A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança Gerir é educar. Exige dedicação e comprometimento. A Gestão formadora Júlio Furtado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança Gerir é educar. Exige dedicação e comprometimento. A Gestão formadora Júlio Furtado."— Transcrição da apresentação:

1 O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança Gerir é educar. Exige dedicação e comprometimento. A Gestão formadora Júlio Furtado

2 Liderar é, também, crescer e fazer crescer

3 Ser gestor exige controle...DeliberativoAutonomiaConsequências Liberdade relacional Qual o efeito que você causa nas outras pessoas?

4 Homeostático Equilíbrio interno do organismo Percepção dos sinais Viver no limite Ser gestor exige controle... O que o seu corpo está lhe dizendo?

5

6 Perigos invisíveis

7 SUPERVISIONAR ASSESSORAR APOIAR Dirigir, orientar ou inspecionar em plano superior Remete-se ao ato de comando Verificar se está sendo feito da maneira certa Corrigir, se necessário. Assistir, auxiliar tecnicamente Prestar ajuda Fazer com Instruir, ensinar como se faz Sustentar, amparar, favorecer Criar instrumentos para que algo aconteça Cuidar do contexto para algo aconteça

8 OS VERBOS QUE O GESTOR PRECISA CONJUGAR:

9 Ânimo para o trabalho Clareza de horizonteAutoria do projeto Caminhada comum Apoio do grupo

10 Abdicação X Liderança

11 1.Que artifícios eu utilizo? 2.Por que isso ocorre? 3.O que faz eu me arrepender? 4.Como eu conserto a situação? 5.O que posso fazer para mudar isso em mim? Em que momentos eu abdico como líder?

12 O perfil do líder que transforma Nos últimos 50 anos, houve uma deslegitimação da liderança legal ou atribuída. ATRIBUIÇÃO CONQUISTA O principal pré-requisitos para se liderar em nossos dias é: A CAPACIDADE SÓCIO-RELACIONAL tecer relações e fazê-las prosperar compreender o outro detectar talentos cenografar situações Nos últimos 50 anos, houve uma deslegitimação da liderança legal ou atribuída. ATRIBUIÇÃO CONQUISTA O principal pré-requisitos para se liderar em nossos dias é: A CAPACIDADE SÓCIO-RELACIONAL tecer relações e fazê-las prosperar compreender o outro detectar talentos cenografar situações

13 A organização do poder na Liderança Hierarquia Funcional Hierarquia Matricial Estratificação de poderes Centralização Lideranças paralelas interrelacionadas Desenvolvimento de líderes Existe uma tendência mundial de substituição dos modelos hierárquicos pelos modelos matriciais em todos os setores, inclusive na sala de aula.

14 O desenvolvimento da liderança O líder precisa ser essencialmente um estrategista. Estratégia é a formulação dos nossos movimentos para atingirmos o objetivo.

15 O desenvolvimento da liderança O tempo precisa ser bem administrado pelo líder, que, ao mesmo tempo, precisa conhecer e respeitar o tempo das pessoas. Estamos vivendo a transição da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, logo, o líder precisa desenvolver, em si mesmo e em sua equipe, a filtragem, a seleção, a organização, a aglutinação e a síntese das informações disponíveis.

16 O poder é sempre limitado, logo, não pode ser exercido sem estratégias. O líder precisa ter consciência do seu não-poder para se tornar um bom estrategista. PODERESTRATÉGIA

17 Como liderar para favorecer o crescimento da equipe? Instigar Avaliar IntegrarDisponibilizar

18 Liderar pessoas é, essencialmente, tornar possível o alcance dos objetivos e, para isso, os objetivos têm que ser de todos. Logo, liderar é coletivizar os objetivos.

19 Trabalhar em equipe, hoje, é questão de sobrevivência

20 O líder precisa ser um assessor dos seus liderados e estar a disposição para treinar, apoiar e motivar. Enfim, o principal papel do líder, hoje, é tirar as pedras do caminho para que sua equipe caminhe melhor. É estender o tapete vermelho para sua equipe passar.

21 É necessário construir uma relação horizontal. Relação horizontal não é uma relação sem respeito à hierarquia, mas sim uma relação onde a hierarquia não impede a todos de dizer e de ouvir, respeitosamente, outro componente fundamental da cidadania.

22 O principal papel da liderança é o de cenografar cada momento para que os atores se motivem a dar o melhor de si em seus papéis.

23 As principais ações de uma liderança competente são: desafiar (instigar) gerir equipes gerir equipes cenografar processos cenografar processos gerir erros gerir erros administrar conflitos administrar conflitos

24 Plano de ação em Liderança 1.O que estou precisando instigar na escola? 2.Sobre que grupo eu preciso atuar de forma que se torne uma verdadeira equipe? Como? 3.Que processos na minha escola precisam ser cenografados e de que maneira? 4.De que maneira posso utilizar os erros de forma positiva em minha escola? 5.Quais os conflitos que ocorrem na escola que interferem negativamente no bom desempenho do trabalho?

25 Obrigado pela atenção! Livros mais recentes


Carregar ppt "O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança Gerir é educar. Exige dedicação e comprometimento. A Gestão formadora Júlio Furtado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google