A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.) Módulo III: Previsão de Impactos (capítulo 10 do livro base – Sanchez, 2008)

2 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Contextualização A previsão de impactos é a etapa do EIA que busca informar sobre a magnitude ou a intensidade das mudanças no ambiente. A previsão é um dos passos da análise dos impactos sobre o meio ambiente. Neste passo é fornecida uma descrição fundamentada e quantificada dos impactos identificados na etapa anterior. (estudo de base = diagnóstico ambiental)

3 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Contextualização Lembrando que na etapa de diagnóstico ambiental são fornecidos os dados para a previsão dos impactos, que, por sua vez, serão utilizados para avaliar a importância de tais impactos, delineando as medidas para evitar, atenuar ou compensar tais impactos adversos.

4 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Contextualização Neste sentido a função da previsão de impactos é: Estimar a magnitude (intensidade) dos impactos; Fornecer dados para avaliar a importâncias dos impactos; Projetar um cenário da situação futura do ambiente pós projeto; Comparar e selecionar alternativas; e Subsidiar a definição das medidas mitigadoras.

5 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Planejar a previsão de impactos Prever os impactos envolve 5 passos: 1 - Escolha de indicadores = O que prever? Quais indicadores? Previsibilidade (capacidade e custo de monitorar estes parâmetros na fase de acompanhamento, caso o projeto seja aprovado);

6 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Planejar a previsão de impactos Prever os impactos envolve 5 passos: 2 – Como fazer a previsão, dividida em duas formas: 2.1 – definir materiais e métodos. Ex. modelos. 2.2 – justificar as razões da escolha (no caso dos materiais e métodos).

7 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Planejar a previsão de impactos Prever os impactos envolve 5 passos: 3 – Calibração e validação do método: necessário quando se emprega um modelo desenvolvido para outra situação.

8 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Planejar a previsão de impactos Prever os impactos envolve 5 passos: 4 – Aplicação do método e obtenção dos resultados: significa, em essência, fazer as previsões.

9 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Planejar a previsão de impactos Prever os impactos envolve 5 passos: 5 – Análise e interpretação: interpretar os resultados dentro do contexto da avaliação de impactos no caso concreto; é importante discutir as incertezas das previsões e a sensibilidade dos resultados. Em outras palavras, quais seriam os resultados se as hipóteses e os pressupostos adotados não forem verdadeiros?

10 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Indicadores de impacto Uma forma de descrever a situação futura do ambiente afetado por um projeto/empreendimento é através de indicadores ambientais, escolhidos segundo uma lógica determinada. Os indicadores são úteis na fase de diagnóstico, previsão de impactos e monitoramento. Defini-se indicadores ambientais como: Parâmetro que fornece uma medida, especialmente da magnitude do impacto ambiental; Uma variável ou estimativa ambiental que fornece uma informação agregada sobre um fenômeno.

11 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Indicadores de impacto Indicadores fornecem uma interpretação de dados ambientais: Ex. Nas ciência biológicas, uma espécie exige determinadas condições ambientais para sua ocorrência, como temperatura e umidade dentro de certos parâmetros. Encontrada a espécie tem-se o indicativo da existência da referida condição ambiental.

12 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Indicadores de impacto Nas geociências, por exemplo, existe a preocupação com a definição de indicadores para medir e acompanhar os processos do meio físico modificados pela ação humana. Exemplificando: Feições erosivas de pequeno porte (sulcos e ravinas) têm sua magnitude indicada por meio de parâmetros como comprimento, profundidade e área afetada; Posicionamento e variação dos níveis freáticos indicados por parâmetros como profundidade média e amplitude de oscilação dos níveis piezométricos (altura que medeia da superfície do terreno a um lençol de água subterrâneo); Assoreamento, cuja magnitude é indicada pela área afetada e volume de sedimentos depositados.

13 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Indicadores de impacto Os indicadores ambientais são parâmetros representativos de processos ambientais ou do estado do meio ambiente, em outras palavras, a situação em um dado momento, local ou região. Existem inúmeros indicadores possíveis num procedimento de AIA. Selecionar os indicadores mais adequados é de suma importância para os técnicos e analistas.

14 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Indicadores de impacto Lembrando que na etapa do Estudo de Base, os indicadores permitem descrever a situação anterior à instalação do projeto/empreendimento; Na etapa de previsão de impactos ambientais, os indicadores auxiliam na descrição da situação futuro, ou seja, após a instalação do empreendimento; Na gestão e monitoramento, os indicadores são justamente os parâmetros que devem ser medidos e acompanhados.

15 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos Existem inúmeros métodos e procedimentos utilizados para a previsão de impactos ao meio ambiente. O melhor método é aquele mais adaptado ao problema que se pretende resolver, que deve ser proporcional ao problema.

16 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Modelos matemáticos Modelos são representações simplificadas da realidade, selecionando-se alguns aspectos mais relevantes e negligenciando-se outros. Modelos podem ser: Analógicos: como uma representação em escala reduzida de um relevo, um estuário etc.; Conceituais: descrição qualitativa dos componentes e das relações de um sistema; ou Matemáticos: representações formalizadas mediante um conjunto de equações matemáticas que descrevem um fenômeno da natureza.

17 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Modelos matemáticos Diversos processos ambientais podem ser modelados, principalmente os fenômenos físicos. No campo da AIA os modelos matemáticos são freqüentes. A grande vantagem do modelo matemático é que diferentes cenários podem ser simulados. Isto permite ao analista considerar diferentes cenários.

