A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES. Os ésteres podem ser obtidos pela reação de uma ácido e um álcool, segundo a equação a seguir: Classificação dos ésteres: Os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES. Os ésteres podem ser obtidos pela reação de uma ácido e um álcool, segundo a equação a seguir: Classificação dos ésteres: Os."— Transcrição da apresentação:

1 ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES

2 Os ésteres podem ser obtidos pela reação de uma ácido e um álcool, segundo a equação a seguir: Classificação dos ésteres: Os ésteres são substâncias abundantes na natureza e podem ser classificados em três grupos: as essências de frutas, os lípides e as ceras. Essência de frutas: ésteres de ácidos e álcoois com pequeno número de átomos

3 . Lípides,lipídeos ou lipídios: os mais importantes são óleos e as gorduras, que apresentam estruturas semelhantes e são elaborados por organismos vivos de ácidos graxos e glicerol. Genericamente, um lipídio é formado da seguinte maneira: A estrutura do lipídio apresenta três grupos característicos da função éster. Por isso, ele é classificado como triéster. Quando derivados do glicerol, os triésteres são denominados triglicérides ou triglicerídeos.

4 Obtém-se uma molécula do triglicerídeo pela reação de uma molécula do glicerol com três moléculas de ácidos graxos, não necessariamente iguais. Portanto uma molécula de um triglicerídeo pode ser representada por: As gorduras e óleos não são glicerídeos simples, pois são formados pela reação, que ocorre mais ou menos ao acaso, de vários ácidos graxos com glicerol. Nas gorduras, os radicais, representados por R, R e R, são predominantemente saturados, isto é, pelo menos dois deles são derivados de ácidos graxos saturados, enquanto que nos óleos ocorre predominância de radicais insaturados.

5 No triglicerídeo representado pela fórmula a seguir, dois radicais, entre os três, são saturados. Portanto trata-se de uma gordura que, simplificadamente pode ser representada assim: A reação a seguir representa a hidrogenação total de um óleo, originando uma gordura:

6 PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÉSTERES A mais importante das propriedades químicas dos ésteres é a capacidade de sofrer hidrólises, que podem ser de dois tipos: a)Hidrólise Ácida Nesse tipo de hidrólise do éster, o meio ácido(H + ) catalisa a reação, produzindo ácido e álcool

7 b) Hidrólise Alcalina Um éster, em solução aquosa de base inorgânica ou de um sal de caráter básico, origina um sal orgânico e um álcool. A hidrólise alcalina de um éster é denominada, genericamente, reação de saponificação, porque, numa reação desse tipo, quando é utilizado em éster proveniente de um ácido graxo, o sal formado recebe o nome de sabão. Como a principal fonte natural de ácidos graxos são óleos e gorduras (triglicerídeos), suas hidrólises alcalinas constituem o principal processo para a produção de sabão.

8 A equação a seguir representa genericamente a hidrólise alcalina de um óleo ou de uma gordura.

9 AÇÃO DETERGENTE A ação detergente é justificada pela estrutura do sabão, que apresenta uma parte apolar e outra polar.

10 A parte apolar do sabão interage com a gordura, enquanto a parte polar interage com a água, formando partículas que se mantêm dispersas nela. Há também os detergentes (compostos orgânicos sintéticos), cujas estruturas se assemelham às dos sabões, e que apresentam o mesmo tipo de ação sobre óleos e gorduras. Os detergentes são sais de ácidos sulfônicos ou sais de amônio, ambos com cadeias longas


Carregar ppt "ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES. Os ésteres podem ser obtidos pela reação de uma ácido e um álcool, segundo a equação a seguir: Classificação dos ésteres: Os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google