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O caminho do LIDEM O caminho do LIDEM

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Apresentação em tema: "O caminho do LIDEM O caminho do LIDEM"— Transcrição da apresentação:

1 O caminho do LIDEM O caminho do LIDEM
Boa tarde a todos. LIDEM – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais – foi formado no Forum do ano passado, com mulheres presidentes e vice-presidentes, membros do Lide, para contribuir com suas experiência e trajetória para, juntos, formar mais mulheres lideres no mercado.

2 “Contribuir para a aceleração do desenvolvimento e integração
MISSÃO “Contribuir para a aceleração do desenvolvimento e integração das mulheres nas lideranças das empresas e da sociedade, sempre pautado por princípios éticos e de governança corporativa.” Esta é a nossa MISSÃO. CONTRIBUIR PARA A ACELERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO DAS MULHERES NAS LIDERANÇAS DAS EMPRESAS E DA SOCIEDADE, SEMPRE PAUTAO POR PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Cada vez mais ouvimos o barulho do salto alto nos corredores das empresas. Mas queremos primeiro agilizar o processo e segundo, fazer com que o LIDEM seja um exemplo, um benchmarking, com muitos resultados positivos , como o trabalho da Vivianne Senna e o Pastoral da Criança da Dra. Zilda Arns.

3 VOCÊS AS CONHECEM... São as coordenadoras de grupos, do Lidem.
Viviane Senna Instituto Ayrton Senna Chieko Aoki Blue Tree Hotels Luiza Helena Magazine Luiza Célia Pompéia Dória Associado São as coordenadoras de grupos, do Lidem. E nós nos mobilizamos porque ficamos sensibilizadas e até surpreendidas com o tema. Vimos que existe muito campo para discussão e solução das dificuldades e, das distorções. Vimos então um belo desafio e, mais, uma excelente oportunidade. Perguntamos para nós mesmas: “como somos nós?” “ quais são os fatores que dificultam as mulheres a chegarem mais rapidamente ao topo? Érica Custódio Rolim SAS Sylvia Coutinho HSBC Angelica Armentano de Lima DPZ Evelyse Britto LYMH Perfumes Maria Cecilia Duarte LIDE

4 mulheres em cargos executivos tem em média 35,1% maior
“as empresas que têm mulheres em cargos executivos tem em média 35,1% maior return on equity e 34% maior retorno aos acionistas ” E ficamos muito estimuladas e encorajadas com fatos que respondiam às nossas crenças. ´Pelo estudo feito pela Revista Fortune 500, em 2006 “AS EMPRESAS QUE TEM MULHERES EM CARGOS EXECUTIVOS TEM EM MÉDIA 35,1% MAIOR RETURN ON EQUITY E 34% MAIOR RETORNO AOS ACIONISTAS”. O Forum Econômico Mundial diz também que existe correlação positiva entre a diversidade de gênero nas lideranças, os resultados financeiros das empresas, e o nível de desenvolvimento dos países. Revista Fortune 500 Fonte: GLOBAL GENDER GAP REPORT 2006

5 EMPRESA DO SECULO XXI Relacionamento direto com o Mercado
Foco em Serviços Preocupação com Qualidade de Vida Razão, Sensibilidade e Emoção Sustentabilidade Segmentação de necessidades e soluções Global sem deixar de ser “Local” Tecnologia – Dinâmica E por que cada vez mais a liderança feminina é importante? Por que Lidem quer agilizar este processo? É porque a liderança feminina está alinhada as qualidades exigidas para o perfil das empresas do Seculo XXI. AS EMPRESAS DO SECULO XXI PRECISAM TER RELACIONAMENTO DIRETO COM O MERCADO, FOCO EM SERVIÇOS, PREOCUPACÃO COM A QUALIDADE DE VIDA, RAZÃO, SENSIBILIDADE E EMOÇÃO, SUSTENTABILIDADE, SEGMENTAÇÃO DE NECESSIDADES E SOLUÇÕES E DAÍ POR DIANTE. Ao lado do pragmatismo, o relacionamento, a sensibilidade são fatores que influenciam nos negócios e na sociedade. Relacionamento é o que dá “liga” e “quilometragem extra”. É o que estamos fazendo neste Forum de Comandatuba, com troca de energia positiva.

