A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Peço que leias até o final!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Peço que leias até o final!"— Transcrição da apresentação:

1 Peço que leias até o final!
Mensagem... Esta apresentação é um convite à informação e ao debate franco e transparente sobre o Sistema de Avaliação no RS. Peço que leias até o final! Obrigada!

2 AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO RS
Existem dois tipos de avaliação: SAEB(Nacional) e SAERS (estadual) São realizadas avaliações fragmentadas (Língua Portuguesa e Matemática) para avaliar o desempenho do ALUNO. * A avaliação dos professores com vistas à promoção no Plano de Carreira são desarticuladas da realidade da escola

3 As avaliações dos alunos geram resultados que podem facilitar classificações das escolas em boas, médias ou ruins, possibilitando julgamentos e generalizações da sociedade sobre uma dita má qualidade a escola pública.

4 As instituições gestoras
(Coordenadorias Regionais de Educação e SEDUC) não são avaliadas, ficando sem estabelecer a relação existente com a realidade das escolas, alunos e professores, tanto no que se refere às condições de trabalho como aos aspectos pedagógicos.

5 apesar das dificuldades, não aparecem,
As boas práticas educativas realizadas nas escolas, fruto da seriedade da maioria dos professores e direções para garantir um trabalho de qualidade, apesar das dificuldades, não aparecem, não repercutem positivamente na carreira e não são publicamente reconhecidos pela sociedade e pelos governos.

6 de Avaliação Participativa
A PROPOSTA DA SEDUC Sistema Estadual Articulado de Avaliação Participativa do RS - SEAAP/RS -

7 ESCOLA CRE SEDUC SEAAP MAGISTÉRIO ESTUDANTES

8 Aspectos físicos e estruturais
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NO SEAAP Aspectos físicos e estruturais Comunidade onde está inserida: participação dificuldades e possibilidades Processo pedagógico: avanços e dificuldades para aprendizagem dos alunos Gestão, assessoramento

9 ALGUMAS PREMISSAS IMPORTANTES:
Valorizar o empenho coletivo dos professores, funcionários e direção em qualificar: o trabalho escolar; a permanência dos alunos na escola; a gestão nas CREs e na SEDUC; a definição de políticas públicas.

10 Impedir a vinculação entre desempenho do aluno e prêmio/castigo ao professor: sem competição, sem meritocracia! Manter e valorizar o Plano de Carreira dos Membros do Magistério Público estadual!

11 Mas e o Decreto? 1. O Plano de Carreira é uma Lei.
2. A regulamentação de Leis é feita por decreto. 3. Desde 1975 as promoções foram regulamentadas por decreto, pois essa é a forma de regulamentar. 4. O decreto de 1975, foi revogado pelo de 1980 que, por sua vez, foi revogado em 1993. 5. Agora, para atualizar e aperfeiçoar o regulamento das promoções é preciso editar novo decreto que, por óbvio, não tem força para mudar uma Lei.

12 * Só uma lei muda outra lei.
* Logo, não há mudança no Plano de Carreira.

13 ALGUMAS das MUDANÇAS... ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO SEÇÃO II
Da Promoção por Merecimento Art. 9º - (MANTIDO) ALTERAÇÕES A – Atualização e aperfeiçoamento / formação continuada. B – Contribuição no campo da educação e reconhecimento público. C – Atividades educacionais e serviços relevantes. D – Responsabilidade profissional. E – Rendimento e qualidade pedagógica do trabalho. (nos moldes da FIRESC atual)

14 Parágrafo 5º - Critérios de desempate:
II - unidocência na 1ª à 5ª séries do 1º grau, classe de Jardim de Infância e classes especiais; III - exclusivamente docência na 5ª à 8ª séries de 1º grau e séries do 2º grau, de acordo com o regime de trabalho;  MODIFICADOS PARA... II – maior tempo contínuo com regência de classe; (fim da desigualdade no tratamento dos docentes)

15 Responsabilidade Social
Os novos critérios de promoção visam estimular a qualificação dos membros do magistério, a produção e divulgação de experiências inovadoras ou outros materiais (impressos ou eletrônico) e, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade da educação da rede estadual e valorizar os profissionais que se destacam. Portanto, serão valorizadas, também as produções intelectuais e o reconhecimento público do trabalho, seja na atividade docente, seja na atividade de gestão.

16 Política de Formação A Ordem de Serviço nº 02/2011  assegura o direito ao afastamento do exercício de suas atribuições para participação em eventos educacionais ou sindicais. A SEDUC  política de formação inicial e continuada que possibilitará a obtenção da pontuação necessária para a avaliação por merecimento, especialmente nos quesitos Encontros Educacionais e Cursos. Há estímulo para que as próprias escolas elaborem projetos de formação continuada (cursos ou encontros), para a comunidade escolar, e apresentem à CRE para posterior certificação.

17 Avaliação Coletiva pelo Aumento da Taxa de Permanência na escola (E)
Itens Inovadores Avaliação Coletiva pelo Aumento da Taxa de Permanência na escola (E) Trata da cooperação de todos – escola, CRE e órgão central do sistema - para aumentar a frequência dos alunos.  dialogam com a responsabilidade social dos profissionais para garantir direitos das crianças e adolescentes, inscritos na Constituição Federal, LBD e ECA.  Os demais itens apenas foram redimensionados dando maior peso à formação continuada, que era insignificante.

18 HOJE – Observe a subjetividade da maioria dos critérios

19 Quadro Comparativo

20 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM CIDADANIA PARA TODOS
SENTIDO PEDAGÓGICO O conhecimento prévio das dimensões, dos indicadores e dos descritores permite a reflexão e análise do fazer educativo, possibilitando que a prática seja reorganizada e ressignificada, a fim de estabelecer novos procedimentos, planejamentos e ações em outra cultura pedagógica na escola com a finalidade de garantir uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM CIDADANIA PARA TODOS

21 Agora, peço que envies às pessoas que conheces e estão preocupadas e curiosas.
Ainda há muitos desafios a serem superados, mas esse é um passo importante! ENVIE! Ajude a formar opinião a partir de fatos concretos e não de versões! (Produção das Lâminas: Maria Eulalia Nascimento)


Carregar ppt "Peço que leias até o final!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google