A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O amoníaco, a saúde e o ambiente.. O amoníaco O amoníaco é um gás incolor, irritante, com cheiro sofucante e pungente, cuja inalação pode ser fatal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O amoníaco, a saúde e o ambiente.. O amoníaco O amoníaco é um gás incolor, irritante, com cheiro sofucante e pungente, cuja inalação pode ser fatal."— Transcrição da apresentação:

1 O amoníaco, a saúde e o ambiente.

2 O amoníaco O amoníaco é um gás incolor, irritante, com cheiro sofucante e pungente, cuja inalação pode ser fatal.

3 - Este composto tanto em gás como as suas soluções aquosas podem ser fatais se inalados ou ingeridos. - As suas soluções são fortemente corrosivas, sendo especialmente perigosas se entrarem em contacto com a pele, os olhos e as vias respiratórias.

4 - Mesmo em baixas concentrações, o amoníaco produz rapidamente desconforto nos olhos e nariz, irritação da garganta, tosse e espasmos nas vias respiratórias. Em grandes concentrações o amoníaco produz edema da laringe ( com obstrução das vias respiratórias). Pode causar edema pulmonar. Normalmente as intoxicações por amoníaco deixam sequelas graves.

5 Quando a inalação, os primeiros socorros consistem na exposição ao ar e em consultar o medico. Se há contacto com a pele, deve lavar-se abundantemente com água, limpar com algodão embebido em etileno glicol e tirar imediatamente a roupa contaminada. Se há contacto com os olhos, enxaguar abundantemente com água, mantendo a pálpebra aberta ( pelo menos durante 10m). Se houver ingestão, fazer o paciente beber muita água (vários litros), evitar o vómito ( perigo de perfuração), não tentar neutralizar o amoníaco mas consultar imediatamente um médico.

6 As firmas que fabricam ou vendem produtos químicos devem emitir fichas de segurança com indicações muito rigorosas sobre a composição do produto, das suas propriedades físico-químicas, dos perigos identificados, dos primeiros socorros, das medidas a tomar em caso de incêndio e de fugas acidentais, do modo de manuseamento e armazenagem, da protecção individual ( equipamento como luvas, óculos, etc.), das condições de estabilidade ( aquecimento, refrigeração, etc.), questões relativas a eliminação, ao transporte, assim como as informações toxicológicas e ecológicas.

7 O amoníaco na presença de substâncias gasosas com carácter ácido (HCL, SO2, SO3) pode formar na atmosfera compostos sólidos, como o cloreto de amónio e sulfato de amónio, sob a forma de matéria particulada em suspensão ( PM10 e PM2,5 que são partículas de diâmetro inferior a 10 e a 2,5 μm, respectivamente),cuja inalação é extremamente prejudicial para a saúde dos animais.

8 Curiosidades: O amoníaco, o tabaco e a nicotina Em 1977, surgiu uma noticia na Internet em que se relatavam resultados obtidos no Oregon Graduate Institute of Science and Technology em Portland que mostravam que o amoníaco, adicionado aos cigarros, aumentava cerca de 100 vezes a disponibilidade da nicotina para ser absorvida pelo organismo. O processo de aumentar o impacto da nicotina por adição de amoníaco é semelhante ao processo químico de aumentar os efeitos da cocaína; tanto a nicotina como a cocaína podem existir na forma ácida ou na forma básica. Quando se adiciona amoníaco, a nicotina converte-se na forma básica, mais volátil e por isso mais penetrante e susceptível de se depositar nos pulmões e difundir-se rapidamente no sangue, tornando maior a dependência do tabaco.

9 Trabalho realizado por: -Catarina Sá nº 6 -Joana Vieira nº 14 -Joana Nóbrega nº 13 -Diogo Freitas nº 7


Carregar ppt "O amoníaco, a saúde e o ambiente.. O amoníaco O amoníaco é um gás incolor, irritante, com cheiro sofucante e pungente, cuja inalação pode ser fatal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google