6 MULTIPLICAM RESULTADOS.
SUCESSO DAS EMPRESAS É ALCANÇADO COM TRABALHO HARMONIOSO DE HOMENS E MULHERES – CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS QUE SE COMPLEMENTAM E MULTIPLICAM RESULTADOS. Então, como ainda diz a matéria da Fortune 500, o sucesso das empresas é alcançado com trabalho harmonioso de homens e mulheres, características e competências que se complementam e multiplicam resultados. Fonte: 2005 CATALYST SENSUS OF WOMEN CORPORATE OFFICERS AND TOP EARNERS OF THE FORTUNE 500

7 O MOMENTO É AGORA! O CONSUMIDOR, O MUNDO CORPORATIVO
E PESSOAS MUDARAM. VALORIZAÇÃO DO EQUILIBRIO DAS ENERGIAS DO MASCULINO E DO FEMININO. ANSEIO DE SER MAIS TOCADO PELA EMOÇÃO E PELA SENSIBILIDADE. Por isso, O MOMENTO É AGORA! O CONSUMIDOR, O MUNDO CORPORATIVO E PESSOAS MUDARAM. NUNCA SE VALORIZOU TANTO O EQUILÍBRIO DAS ENERGIAS DO MASCULINO E DO FEMININO. TEMOS ANSEIO DE SERMOS MAIS TOCADOS PELA EMOÇÃO E PELA SENSIBILIDADE. Desejamos a potencialização das pessoas, de forma ampla, com diversidade, incluindo aí, as mulheres. Segundo famoso filósofo americano William James, nós somos 20% razão e 80% emoção, fato confirmado por médicos e cientistas.

8 FUNCIONANDO COMO HASHI
Tem hashi de todo tipo e tamanho e sempre em par, para atingir o objetivo... Já está longe a frase – atrás de um grande homem está uma grande mulher. Porque ela está ao seu lado. Nós – homens e mulheres – vamos funcionar como um par de hashi. Tem hashi de todo tipo e tamanho, mas sempre em dois – e os dois do mesmo tamanho. Isso porque com hashis de tamanhos diferentes é muito difícil pegar as coisas. Um bom usuário de hashi pega até grão de gergelim. Diz um ditado japonês que um hashi quebra fácil mas que o par é muito difícil. Acho que homens e mulheres são como hashis.

9 MULHERES NAS POSIÇÕES DE LIDERANÇA NA AMÉRICA LATINA
1º - Colômbia 2º - México 3º - Argentina 4º - Equador 5º - Peru 6º - Brasil 7º - Venezuela Depois do hashi e do Japão, vamos ver a situação das mulheres nas posições de liderança no Brasil e na América Latina. EM ESTUDO RECENTE FEITO PELA SIMMONS SCHOOL OF MANAGEMENT, O BRASIL FICOU EM 6O. LUGAR EM LIDERANÇA DAS MULHERES, MELHOR SOMENTE DO QUE VENEZUELA. Este é um dado triste, mas explica-se: nos países menores, com menos profissionais preparados para altos cargos, as mulheres foram também “convocadas” e preparadas para ocupar cargos de liderança. Simmons School of Management

10 NO BRASIL ... MULHERES TÊM 8,6 ANOS DE ESTUDO X 7,6 ANOS DOS HOMENS (IBGE 2004) APENAS 3,9% DAS MULHERES OCUPADAS ESTÃO EM CARGOS DE ALTA DIREÇÃO (PNDA 2004) 11,5% DE PARTICIPÇÃO NO LEGISLATIVO LIDE: 15% DAS MULHERES EM DIRETORIA % EM PRESIDÊNCIA E VICE-PRESIDÊNCIA E no Brasil? Segundo IBGE, AS MULHERES TEM 8,6 ANOS DE ESTUDO VERSUS 7,6 ANOS DOS HOMENS, MAS SOMENTE 3,9% DAS MULHERES ESTAO NOS ALTOS CARGOS. E NO LEGISLATIVO 11,5% DE MULHERES. Na pesquisa feita pelo LIDEM, em 25% das empresas do Lide, 15% de mulheres estão em cargos de diretoria mas somente 5% chegaram a cargos de presidênte e vice-presidênte.

