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MAGISTÉRIO E TECNOLOGIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MAGISTÉRIO E TECNOLOGIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES Formação continuada dos professores e a função das.

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1 MAGISTÉRIO E TECNOLOGIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MAGISTÉRIO E TECNOLOGIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES Formação continuada dos professores e a função das tecnologias de informação e comunicação Campinas, 10 de novembro de 2004

2 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluções Experiências Conclusão SALADA TEMÁTICA

3 Aprender com tecnologias Aprender como ensinar com tecnologias Aprender com tecnologias para aprender como ensinar com tecnologias Tecnologias digitais Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

4 Tecnologias digitais Aprender com tecnologias Aprender como ensinar com tecnologias Tarefa da formação pedagógica Informática na Educação ou similar Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

5 1 2 3 4 1 2 3 4 ANTES DEPOIS Lei 5540 Estrutura das licenciaturas Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

6 Dicotomia no papel dos agentes da formação PROFESSOR QUE SABE O CONTEÚDO PROFESSOR QUE SABE O COMO FAZER Estrutura das licenciaturas Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

7 Fonte: Sinopse Estatística da Educação Superior 2002 – INEP/MEC, 2003. Concluintes de licenciaturas/2002 = 176.569 Fonte: Relatório de Atividades 1996-2002, MEC/SEED/DIED, 2002. Capacitados pelo ProInfo/1996-2002 = 137.911 Números Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

8 Aluno das licenciaturas Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão provém de faixas sociais mais baixas info-excluído com pouco tempo para a formação.

9 Pesquisa sobre computador na licenciatura Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Instituições 2 universidades 2 centros universitários Questionário [245 docentes = 45,5 %] 95 questões / 8 blocos dados pessoais atividade profissional formação prática pedagógica uso pessoal de tecnologias digitais [TD] formação para uso das TD uso de TD na licenciatura formação docente e TDEntrevistas 19 professores 4 coordenadores

10 Capacitação dos docentes em informática Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

11 Formação em informática (tópicos mais comuns) Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

12 Uso do computador (aplicativos mais comuns ) Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

13 Uso da Internet (recursos mais comuns) Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

14 Computador no preparo de atividades Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

15 Uso na função docente Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

16 Formação: uso do computador na educação Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

17 Computador: uso pelos alunos Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

18 Computador: uso pelos alunos, fora aula Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

19 91,40% - computador deve ser usado na formação inicial do professor 60,50% - computador usado ao longo do currículo 32,10% - computador apenas em disciplinas do conteúdo específico 21,40% - uso do computador deve ser exigido pelas IES 38,84% - uso do computador não deve ser exigido pelas IES 75,00% - as IES devem assumir a responsabilidade pela capacitação dos docentes Outros achados Introduão Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesIntrodução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

20 Razões para tecno-ausência - local Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

21 Razões para tecno-ausência - geral Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Fonte: Simão Pedro P. Marinho. Relatório de Pesquisa. 2004

22 Tecno-ausência – círculo vicioso Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

23 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Desprestígio da licenciatura

24 Ciências Biológicas- Parecer CNE/CES 1.301/2001 Não há referência Filosofia - Parecer CNE/CES 1363/2001 Não há referência Física - Parecer CNE/CES 1.304/2001 Não há referência Geografia - Parecer CNE/CES 492/2001 Não há referência História - Parecer CNE/CES 492/2001 Não há referência Diretrizes Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

25 Currículo como estratégia de compromisso. Currículo como um pacto. Rompendo o círculo vicioso Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

26 Ciclo na escola da EB Tecno-ausência – círculo virtuoso Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

27 Letras - Parecer CNE/CES 492/2001... deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias. Matemática - Parecer CNE/CES 1.302/2001 Desde o início do curso o licenciando deve adquirir familiaridade com o uso do computador como instrumento de trabalho, incentivando-se sua utilização para o ensino de matemática, em especial para a formulação e solução de problemas. É importante também a familiarização do licenciando, ao longo do curso, com outras tecnologias que possam contribuir para o ensino de Matemática. Diretrizes Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

28 Pedagogia- texto final/Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia em 06/05/99... capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas. O Curso de Pedagogia deve ter em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, articuladores da relação teoria e prática, considerados obrigatórios pelas IES para a organização de sua estrutura curricular e relativos: [...] b) - ao contexto da educação básica, compreendendo: 2.[...] tecnologias de informação e comunicação e suas linguagens específicas aplicadas ao ensino. Pedagogia- documento ANFOPE Componentes da formação básica: [...] linguagem, arte e novas tecnologias Diretrizes Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

29 Art. 2º A organização curricular de cada instituição observará, além do disposto nos artigos 12 e 13 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, outras formas de orientação inerentes à formação para a atividade docente, entre as quais o preparo para: [...] VI - o uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores. RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002.(*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diretrizes para formação de professores Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

