A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revolta do Juazeiro aconteceu no sertão do Cariri, no interior cearense, em 1914. Foi gerada pela intervenção do poder do governo federal na política.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revolta do Juazeiro aconteceu no sertão do Cariri, no interior cearense, em 1914. Foi gerada pela intervenção do poder do governo federal na política."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Revolta do Juazeiro aconteceu no sertão do Cariri, no interior cearense, em Foi gerada pela intervenção do poder do governo federal na política dos estados, tendo como símbolo o Padre Cícero. A revolta é um exemplo da ligação entre o clero católico e os grandes proprietários nos sertões brasileiros.

3 Pacto dos Coronéis (1911) Padre Cícero é eleito prefeito de Juazeiro do Norte com o apoio dos grandes fazendeiros locais. Para assegurar a permanência da família Accioly no governo cearense, o padre promove o chamado "pacto dos coronéis", com 17 dos principais chefes políticos da região do Cariri. Então o coronel Marcos Franco Rabelo, interventor nomeado pelo governo nacional, passou a perseguir o Padre Cícero, destituindo-o de seus cargos e ordenando sua prisão. A medida foi imediatamente reprovada por grupos oligárquicos do Ceará, que, liderados por Floro Bartolomeu, organizaram um batalhão formado por jagunços e romeiros em defesa do Padre Cícero.

4 Juntos, forçam a Assembléia Legislativa a rejeitar o nome de Franco Rabelo, escolhido pelo presidente Hermes da Fonseca para governar o estado. A fim de garantir a decisão, os fazendeiros armam centenas de sertanejos e os enviam à capital, onde são contidos pelas forças federais. Franco Rabelo renuncia e Hermes da Fonseca nomeia interventor do estado o general Setembrino de Carvalho. Padre Cícero aumenta sua influência sobre a população sertaneja, que o venera como santo. Por ocasião de sua morte, em 1934, sua fama se espalha pelo Nordeste e Norte do país.

5 Pelo envolvimento no evento político, o Padre Cícero foi excomungado pela Igreja Católica no fim da década de Todavia sua influência no Ceará e na região Nordeste fizeram com que sua imagem como homem santo fosse mantida, até hoje é venerado pela população da região e atrai milhares de pessoas a Juazeiro do Norte.

6 Causas - Intervenção do governo central no ceará, retirando do poder a tradicional família Accioly (política das salvações). - Padre Cícero lidera um exército formado por fiéis que recuperam o poder para a tradicional família. - Prestígio político do padre cícero aumenta consideravelmente, e a família accioly retoma o controle do estado do ceará.

7 A Revolta de Juazeiro é considerada, também, movimento messiânico. Considera-se como movimento messiânico, aquele que é comandado por um líder espiritual, um "messias", que a partir de suas pregações religiosas passa a arregimentar um grande número de fiéis, numa nova forma de organização popular, que foge as regras tradicionais e por isso é vista como uma ameaça a ordem constituída.

8 O conflito aconteceu durante a República Velha, em (Ao mesmo tempo em que acontecia a Guerra do Contestado nos estados do Paraná e Santa Catarina).


Carregar ppt "A Revolta do Juazeiro aconteceu no sertão do Cariri, no interior cearense, em 1914. Foi gerada pela intervenção do poder do governo federal na política."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google