11 Percepção das barreiras à carreira
E por que tão pouco? Existem barreiras interessantes. Vejam só. Em 2003, a Harvard Business Review fez uma pesquisa junto a homens e mulheres presidentes. O item apontado por homens e mulheres – por 90% dos homens e por 79% das mulheres, era a falta de experiência e conhecimento em gestão e assuntos relativos a resultados financeiros. Porém, há diferença significativa quando se fala de oportunidade e experiência. Quero dizer, é importante ter experiência em gestão, mas a pesquisa indica que as mulheres são de certa forma “excluídas” das oportunidades e experiências para a construção de carreira que as levem aos cargos de CEO´s. Por exemplo, a exclusão da rede de relacionamento, estereótipos sobre o papel da mulher e suas habilidades, etc. Por outro lado, a pesquisa indica que finanças é um dos 3 setores onde as mulheres mais atuam. - Fonte: Harvard Business Review

12 “Na sua opinião, é favorável à gestão feminina?”
O que pensam sobre Mulheres Executivas “Na sua opinião, é favorável à gestão feminina?” “A comunidade de negócios aceitará por completo as executivas mulheres?” “A Mulher precisa ser excepcionalmente competente para ser bem-sucedida ?” Mas temos também boas notícias. Ainda de acordo com Harvard Business Review, agora em pesquisa feita de 1965 a 2005, a situação mudou bastante. A visão do homem e da mulher são mais convergentes. Vejam que à pergunta NA SUA OPINIAO É FAVORAVEL À GESTAO FEMININA, os índices são convergentes em Igualmente, à pergunta se O MERCADO ACEITARÁ POR COMPLETO AS EXECUTIVAS MULHERES. Começaram com grande diferença mas hoje tem a mesma opiniao, que sim, que aceitará. O quesito diferente, que indica que ainda existe parede de vidro invisível – é o item em que homens acham que as mulheres não precisam fazer esforço excepcional, maior do que os homens, para conseguir a mesma posição. Pelos nossos estudos, as mulheres precisam sim se esforçar mais, trabalhar mais, para serem bem sucedidas. Fonte: Harvard Business Review

13 VOCÊ SABIA ? O maior sonho de 52% das MULHERES é
crescer profissionalmente E agora, alguns dados interessantes. VOCE SABIA QUE O MAIOR SONHO DE 52% DAS MULHERES É CRESCER PROFISSIONALMENTE? Em pesquisa feita pela Abril junto com Ibope, 52% das mulheres colocaram este item como objetivo mais importante de suas vidas. Seguido do desejo de 49% das mulheres que querem ver os filhos bem encaminhados na vida. 39% ser financeiramente independente e daí por diante. Em ultimo lugar – surpreendam-se – com 31% - está o desejo de cuidar mais da aparência. William James pai da moderna psicologia – sentir-se importante, apreciado. 39% viajar mais; 36% acompanhar crescimento dos filhos; 35% construir casa dos sonhos; 32% comprar casa; 31% cuidar da aparência.

14 ANALISAR de forma verdadeira os aspectos críticos e buscar soluções para dificuldades e distorções, para acelerar a integração da MULHER nos cargos de LIDERANÇA. Portanto, as mulheres querem crescer, fazer carreira, serem lideres. Assim, nós do LIDEM, QUEREMOS ANALISAR DE FORMA VERDADEIRA OS ASPECTOS CRITICOS E BUSCAR SOLUÇÕES PARA DIFICULDADES E DISTORÇÕES, PARA ACELERAR A INTEGRAÇÃO DA MULHER NOS CARGOS DE LIDERANÇA. E contamos também com contribuição homens fantásticos. Já ouvi muitos altos executivos dizerem que o estilo feminino é um desafio para a mudança de sua própria atitude, para melhor. Aqui no LIDE temos lideres extraordinários, que equilibram o pragmatismo com a sensibilidade, sem sentirem-se por isso mais fracos ou constrangidos. São lideres de visão, são os educadores, são os verdadeiros catalisadores que geram excelentes resultado para suas empresas. .

