A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climas do Brasil. Clima Equatorial úmido Caracteriza a região Amazônica; Temperaturas médias anuais sempre elevadas (25º a 28º); Baixa amplitude térmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climas do Brasil. Clima Equatorial úmido Caracteriza a região Amazônica; Temperaturas médias anuais sempre elevadas (25º a 28º); Baixa amplitude térmica."— Transcrição da apresentação:

1 Climas do Brasil

2 Clima Equatorial úmido Caracteriza a região Amazônica; Temperaturas médias anuais sempre elevadas (25º a 28º); Baixa amplitude térmica (Inferior a 3º); Chuvas abundantes (acima de 2mil mm anuais) e bem distribuídas durante o ano; Controlado pela mEc.

3 Clima Tropical Úmido ou Litorâneo Ocorre na quase totalidade do litoral da região Sudeste e em todo o litoral da região Nordeste. Possui elevadas temperaturas médias durante o ano todo (24º a 28ºC); Elevados índices pluviométricos (2000 mm) o ano inteiro em especial no outono-inverno; Controlado pela mTa, que provoca chuvas orográficas ao longo do litoral; Destaca-se o avanço da frente fria polar (mPa +mTa).

4 Clima Tropical Típico Abrange vasta área central do território do país, ocorrendo em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste (e uma pequena porção do Norte); Caracterizado pela existência de uma estação chuvosa (verão) e uma seca (inverno); No verão é dominada pela mEc e em menos abrangência e pela mTa. E no inverno pela mPa. Apresenta média s térmicas anuais elevadas (20º a 28ºC), com uma sensivel queda de temperatura no inverno. Elevados índices pluviométricos concentrados no verão (1500mm).

5 Clima Tropical de Altitude É um subtipo climático presente dentro do clima tropical típico, originado devido as grandes altitudes existentes nas áreas de serras e Planaltos de Goiás e da Região Sudeste; Apresentam temperaturas médias anuais inferiores as verificadas no clima tropical (média de 20ºC); Tendo verões brandos e Invernos rigorosos.

6 Clima Tropical Semiárido Abrange o sertão nordestino, prolongando-se até o norte de Minas Gerais. Caracterizado por elevadas médias Térmicas anuais (25º a 30º); Chuvas escassas e irregulares; A mTa atinge a região após perder sua umidade nas barreiras orográficas. O que culmina grandes períodos de estiagem.

7 Clima Subtropical Ocorre na região sul do Brasil (zona temperada do globo); É o clima que apresenta as maiores amplitudes térmicas. Com um verão extremante quente e um inverno rigoroso; É o único nosso país que possui as quatro estações do ano bem definidas; Suas chuvas são bem distribuídas ao longo do ano; Caracterizado pela atuação das mTa e da mPa(outono-inverno).

8 Massas de Ar

9

10 Dinâmica das Massas de Ar As massas de ar são os elementos mais importantes para explicar as mudanças no comportamento dos fenômenos atmosféricos. Elas constituem volumes da atmosfera (semelhantes a enormes bolhas ou bolsões) contento algumas propriedades comuns (temperatura, umidade, etc) por causa da área em que se localizam. Elas se movimentam muito, geralmente uma empurra a outra e ocupa seu lugar. O grande responsável pela maior parte das alterações do tempo de um lugar é a dinâmica das massas de ar, que resulta em frio, chuvas, calor e etc

11 Para o território brasileiro, as mais importantes massas de ar são: - Massa equatorial atlântica (mEa) – Localiza-se na parte litorânea da Amazônia, em certos momentos do ano também se localiza no Nordeste. Tem seu centro de origem no oceano Atlântico. A massa equatorial atlântica é quente e úmida. - Massa equatorial continental (mEc) –É uma massa quente e úmida. Localiza-se na porção noroeste da Amazônia, fica praticamente todo o ano. É a única continental (que se localiza acima dos continentes) úmida no globo, pois, como regra geral, as massas de ar oceânicas são úmidas e as continentais secas. Sua umidade pode ser explicada principalmente por causa da presença da floresta Amazônica. Tem o centro de origem na parte ocidental da Amazônia

12 - Massa Tropical atlântica (mTa) – Quente e úmida, originária do oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio ( que passa pela cidade de São Paulo), tem uma enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil (do nordeste até o sul). - Massa tropical continental (mTc) – Originário na depressão do Chaco (parte da Argentina e do Paraguai) abrange uma área de atuação muito limitada. Ela é quente e seca. - Massa polar atlântica (mPa) – Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia (sul da Argentina). É uma massa de ar fria e úmida. Ela se atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura

13


Carregar ppt "Climas do Brasil. Clima Equatorial úmido Caracteriza a região Amazônica; Temperaturas médias anuais sempre elevadas (25º a 28º); Baixa amplitude térmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google