A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina/ Filosofia São Luís - MA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina/ Filosofia São Luís - MA."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina/ Filosofia São Luís - MA

2

3 DETERMINISMO Aponta o homem como vítima da imutável vontade divina, outros apontam para o próprio homem como sujeito do seu destino. Na visão determinista, tudo é condicionado por antecedentes conhecidos ou não, e é efeito de uma ou de várias causas. Até alguns filósofos cristãos, como João Calvino ( ) chegaram a dizer que é Deus quem determina o destino dos homens, predestinação.

4 De Fernando Pessoa: " A liberdade é a possibilidade do isolamento. És livre se podes afastar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá- los a necessidade do dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."

5 LIVRE-ARBÍTRIO A ação livre do ser humano é sempre iniciada no próprio agente. O homem é capaz de agir como ele quer, sem determinação causal. Agostinho defendeu o livre-arbítrio, considerando o homem como um ser individual.

6 NOÇÃO DE LIBERDADE Aristóteles; Sartre; Kiekegaard Pascal Maritain Jaspers

7 ARISTÓTELES Ato involuntário de causas externas. O sujeito é a causa. É homem quem decide o que irá fazer. O homem é sempre livre para atuar a favor do bem. É livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. A liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

8 CONFORMAR-SE OU RESIGNAR-SE É UMA DECISÃO LIVRE. Ex.: quando dizemos que não podemos fazer alguma coisa porque estamos fatigados, a fadiga é uma decisão nossa.

9 SARTRE ( ) Filósofo da corrente existencialista. O homem é livre para ser, para ter e também para perder. Estamos condenados à liberdade. A liberdade é como a necessidade e a fatalidade, ou seja, não podemos escapar dela. Somos agentes livres tanto para ter como para perder a felicidade. Cada ato seu não é isolado é uma referência a outros.

10 Sartre A existência humana antecede o próprio ser. A única coisa que não podemos renunciar é à escolha; O homem é criador de sua própria essência. Descarta a possibilidade de um Ser Criador.

11 Kierkegaard ( ) O homem é singular e têm consciência de sua singularidade; O pensar é angustiante, pois sempre depara o homem consigo mesmo, com outro e com suas escolhas. TRANSCENDÊNCIA CRISTÃ: angústia – desespero – fé – redenção -salvação (graça divina); Toda opção é carregada de angústia e desespero, e esses elementos são necessários para levar o homem ao poder que o criou.

12 Pascal ( ) Se configura a ideia de uma liberdade originária perfeita, interrompida pelo pecado e corrupção humana, produzindo um homem separado de si mesmo e dotado de uma liberdade restrita, impregnada de limitações. Lembrar-se daquela grandeza perdida. Consciência da miséria que livremente o ser humano adotou, pois nenhum ação humana ocorre fora dessa terrível condição.

13 Maritain ( ) Todos são iguais em essência, mas uns terão que mandar e outros obedecer. É impossível regenerar o mundo somente com elementos da razão sem considerar os aspectos espirituais. Apresenta uma liberdade entre razão e instinto, a razão guia as ações do intelecto e a sabedoria cristã guia os instintos.

14 Jaspers ( ) O Homem só existe porque sua existência é uma dádiva da transcendência. Essa liberdade deve ser vivenciada em função daquela origem transcendente. Dependência do absoluto; Sem vínculo com a transcendência não é possível haver liberdade.

15 A Constituição da vontade humana Humanidade, modernidade, volubilidade, alienação, conformismo, transcendência e liberdade.


Carregar ppt "Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina/ Filosofia São Luís - MA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google