30 Art. 7º A organização institucional da formação dos professores, a serviço do desenvolvimento de competências, levará em conta que: [...] VI - as escolas de formação garantirão, com qualidade e quantidade, recursos pedagógicos como biblioteca, laboratórios, videoteca, entre outros, além de recursos de tecnologias da informação e da comunicação; Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Diretrizes para formação de professores

31 Art. 13. Em tempo e espaço curricular específico, a coordenação da dimensão prática transcenderá o estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas, numa perspectiva interdisciplinar. [...] § 2º A presença da prática profissional na formação do professor, que não prescinde da observação e ação direta, poderá ser enriquecida com tecnologias da informação, incluídos o computador e o vídeo, narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos, situações simuladoras e estudo de casos. Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Diretrizes para formação de professores

32 Estratégias / ações Busca do uso disseminado no currículo Capacitação docente Infra-estrutura adequada Disciplina Informática na Educação solução temporária sob responsabilidade de docentes/licenciatura capacitação docente Projetos Interdisciplinares Integrados Novo fazer pedagógico Aproximação com a escola da educação básica. Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

33 centrada no professor - ENSINO centrada no professor - ENSINO centrada na tecnologia - ENSINO centrada na tecnologia - ENSINO centrada no aluno - APRENDIZAGEM centrada no aluno - APRENDIZAGEM EaD na formação do professor Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

34 Centrada no aluno - APRENDIZAGEM questões educacionais questões tecnológicas. Rever formação docente EaD na formação do professor Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

35 não poderão exceder a vinte por cento do tempo previsto para integralização do respectivo currículo. poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial... Até a renovação do reconhecimento de cada curso,.....a oferta de disciplinas... corresponderá, obrigatoriamente, à oferta de disciplinas presenciais para matrícula opcional.... EaD na formação do professor Portaria 2253/MEC Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

36 deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informação... Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão EaD na formação do professor Portaria 2253/MEC

37 despreparo docente p/ EaD falta de experiência institucional desconfiança com EaD mal uso da tecnologia pela novidade acesso dos alunos à tecnologia. EaD na formação do professor Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

38 EaD na formação do professor Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

39 Para ser professor, basta saber um conteúdo. Ou achar que sabe! Velha lógica dominante EaD na formação do professor Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

40 Uma nova lógica para a sala de aula on-line Para ser professor, basta saber um conteúdo. Ou achar que sabe! E saber usar computador e Internet. Ou achar que sabe! EaD na formação do professor Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

41 Não-presencial [Portaria 2253] Virtual como suporte ao presencial Formação docente Formar professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

42 Tá aí mais um que só fala e nada faz. Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

43 PIPeTI - versão 1 [1999 - 2002/1 o ] PIPeTI - versão 1.1 [2003/1 o ] Projeto EAAV [2002/2003] O que andei fazendo na PUC Minas Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

44 P I Pe T I dagógica em rojeto de rojeto de niciação ecnologia da nformação Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

45 numa disciplina do conteúdo específico criação de uma cultura digital situação-problema projetos contextualização contextualização interdisciplinaridade interdisciplinaridade - cooperação interatividade interatividade produção produção concreta. PIPeTI Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

46 tarefa baseada em PROJETOS num DESAFIO DESAFIO na construção COOPERATIVA COOPERATIVA de uma ALTERNATIVA PEDAGÓGICA onde o COMPUTADOR COMPUTADOR é FERRAMENTA FERRAMENTA no trabalho educativo. PIPeTI Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

47 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

48 tema: correlato à Biologia Celular produto: conjunto de web pages tutorial multimídia público-alvo: alunos da educação básica alunos da educação superior. Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

49 Dificuldade # 1 Não havia tempo na sala de aula ! X Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

50 Solução # 1 Atividade extra-classe Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

51 Dificuldade # 2 Não havia laboratório disponível ! X Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

52 Criou-se o laboratório virtual. Solução # 2 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

53 Dificuldade # 3 Não havia verba para comprar software ! X Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

54 Solução # 3 Software: shareware, shareware, demo, trial version Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

55 Organização dos grupos de alunos e alunas Organização dos grupos de alunos e alunas Definição do tema [único ou múltiplo] Definição do tema [único ou múltiplo] Escolha do software Escolha do software Elaboração de uma apostila (álbum de figurinhas) Elaboração de uma apostila (álbum de figurinhas) Introdução ao tema TI em Educação. Introdução ao tema TI em Educação. Fase preparatória Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

56 Levantamento de fontes bibliográficas Levantamento de fontes bibliográficas Redação de textos [visando telas/web pages] Redação de textos [visando telas/web pages] Seleção/preparação de imagens Seleção/preparação de imagens Adequação imagem/texto. Adequação imagem/texto. Fase operacional / 1 o momento Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

57 Lay out de telas/web pages Lay out de telas/web pages Adequação gráfica de textos e imagens. Adequação gráfica de textos e imagens. Fase operacional / 2 o momento Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

