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A experiência da FSP-USP

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Apresentação em tema: "A experiência da FSP-USP"— Transcrição da apresentação:

1 A experiência da FSP-USP
Professora Associada Faculdade de Saúde Pública da USP Laura C. M. Feuerwerker

2 Conceito de saúde pública
Campo de saberes e práticas relacionado às dimensões coletivas da saúde, voltado para o processo saúde-doença em seus aspectos determinantes biológicos, históricos, políticos, sociais, econômicos, culturais, demográficos, epidemiológicos e ambientais. Inclui a formulação de políticas e organização de serviços que atendam às necessidades de saúde dos diferentes grupos populacionais, englobando ações de prevenção de doenças ou agravos e de promoção, recuperação e reabilitação da saúde.

3 Compreender o processo de produção dos principais agravos à Saúde.
Desempenhos: Emprega conceitos das diferentes áreas de conhecimento para compreender a gênese e a caracterização dos agravos à saúde e seus diferentes contextos; Identifica os principais agravos à saúde das coletividades; Utiliza informações biológicas, demográficas, epidemiológicas, ambientais e sociais com base em métodos estatísticos, epidemiológicos e de pesquisa social, assim como informações referentes às dimensões simbólicas e sociais da saúde.

4 2. Desenvolver, implementar e gerenciar sistemas de informação em saúde
Conhece e maneja os diferentes sistemas de informação demográfica e em saúde; Domina recursos para desenvolver raciocínio lógico, observação, interpretação e análise crítica de dados e informações; Conhece ferramentas computacionais que permitam dialogar com os profissionais que produzem solução de problemas em Sistemas de Informação.

5 3. Propor e efetivar ações de promoção à saúde, de prevenção, monitoramento e controle de riscos ambientais, doenças e agravos à saúde no âmbito coletivo. Detecta mudanças nos riscos sanitários em seus aspectos sociais, de produtos, serviços e do ambiente que interfiram na saúde humana; Utiliza diversas fontes de informação para analisar as situações de risco sanitário; Identifica e caracteriza a população envolvida; Implementa medidas de prevenção e controle das situações de risco coletivo de doenças e agravos; Executa ações de vigilância epidemiológica e sanitária; Implementa medidas e prevenção e controle das situações de riscos ambientais; Apoia e assessora os processos de regulação ambiental; Planeja e desenvolve ações de promoção à saúde, educação e comunicação social para a saúde levando em conta as referências sócio-culturais dos grupos envolvidos; Colabora na definição de formas de enfrentamento de agravos à saúde por parte dos diferentes grupos populacionais.

6 4. Administrar, gerenciar, monitorar e avaliar sistemas, serviços e programas de saúde e de saúde ambiental em diferentes âmbitos. Realiza análise constante do contexto externo, identificando oportunidades e obstáculos para a gestão em saúde e em vigilância sanitária e ambiental; Define estratégias e ações de saúde orientadas à integralidade e adequadas a diferentes espaços, contextos; Define estratégias e ações de gestão do trabalho em saúde; Favorece a interação e o trabalho em equipe e a articulação em rede de diferentes equipamentos de saúde; Promove avaliação constante do processo de trabalho, bem como ações de educação permanente junto às equipes; Gerencia recursos físicos, materiais e financeiros da saúde; Avalia estratégias e ações locais, regionais e nacionais de saúde; Apoia e efetiva processos de regulação no setor saúde.

7 5. Formular e implementar políticas de saúde
Analisa a conjuntura e identifica atores implicados na produção da saúde, reconhecendo interesses e valores antagônicos, complementares ou sinérgicos; Constroi, negocia e desenvolve políticas de saúde coerentes com diferentes contextos e orientadas pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade; Utiliza dispositivos para promover a participação e a co-responsabilização dos diferentes atores sociais na formulação e implementação das políticas de saúde; Articula segmentos e atores na perspectiva da intersetorialidade para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos diferentes grupos populacionais; Monitora e avalia a implementação das políticas de saúde.