18 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Modelos matemáticos Qualquer que seja o campo da AIA em que a modelagem for aplicada é fundamental a participação do especialista. Existem inúmeros modelos disponíveis, mas a escolha de um modelo, que seja mais adequado à situação concreta, depende de dados para alimentá-lo. Associado à questão dos dados, está a interpretação dos resultados, que dependem do olhar do especialista.

19 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Comparação e extrapolação Comparação e extrapolação constituem-se noutra forma de fazer previsões: A comparação é associar situações semelhantes; A extrapolação leva em conta semelhanças e diferenças entre a situação existente e aquela que é objeto de previsão.

20 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Comparação e extrapolação Diferentes enfoques podem ser utilizados para extrapolações, como: Ensaios em escala piloto; Ensaios in situ; Analogia com casos similares, mantendo-se a proporcionalidade entre ação e efeito.

21 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Comparação e extrapolação Comparação com casos semelhantes e extrapolação é um método utilizado pelo público e ONG para criticar ou apresentar argumentos contrários à aprovação de algum projeto/empreendimento.

22 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Experimentos de laboratório e de campo É possível desenvolver estudos experimentais objetivando a previsão de alguns impactos. Não obstante qualquer extrapolação de dados obtidos em laboratório buscando refletir uma situação real requer cautela e a análise criteriosa de especialistas, qualquer que seja o método utilizado.

23 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Simulações e modelos análogos Alguns impactos ambientais podem ser simulados em computador. Para isto é feito um modelo digital simulando a situação que se objetiva. Os mapas temáticos – geralmente preparados durante os Estudos de Base – têm uma série de aplicações na análise de impactos ambientais, servindo, por exemplo, como ferramenta para quantificar impactos sobre o uso do solo ou sobre fragmentos da vegetação. Modelos em escala reduzida podem ser empregados para simular certos impactos. Por exemplo, reproduzindo uma paisagem, que pode ser alterada no modelo objetivando a visualização de diferentes cenários.

24 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Julgamento de especialistas Há situações nas quais a previsão de impactos se dá por julgamento de especialistas. Isto ocorre porque certos especialistas possuem condições de opinar sobre a probabilidade de ocorrência, a extensão espacial e temporal, ou mesmo sobre a magnitude de certos impactos ambientais. Tais opiniões são expressas com base na experiência e conhecimento de certos cientistas. Qualquer que seja o método para obter a opinião de especialistas as razões que fundamentam a opinião e as hipóteses assumidas devem ser detalhadamente descritas.

25 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Métodos de previsão de impactos – Julgamento de especialistas É comum encontrar nos EIAs previsões de diferentes tipos, agrupadas em quatro classes: I – previsões formais; II – previsões baseadas na experiência de profissionais; III – extrapolações a partir de casos conhecidos; e IV – puras suposições. Todas as previsões contam com certa margem de incerteza, nem sempre acompanhadas de margem de erro.

26 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Incertezas e erros de previsão Dentro de uma perspectiva real, as previsões de impactos deveriam ser verificáveis, ou seja, livres de ambigüidades e colocadas como hipóteses que pudessem ser testadas com um plano apropriado de estudo. De um modo geral, os EIAs chegam a conclusões semelhantes: Muitas previsões não são passíveis de verificação, pois são formuladas em termos relativamente vagos; Muitas previsões não são passíveis de verificação, pois o monitoramento não é realizado de forma satisfatória; Os projetos efetivamente implantados não correspondem exatamente àqueles descritos no AIA.

27 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Incertezas e erros de previsão É mais grave a falta de identificação de um impacto do que a incorreta previsão de sua magnitude. Um impacto pode não ser identificado porque não se está olhando para ele. A não identificação de impactos significativos pode ocorrer por dois motivos: I – deficiência na organização ou na coordenação do EIA; II – insuficiência de conhecimentos acerca dos processos ambientais ou das interações entre o projeto e o meio. Leitura do terceiro parágrafo da pg. 282

28 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Incertezas e erros de previsão Tanto a modelagem como a extrapolação podem resultar em erros de previsão por motivos intrínsecos, ou seja, não estão relacionados às diferenças entre o projeto analisado no EIA e aquele efetivamente implantado. As dificuldades de prever impactos e as incertezas de previsão são inerentes ao processo de AIA. Disto resulta a importância das medidas de gestão ambiental e da fase de acompanhamento do processo que é capaz de detectar impactos não previstos e chamar atenção para a necessidade de medidas corretivas. As previsões, mesmo incertas, contribuem para a definição dos programas de gestão.

29 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Incertezas e erros de previsão Conhecer a magnitude dos futuros impactos auxilia na interpretação de sua importância. Mas a previsão de impactos é um meio, não uma finalidade do EIA. O objetivo do EIA não é prever impactos, mas analisar a viabilidade de um projeto e reduzir a magnitude e a importância dos impactos adversos. Uma das tarefas da AIA é comparar alternativas.

30 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler PREVISÃO DE IMPACTOS Área de influência Somente depois da previsão de impactos é que se pode tirar algumas conclusões sobre a área de influência do projeto. O tamanho da área de influência não é necessariamente um indicativo da importância do impacto ambiental. Embora em alguns casos pode ser. A área de influência é uma das conclusões da análise dos impactos. Identifica, prevê a magnitude e avalia a importância dos impactos decorrentes do projeto/empreendimento. Uma boa análise indica qual o alcance geográfico dos impactos.

31 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler SEGUNDO MOMENTO: DISCUSSÃO E COMENTÁRIOS SOBRE A PROVA


Carregar ppt "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google