A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL DESLOCAMENTO NA MATA CAP QOBM AVELAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL DESLOCAMENTO NA MATA CAP QOBM AVELAR."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTÁGIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL DESLOCAMENTO NA MATA CAP QOBM AVELAR

3 TIPOS DE VEGETAÇÃO A região Amazônica possui uma vegetação formada de: Floresta Equatorial – maior parte e constituída com árvore de grande porte; Floresta de Palmeiras – pequenas porções; Vegetação hidrófila (mangues) – faixa litorânea; Vegetação secundária – maior dificuldade de deslocamento. DESLOCAMENTO NA SELVA Regra Geral: E S A O N 1.E – Estacione – fique parado, não ande à toa; 2.S – Sente-se – Para descansar e pensar; 3.A – Alimente-se – saciando a fome e a sede, melhora o raciocínio;

4 4. O – Oriente-se – Onde está, de onde veio, por onde veio ou para onde ir; 5. N – Navegue – Desloque-se na direção selecionada. ORIENTAÇÃO -Selva igual, levará ao desvio da direção desejada; 1.Carta topográfica – reproduz os acidentes naturais do terreno, com posições horizontais e verticais. 2.Orientação pelo Sol – ao nascer define a direção LESTE e ao se pôr a direção OESTE. 3.Orientação Com Bússola – mais recomendado para deslocamento na selva.

5 PRECAUÇÕES NO EMPREGO DA BÚSSOLA 1.Variação da declinação magnética; 2.É afetado por presença de ferro, magnetos, fios condutores e aparelhos elétricos; 3.Distâncias de segurança para utilização da bússola: Linha de alta tensão - 60 m.; Viatura ou Carro de Combate – 20 m.; Linhas Telegráficas – 20 m.; Arame Farpado – 10m.; Arma Automática – 03 m.; Capacete ou Fuzil – 01 m.

6 NAVEGAÇÃO TERRESTRE DIURNA Equipe de Navegação – na selva é composta de 04 homens. 1.Homem-ponto: aquele que fica a frente servindo de ponto de referência. 2.Homem-bússola: homem que trabalha com a bússola e fica a retaguarda do homem-ponto. 3.Homem-passo:desloca atrás do homem-bússola e tem a missão de contar os passo e transformá-los em metros. 4.Homem-carta: auxiliará na identificação dos pontos de referência. TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO 1.O azimute é desconhecido – o grupo está e tentará encontrar um caminho para a salvação. 2.O azimute e a distância aproximada do objetivo é conhecido – dessa maneira é mais facilitada a navegação.

7 NAVEGAÇÃO TERRESTRE NOTURNA 1.Homem-ponto: portará um bastão de 2m de altura, onde fixará uma fita luminosa(fosforescente); 2.Homem-bússola: portar uma bússola luminosa ou utilizará uma lanterna para efetuar a visualização da mesma. 3.Homem-passo: deslocar-se junto ao homem bússola, para não se perder, e portará uma lanterna se possível. 4.Homem-carta: não atuará uma vez que não terá visibilidade. DESVIO DE OBSTÁCULO a.Do ponto de referência nítido: chegado ao obstáculo verifica-se um ponto nítido do lado oposto e desloca-se até ele e reinicia a navegação. b.Da compensação com passos e ângulos retos.


Carregar ppt "ESTÁGIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL DESLOCAMENTO NA MATA CAP QOBM AVELAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google