8 FSP/USP – Graduação Saúde Pública – Estrutura disciplinar segundo eixos temáticos – 2013
1º Semestre 360 2º Semestre 330 3º Semestre 360 4º Semestre 375 5º Semestre 375 6º Semestre 375 7º Semestre 360 8º Semestre 690 Ecologia Aplicada à Saúde Pública 45h Organismos patogênicos de importância em Saúde Pública 60h Mecanismo de transmissão e patogenia de organismo de importância em saúde pública - 60h Imunologia e biologia molecular aplicadas à Saúde Pública - 60h Saúde Humana: Fundamentos biológicos e processos patológicos II 60h Sistemas de Informação em Saúde - 30h Epidemiologia das Doenças Crônicas não Transmissíveis 45h Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Pública Metodologia de Pesquisa Social em Saúde - II - 30h Sociologia Política e Saúde 60h Saúde Humana: Fundamentos biológicos e processos patológicos I - 60h Entomologia Aplicada à Saúde Pública - 45h Saúde e Ciclos de vida - I 45h Saúde Pública e Bioética 30h Metodologia de Pesquisa Social em Saúde- I 15h Comunicação e Processos Educativos em Saúde - 30h Delineamento de Estudos Epide-miológicos - 45h Promoção da Saúde - 30h Antropologia da Saúde 45h Vigilância em Saúde - 60h Introdução ao Pensamento Científico e sua Complexidade 45h Bioestatística I 75h Gestão da atenção à saúde - 60h Epidemiologia das Doenças Infecciosas - 30h Saúde e Ciclos de vida - II 60h Avaliação em Saúde - 45h Epidemiologia Descritiva 60h Informática I 30h Economia e Administração Financeira em Saúde - 45h Bioestatística II 60h Recurso Água 30h Gestão Pública e Privada - 60h Saúde do Trabalhador 30h Informação Bibliográfica 30h II – Ciências Humanas e Sociais I – Ciências da Vida III – Epidemiologia, Estatística e Sistemas de Informação em Saúde IV – Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde V – Meio Ambiente e Saúde Pública Disciplinas Eletivas Informática II 30h Recurso Solo 30h Política de Saúde 60h Contaminantes e Poluentes Ambientais - 30h Regulação na Assistência à Saúde e e Relações Intersetoriais 60h Fundamentos de Saúde Pública 30h Disciplinas Eletivas - 45h Epidemiologia de campo - 30h Recurso Ar 30h Ecossistemas Naturais e Modificados e Saúde Humana 30h Pensamento Social em Saúde - 30h Introdução à Demografia 45h Disciplinas Eletivas - 45h Redes de Atenção e Gestão do Cuidado- 45h Interfaces da Comunicação com a Saúde Pública - 45h Saúde Ambiental e Desenvolvimento 30h Teorias e Práticas em Saúde Mental Coletiva - 45h Laboratório de Uso de Dados Demográficos e Socioeconômicos 45h Saúde e Corpo Problemas ambientais globais e saúde ambiental Disciplinas Eletivas - 45h Uso de fluoretos em Saúde Pública - 30h Gênero, Raça/Etnia e Saúde Pública - 45h Atividades Integradoras I 60h Atividades Integradoras II 60h Atividades Integradoras V 60h Atividades Integradoras VI 60h Atividades Integradoras VII 60h Atividades Integradoras IV 60h Atividades Integradoras III 60h

9 Atividades integradoras
I – Conceito de saúde II – Diagnóstico de saúde III – Sistemas de Informação IV – Vigilância Epidemiológica V – Gestão VI – Saúde Ambiental VII – Vigilância Sanitária

10 Áreas para estágio Gestão: diferentes âmbitos: local, distrital, municipal, regional Vigilância Epidemiológica: municípios e estado; Vigilância Sanitária: municípios e estado; Produção da saúde; NASF, espaços de promoção à saúde; Saúde ambiental: sabesp, cetesb, secretaria do verde Laboratórios em saúde pública.

11 Outras atividades Tutoria acadêmico-científica; Iniciação científica;
Aprender com pesquisa; Aprender com ensino; PET Projetos de extensão.

12 Dinâmica do curso Oficinas para construção das competências;
Oficinas para construção dos eixos e integração das disciplinas; Oficinas para construção das atividades integradoras; Oficinas para construção dos estágios; Oficinas para diálogo com representantes dos potenciais empregadores.

13 Movimentação conjunta com os estudantes
Debates sobre temas relevantes da saúde coletiva; Incentivo e ajuda para participação dos estudantes em diferentes espaços; Apoio a iniciativas próprias dos estudantes (contatos, espaços institucionais de representação, centro acadêmico etc)


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