A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldeia de Lamas de Olo Desenvolvimento Rural 17 de Maio de 2010 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Engenharia Florestal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldeia de Lamas de Olo Desenvolvimento Rural 17 de Maio de 2010 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Engenharia Florestal."— Transcrição da apresentação:

1 Aldeia de Lamas de Olo Desenvolvimento Rural 17 de Maio de 2010 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Engenharia Florestal

2 O Parque Natural do Alvão foi criado a 8 de Junho de 1983 com uma área de 7239 hectares. A altitude máxima é de 1339 m. O Alvão possui vários pontos interessantes como é o caso, das Fisgas de ErmeIo, do caos granítico de Muas-Arnal, das construções tradicionais, das tradições vivas e do artesanato.

3

4 O Parque Natural do Alvão localiza-se no Norte de Portugal, na província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no distrito de Vila Real, e reparte-se pelos concelhos de Vila Real e de Mondim de Basto.

5 Carvalhos negrais Azevinhos Castanheiros Salgueiros Vidoeiros

6

7 Salamandra-lusitânica Lobo-ibérico Rã-ibérica Falcão peregrino Víbora-cornuda

8

9 Situada num planalto granítico a oeste da cidade de Vila Real, a aldeia tradicional de Lamas de Olo é uma das jóias do Parque Natural do Alvão.

10

11 As actividades profissionais que podemos encontrar na aldeia de Lamas de Olo são a agricultura, a pecuária e o pastoreio.

12 Malhas de centeio, milho, etc Desfolhadas Cegadas As horas das regas Fabrico do pão Matança do porco Confecção do fumeiro

13

14

15 1- Do seu ponto de vista, qual a importância da aldeia histórica de Lamas de Olo, no que diz respeito à sua localização? 2- Além da agricultura exercida naquele meio existirá outra forma de rentabilizar o espaço disponível? 3- No seu parecer qual é a relação que os habitantes de Lamas de Olo mantêm com a floresta?

16 4- Faz alguma ideia das espécies florestais existentes na aldeia? 5- Essas áreas são reflorestadas pela população ou por regeneração natural? 6- Após a criação do Parque Natural, as parcelas continuaram a ser privadas ou passaram a ser propriedade do parque?

17 7- Segundo os seus conhecimentos, quais os usos que os habitantes da aldeia de Lamas de Olo fazem dos produtos florestais? 8- Na actualidade, pensa que as gerações mais novas estão dispostas a dar continuidade ao trabalho até então praticado pelos seus pais? 9- Alguma vez o parque actuou de forma a conservar as casas tradicionais da aldeia?

18 10- De que maneira o parque ajudou na renovação e criação de algo novo na aldeia ou para o bem- estar dos habitantes? 11- Para finalizar, até que ponto seria benéfico, ou não, a existência de uma casa de turismo rural e, se o parque estaria disposto a ajudar na sua criação?

19 Vivem da agricultura e da pecuária. Alguns habitantes não aprovam a inserção da aldeia no parque, outros têm opinião contrária. Para eles o parque pouco fez para proteger o património da aldeia O baldio é deixado à mercê da regeneração natural. As gerações mais novas não pretendem seguir os passos dos mais velhos. Era bom ter uma casa de turismo.

20 A importância da aldeia está a dissipar-se. A agricultura e a pecuária são o meio de subsistência. A floresta é uma opção a ter em conta. O parque ajudou na reconstrução de canastros, moinhos e casas tradicionais. Tem como objectivo implementar qualidade de vida na aldeia. O turismo sustentável é uma possibilidade.

21 Após o tratamento da informação recolhida, chegamos à conclusão que as respostas obtidas por parte da população e do Prof. Robert Moura apenas divergem em alguns pontos. Seria importante para a aldeia de Lamas de Olo, e não só, que tanto o Parque Natural do Alvão como os habitantes se unissem e atingissem o objectivo comum, preservar esta aldeia histórica e fazer algo mais por ela.

22 Os pastores do Alvão: Armando Pereira n.º Gualdino Alves n.º Ricardo Veloso n.º Tânia Pereira n.º Tânia Veloso n.º 32248


Carregar ppt "Aldeia de Lamas de Olo Desenvolvimento Rural 17 de Maio de 2010 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Engenharia Florestal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google