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ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Um bom questionário deve conquistar o entrevistado e estimular seu interesse em dar respostas completas e precisas. Deve alcançar.

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1 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Um bom questionário deve conquistar o entrevistado e estimular seu interesse em dar respostas completas e precisas. Deve alcançar esse objetivo ao mesmo tempo em que estabelece uma compreensão simultânea, por todos os entrevistados, tanto das perguntas como das respostas. Definição de questionário: é uma técnica estruturada para coleta de dados que consiste em uma série de perguntas, escritas ou orais, que um entrevistado deve responder. Objetivos de um questionário: qualquer questionário tem três objetivos: 1)Transformar a informação desejada em um conjunto de perguntas específicas que os entrevistados tenham condições de responder; 2)Motivar e incentivar o entrevistado a se deixar envolver pela entrevista, a cooperar e a completar a entrevista (finalizar a entrevista). Ao planejar o questionário, o pesquisador deve sempre minimizar o cansaço e o tédio do entrevistado; 3)Deve sempre minimizar o erro de resposta. O erro de resposta aparece quando os entrevistados dão respostas imprecisas ou quando elas são registradas ou analisadas inadequadamente.

2 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Experiência e criatividade são características pessoais decisivas na elaboração de questionários. Um questionário mal construído compromete os resultados finais de um estudo. Alguns cuidados devem ser tomados: Linguagem: deve ser simples, clara e compatível com a escolaridade do público- alvo da pesquisa; as frases devem ser redigidas na voz ativa, em ordem direta (sujeito, verbo e complementos). É necessário também que as perguntas sejam imparciais, de modo a não direcionar as respostas dos entrevistados. Devem-se evitar termos vagos como frequentemente ou ocasionalmente, porque tornam as respostas dos entrevistados incomparáveis. Formato das perguntas: Elas podem ser abertas, fechadas ou semi-abertas: -Uma pergunta aberta (não estruturada) é aquela que o entrevistado pode responder livremente, com as próprias palavras. Elas tem a vantagem de relevar mais sobre o assunto. Desvantagens: -Dificuldade que se encontra na tabulação das respostas, principalmente quando se trata de uma pesquisa quantitativa em grande escala; -Influência das crenças do entrevistador ao perguntar e ao transcrever as respostas e o consumo de tempo na coleta e tabulação dos dados.

3 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Perguntas fechadas (ou estruturadas): são aquelas que apresentam previamente opções de resposta. Normalmente são definidas de acordo com a experiência do pesquisador e também com base em pesquisas de dados secundários. Desvantagens: limitam muito as respostas que se podem obter dos entrevistados. Vantagens: são práticas, fáceis de interpretar e tabular. Facilita a comparação entre as respostas dos entrevistados na fase de análise de dados. As principais perguntas fechadas são: -Perguntas dicotômicas: apresentam duas opções de respostas. Admite-se a inclusão de terceira alternativa, do tipo não sei ou nenhum. Exemplos: 1) sexo: (1) Masculino (2) Feminino 2) Você encontra o café de sua preferência em todos os lugares em que faz compras regulares? (1) Sim (2) não -Perguntas de múltipla escolha: trazem três ou mais alternativas de resposta. Exemplo: 1) Qual marca de refrigerante acabou de comprar? (1)Coca cola (2) Pepsi (3) Guaraná Antarctica (4) Guaraná Mineiro (5) Itubaína

4 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS -Escala de Likert: o entrevistado deve expressar seu grau de concordância ou discordância com afirmações. Exemplo: A qualidade de um café solúvel está em: (mostrar escala) ItemConcordo totalmente Concordo parcialmente IndiferenteDiscordo parcialmente Discordo Totalmente 1.Sabor 2. Pureza 3. Rendimento 4. Solubilidade 5. Variedade 6. Preço 7. Embalagem 8. Outro atributo: (especificar)

5 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS -Escala de importância: o entrevistado deve classificar itens em importância. Exemplo: Gostaria que dissesse o grau de importância de cada um dos itens abaixo ao comprar café solúvel (mostrar escala) ItemMuito importante ImportanteIndiferentePouco importante Não é importante 1.Qualidade 2. Variedade da linha 3. Composição do produto 4. Tradição da marca 5. Embalagem 6. Disponibilidade 7. Preço

6 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Diferencial semântico: o respondente escolhe um ponto entre duas palavras opostas. Exemplo: O café solúvel Líder é: Excelente _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Ruim Caro _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Barato Puro _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Impuro Disponível _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Indisponível Escala de intenção de compra: pergunta-se ao entrevistado se compraria um produto/serviço, dadas certas condições (preço, disponibilidade, mudanças na composição, etc.). Exemplo: Estando o café solúvel Líder disponível em diversos pontos de venda, ao preço do R$ 5,90 a embalagem de 100g, você: (1)Certamente compraria(2) Provavelmente compraria (3) Provavelmente não compraria (4) Certamente não compraria (5) Não sei

7 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Sequência das perguntas: -As perguntas iniciais de um questionário devem ser fáceis e interessantes, para que se crie desejo de cooperação do entrevistado; Exemplo: pode se perguntar uma opinião do respondente em questão aberta, ou usar perguntas qualificadoras (que indicam se ele está apto a participar da pesquisa) -Perguntas difíceis ou pessoais, que desanimam o entrevistado, devem aparecer no fim do questionário. Exemplos: questões sobre uso de drogas, participação em crimes, comportamento sexual e envolvimento em acidentes com fuga entre outros. Tamanho do questionário: depende da abrangência do problema de pesquisa e do método de contato com os entrevistados, mas se deve ter em mente que um questionário extenso desperta má vontade nos respondentes. Entretanto, um questionário muito curto pode comprometer objetivos de uma pesquisa, já que questões importantes podem ficar sem resposta. O pesquisador deve usar sua experiência e bom senso para definir o tamanho do questionário.

8 ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS Desenho do questionário: diz respeito à aparência geral do impresso. -O questionário deve ser limpo, no sentido de que as perguntas precisam ser claramente identificadas e separadas por espaço razoável, assim como as opções de perguntas fechadas; -Deve ser numerado, para controle de extravio, exceto questionários enviados por correio ou pela internet, casos em que a numeração pode gerar receio de perda de anonimato do respondente; -Impressão em papel de qualidade e em página dupla, porque indica profissionalismo dos pesquisadores.


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