58 Fornecimento de uma versão do software Fornecimento de uma versão do software Elaboração final do produto com o software Elaboração final do produto com o software Revisão do produto Revisão do produto Entrega do produto Entrega do produto Avaliação do produto. Avaliação do produto. Fase operacional / 3 o momento Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

59 Apoio pedagógico encontros de acompanhamento e orientação adequação de texto adequação de imagens adequação de seqüências de telas/web pages adequação dos links. Apoio aos grupos Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

60 Apoio tecnológico Apoio tecnológico questões de uso de software questões de hardware/software scanner scanner tratamento digital de imagem. tratamento digital de imagem. Apoio aos grupos Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

61 Revisão das produções Revisão das produções Web page das produções/links das web pages Web page das produções/links das web pages Divulgação Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

62 acompanhamento - avaliação formativa acompanhamento - avaliação formativa avaliação como descontextualização sistemática avaliação como descontextualização sistemática avaliação como meio de identificar processos e tempos de aquisições avaliação como meio de identificar processos e tempos de aquisições avaliação entre pares avaliação entre pares docente no papel de mediador. docente no papel de mediador. PIPeTI – versão 1.1. Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

63 Quem se responsabilizará? Quem se responsabilizará? Onde acontecerá? Onde acontecerá? Como se fará? Como se fará? Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

64 Partilha de saberes Partilha de saberes Aprendizagem colaborativa/cooperativa Aprendizagem colaborativa/cooperativa Grupos interdisciplinares. Grupos interdisciplinares. Será possível ? Formação entre pares Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

65 Mestrado em Educação Mestrado em Educação Grupo de pesquisa: educação e tecnologias digitais Grupo de pesquisa: educação e tecnologias digitais Docentes da PG, pesquisadores e alunos de PG Docentes da PG, pesquisadores e alunos de PG Pesquisa Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

66 Andragogia Andragogia Problem-based learning Problem-based learning Ação interdisciplinar. Ação interdisciplinar. Fundamentação Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

67 Planejar, organizar e oferecer um curso on-line para professores de escola pública [formação em serviço] Tema: Educação Ambiental Desafios aos alunos da PG - um problema Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

68 novas disciplinas no currículo da PG novas disciplinas no currículo da PG conteúdos sob demanda conteúdos sob demanda atividades em grupo atividades em grupo comunicação via Internet comunicação via Internet encontros presenciais semanais. encontros presenciais semanais. Desenvolvimento do Projeto Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

69 Partilha de saberes Partilha de saberes Aprendizagem colaborativa/cooperativa Aprendizagem colaborativa/cooperativa Grupos interdisciplinares. Grupos interdisciplinares. É possível ! Formação entre pares Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

70 sentimento de equipe sentimento de equipe disponibilidade para a mudança disponibilidade para a mudança disposição para cooperar/colaborar disposição para cooperar/colaborar auto-disciplina auto-disciplina liberdade responsável [consigo mesmo/com o grupo] liberdade responsável [consigo mesmo/com o grupo] disposição para a partilha disposição para a partilha facilidade na comunicação facilidade na comunicação disposição para aprender [com o par] e ensinar [o par] disposição para aprender [com o par] e ensinar [o par] intimidade com tecnologia intimidade com tecnologia Facilitadores Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

71 Dificultadores Formação continuada do professor para EaD Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão comunicação num grupo interdisciplinar comunicação num grupo interdisciplinar tensões emocionais tensões emocionais entendimento comum de conceitos e estratégias entendimento comum de conceitos e estratégias tendência a manter práticas arraigadas tendência a manter práticas arraigadas dificuldade de romper com velhos paradigmas dificuldade de romper com velhos paradigmas ausência de confiança em membro do grupo ausência de confiança em membro do grupo ausência de membro do grupo nos encontros ausência de membro do grupo nos encontros luta pelo poder luta pelo poder ausência de uma liderança. ausência de uma liderança.

72 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão tecno-ausência - crime de responsabilidade social não será fácil mudar acomodação/inércia despreparo docente Problemas à vista

73 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Falsa modernidade

74 Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão resgate do prestigio das licenciaturas capacitação docente responsabilidade mútua para uso da tecnologia na educação para uma nova pedagogia investimento em tecnologia e infra-estrutura estímulo ao uso ampliado da tecnologia. O que fazer

75 A educação não é do docente da licenciatura. Ela é, em parte, de seus alunos, futuros professores. Mas é principalmente dos futuros alunos deles. Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão Uma tomada de consciência

76 há pessoas que assistem as coisas acontecerem; e há pessoas que dizem: O que aconteceu ?. Há pessoas que fazem as coisas acontecerem; Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão

77 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-graduação em Educação SIMÃO PEDRO P. MARINHO marinhos@uol.com.br Introdução Formação inicial problemassoluções Formação continuada problemassoluçõesExperiênciasConclusão


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