contraposição à organização formal. - Cada indivíduo é uma personalidade diferenciada que influi no comportamento e atitudes dos outros com os quais mantém contato.

30 Organização Contemporânea Homo socius (rel. humanas) Homo socius (rel. humanas) O comportamento do homem está relacionado a normas e padrões sociais. Recursos Humanos versus Modelos de Administração Homo economicus ( t. científica) Homo economicus ( t. científica) O incentivo monetário é o que motiva os trabalhadores.

31 Francisco Neto


Carregar ppt "Organização Contemporânea UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CENTRO CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA em Gestão de Pessoas Professor Francisco Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google