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O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro Márcia Valle Real Coordenadora de Mudanças Climáticas Secretaria do Ambiente de Estado.

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1 O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro Márcia Valle Real Coordenadora de Mudanças Climáticas Secretaria do Ambiente de Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 27 de julho de 2011

2 Conjuntura Atual Brasil & Rio de Janeiro: Desafios diferentes x MCs Brasil desmatamento e esgotamento recursos naturais Rio de Janeiro desenvolvimento econômico O crescimento aceleradoda economia no ERJ Alternativa realinhar suas práticas : ECONOMIA VERDE

3 Emissões Brasil: 1.574,6 Mt CO 2 eq CO2eq Fonte: Inventário de Emissões Preliminar Segunda Comunicação Nacional (2009) Fonte: Inventário de Emissões do Estado do Rio de Janeiro (2007) Emissões ERJ: 71,6 M tCO 2 eq Rodoviário= 84% Óleo Diesel = 42% Comparação do Perfil das Emissões de CO 2 Ano base 2005

4 LEI Nº 5.690/2010 Política Estadual sobre Mudança Global do Clima e Desenvolvimento Sustentável: Diretrizes e instrumentos aplicáveis para mitigar os efeitos e adaptar o Estado às mudanças climáticas, bem como facilitar a implantação de uma economia de baixo carbono no Estado. Art. 6°- II - Transportes - para aumentar o uso de veículos eficientes, expandir o uso de sistemas sobre trilhos e aquaviários, renovar as frotas veiculares, incentivar o transporte coletivo em detrimento do individual e à intermodalidade, especialmente no frete.

5 Regulamentação da Lei do Clima

6 Viagens Diárias até 2016: – Barcas => +50% =>de 100 para 150 mil viagens – Trens => +100% => de 0,5 para 1,0 milhão de viagens – Metrô => + 250% => de 0,6 para 1,5 milhão de viagens – Sistemas de ônibus: Intermunicipal=> + 28% Urbano => + BRT – Biocombustível=> dos atuais 5% para 20% diesel Metas: 30% de redução de GEE em 2030

7 4% =>Triplicar emissões CO2 em 20 anos Projeção Crescimento Emissões de GEE em Transportes do ERJ

8 Eficiência nos Sistemas de Transporte

9

10 A eficiência do transporte rodoviário pode aumentar entre 5 a 20% mediante o emprego de estratégias simples, como: Aumento de fator de carga (tanto em numero de passageiros como em toneladas transportadas); Direção adequada; Manutenção eficiente; Melhoria na eficiência dos pneus; Gerenciamento de tráfego, entre outras. Eficiência nos Sistemas de Transporte

11 O que estamos fazendo agora? Inventário de emissões de fontes móveis: Identificar os instrumentos e as políticas públicas melhor aplicáveis para tornar o transporte no RJ mais sustentável

12 Economia Verde Redução da intensidade de carbono Ferramentas: Indicadores; Mecanismos de Mercado; Incentivos Fiscais; Pólos de Tecnologia; PPPs e Cooperação Internacional.

13 Estratégias para Transporte + Verde

14 Medidas mais contribuem: Transporte não motorizado + Transporte Público + Bilhetagem Única

15 Estratégias para a Economia Verde Parceria e cooperação entre diferentes órgãos públicos, parcerias público privadas entre instituições nacionais e internacionais; Criar um arcabouço legal e uma estrutura tributária que incentivem setores chaves do ERJ, para gerar receitas, criar novos empregos e tornar as novas tecnologias e os serviços mais acessíveis. O uso de mecanismos de mercado para resolver as questões ambientais: mercado de carbono. Incentivos fiscais em setores chaves;

16 Muito obrigada!


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