15 SOMANDO TALENTOS PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS
TEMA DO ANO LIDERANÇA E A MULHER SOMANDO TALENTOS PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS Então, com base no trabalho de 2006, definimos, como objetivo do LIDEM para 2007, o tema: LIDERANÇA E A MULHER – SOMANDO PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS.

16 Há poucos dados sobre a realidade brasileira em relação à mulher e as dificuldades que enfrenta no desenvolvimento de sua carreira. Primeiro, o tema é ainda recente no Brasil e, segundo, HÁ POUCOS DADOS SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA. Existem poucos cases comparados com outros países.

17 Pesquisar e apresentar exemplos de sucesso do mercado brasileiro e do mundo.
Fazendo palestras e eventos sobre Liderança, Sustentabilidade e Capital Humano. Por isso, VAMOS FAZER PESQUISAS, APRESENTAR EXEMPLOS DE SUCESSO, ANALISÁ-LOS. VAMOS FAZER PALESTRAS E EVENTOS DO LIDEM, COM TEMAS COMO LIDERANÇA, SUSTENTABILIDADE E CAPITAL HUMANO.

18 INOVAR ! Esta é a IDÉIA. INOVAR !
Gerando conteúdo para o mercado e para os tomadores de decisão das empresas e da sociedade brasileira. INOVAR ! Gerando conteúdo para o mercado e para os tomadores de decisão das empresas e da sociedade brasileira. E, queremos INOVAR! GERAR CONTEUDO PARA O MERCADO E PARA OS TOMADORES DE DECISAO DAS EMPRESAS E DA SOCIEDADE. Como disse, queremos fazer do LIDEM um case de sucesso em aceleração do desenvolvimento e integração das mulheres nos cargos de liderança. Queremos alimentar o mercado. Queremos ser benchmarking.

19 e introduzindo o IDML nas empresas
Atuando com a FGV para levantar dados, pesquisar, identificar o que e como se faz a diferença... e introduzindo o IDML nas empresas CONTAMOS COM A VALIOSA AJUDA DA FGV, ATRAVÉS DO PROFESSOR FERNANDO MEIRELLES, PARA LEVANTAR DADOS, PESQUISAR, IDENTIFICAR O QUE FAZ A DIFERENÇA – também de forma acadêmica e estruturada para maior confiabilidade das informações. E vamos introduzir o IDML – que é a INCLUSAO E DESENVOLVIMENTO DE MULHERES LIDERES nas empresas.

20 Combinando esforços com o LIDE no que se refere ao tema Educação.
E vamos TRABALHAR JUNTO COM O LIDE NO TEMA EDUCACAO, fundamental para atingirmos a meta, do LIDEM : estamos falando de EDUCACAO DE QUALIDADE PARA TODOS.

21 VAMOS fazer parte do LIDEM?
Gente, o que acham do LIDEM? VAMOS FAZER PARTE? Vamos participar e incentivar a formação de excelentes lideres mulheres? É também oportunidade de executivas de suas empresas trazerem suas contribuições, experiência e também aprender, interagir e trocar experiência com outras tantas mulheres de talento e que tem muito a dizer.

22 Cada empresa poderá ter até 2 representantes no LIDEM.
Lideranças femininas - presidente, vice-presidente ou diretora das empresas integrantes do LIDE. Cada empresa poderá ter até 2 representantes no LIDEM. E como participar do LIDEM. Todas as LIDERANÇAS FEMININAS – PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE OU DIRETORA DAS EMPRESAS INTEGRANTES DO LIDE podem participar do LIDEM. CADA EMPRESA PODE INDICAR ATÉ 2 REPRESENTANTES. Tem muitas mulheres do LIDEM presentes neste evento. E elas estão à inteira disposição para dar esclarecimentos, trocar idéias, ouvir sugestões, etc. Queremos ouvir a todos e contar também com a participação de todas as empresas. Façam parte – será o máximo! .


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