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As formas de comunicação visual constituem um linguagem

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Apresentação em tema: "As formas de comunicação visual constituem um linguagem"— Transcrição da apresentação:

1 As formas de comunicação visual constituem um linguagem
As formas de comunicação visual constituem um linguagem? Deverá apenas passar pelo campo da intuição pessoal? Deverá passar pela estruturação de uma gramática das formas? “Guernica” Pablo Picasso

2 A primeira experiência da criança é táctil
A primeira experiência da criança é táctil! Trata-se sem dúvida de um conhecimento “manual”. Paralelamente o conhecimento inclui o olfacto, o ouvido e o gosto. Contudo o icónico: (Capacidade de ver, reconhecer e compreender visualmente as forças ambientais e emocionais) supera rapidamente os sentidos. “A vista, embora a usemos com toda a naturalidade, ainda não produziu a sua própria civilização. A vista é veloz, compreensiva e simultaneamente analítica e sintética. Requer tão pouca energia para funcionar, que trabalha à velocidade da luz, permitindo às nossas mentes receber e conservar um número infinito de unidades de informação numa fracção de segundo.” Gattegno, Caleb – Towards a Visual Culture Jesus com uma criança (autor desconhecido)

3 Uma falsa dicotomia: Belas Artes e Artes Aplicadas
A informação visual é o registo mais antigo da história humana. São a reportagem mais antiga que se conservou sobre um mundo tal como foi visto pelos homens à anos. Questão fundamental: Tiveram uma intenção utilitária (Artes Aplicadas) Tiveram apenas a intenção estética (Belas Artes). Gravuras do Vale do Côa Vila Nova de Foz Côa - Portugal

4 Uma falsa dicotomia: Belas Artes e Artes Aplicadas
A criatividade ao serviço da utilidade é designada de Design. O homem necessita de comer – são necessárias ferramentas para caçar e para cultivar. O homem necessita de cozinhar e armazenar comida - são necessários recipientes próprios. O homem necessita de se proteger contra as variações climáticas – são necessárias ferramentas para cozer, tecer e cortar, curtir peles, etc. O homem necessita de se proteger contra os predadores e tribos inimigas – são necessárias habitações. A possibilidade de um membro da comunidade inove a forma e a decore é Design ou Belas Artes Cerâmica e Calendário Azeteca

5 Uma falsa dicotomia: Belas Artes e Artes Aplicadas
Design ou Belas Artes A diferença parece estar entre o utilitário e o puramente artístico consiste no grau de motivação para a produção do “Belo”. O “Belo” é o reino da estética, da indagação e das teorias desde Sócrates Classificação Pré - renascentista “Mona Lisa” Leonardo da Vinci Classificação da Bauhaus Classificação contemporânea

6 Uma falsa dicotomia: Belas Artes e Artes Aplicadas
Classificação contemporânea A visão contemporânea ultrapassou a dicotomia Belas Artes / Artes Aplicadas. Questiona a expressão subjectiva e a função objectiva… - Associa a interpretação individual com a expressão criativa pertencente às Belas Artes. Associa a resposta à finalidade e uso como pertencente às Artes Aplicadas. O artista plástico “pintor” que trabalhe para si mesmo sem qualquer encomenda, desenvolvendo a criatividade sem se preocupar com o mercado é absolutamente subjectivo. O “designer” quando realiza o estudo de um recipiente para líquidos executa um exercício de objectividade. “A forma segue a função” Sullivan O desenhador de aviões está profundamente limitado ás contingências ligadas às formas, proporções e materiais a utilizar Louis Henri Sullivan (1856 – 1924) Boston, Estados Unidos

7 Uma falsa dicotomia: Belas Artes e Artes Aplicadas
O Papa, como representante e conhecedor das necessidades da Igreja, influenciou profundamente as ideias de Miguel Ângelo. O Papa pretendia que a explicação visual do “Juízo Final” estivesse acessível a um público maioritariamente analfabeto, e portanto, incapaz de ler a Bíblia. E se sabia ler, incapaz de interpretar o dramatismo conforme pretendia a Igreja. O mural mostra: O equilíbrio entre as aproximações subjectiva e objectiva do artista; O equilíbrio entre a pura expressão artística e a utilidade do propósito. A ideia de “obra de arte” é moderna: Apoia-se no conceito de Museu como reserva definitiva do “Belo”; O público erudito pode assim ajoelhar-se perante o altar da beleza. “Juízo Final” (1536 / 1541– Capela Sistina do Vaticano Miguel Ãngelo

8 O impacto da fotografia
O último bastião do artista: Capacidade de desenhar e de reproduzir uma composição formal. A câmara fotográfica acabou com esta exclusividade… Permite registar formas, interpretar e expressar o que vemos sem necessidade de ter uma habilidade especial ou um prolongado adestramento. O VISUAL conquistou através da fotografia a sociedade moderna: Predomina o Visual; o Verbal vem por acréscimo…

9 Conhecimento Visual e Linguagem Verbal
Visualizar = Capacidade de formar imagens mentais. Memorizamos através de imagens o percurso de uma ponta à outra da cidade “o pensamento em conceitos, emerge do pensamento em imagens através de um lento desenvolvimento dos poderes de abstracção e simbólicos, da mesma maneira que a escrita fonética emergiu, por processos similares, dos pictóricos e dos hieroglíficos.” Koestler – The act of creation Todos os sistemas de símbolos são invenção do homem. Aos sistemas de símbolos que denominamos de linguagem são invenções ou refinamentos do que noutros tempos foram percepções do objecto dentro de uma mentalidade baseada na imagem. Exemplo: Os números e as notas musicais são substitutos de um sistema único de informação. Existem mais de línguas usadas e distintas. Embora sejam conjuntos lógicos, jamais poderão substituir-se à linguagem visual. Transliteração: - Quando nos deparamos com uma forma de escrita diferente da nossa, é necessário escrever nomes e palavras e nossa própria forma de escrita, através de regras convencionais (na maioria das vezes seguindo um padrão internacional) para podermos ter noção de como são pronunciadas tais palavras/ nomes. Este processo chama-se transliteração. Por exemplo, utilizando-se o processo de transliteração, a letra grega "D" é escrita/pronunciada como a letra "d" em português. O mesmo processo será utilizado para que possamos pronunciar os hieróglifos aqui apresentados

10 Características das mensagens visuais
“Qualquer acontecimento visual é uma forma com conteúdo, contudo o conteúdo está intensamente influído pela significância das partes constituintes, como a cor, a tonalidade, a textura, a dimensão, a proporção e as suas relações compositoras com o significado.” D.A.Donis – A Primer of Visual Literacy As técnicas de comunicação visual manipulam os elementos básicos de forma variada. A técnica visual mais dinâmica é o CONTRASTE que se opõe à HARMONIA. A caixa de ferramentas possui os elementos básicos da comunicação visual: PONTO LINHA CONTORNO DIRECÇÃO COR TONALIDADE TEXTURA PROPORÇÃO ESCALA DIMENSÃO MOVIMENTO CONTRASTE HARMONIA Exagero Reticência Espontaneidade Previsibilidade Acento Neutralidade Assimetria Simetria Instabilidade Equilíbrio Fragmentação Unidade Economia Profusão Audácia Subtileza Transparência Opacidade Variação Coerência Complexidade Simplicidade Distorção Realismo Profundo Plano Agudez Difusão Actividade Passividade Aleatório Sequencial Irregular Regular Justaposição Singularidade Angulosidade Redondez Representação Abstracção Verticalidade Horizontalidade

11 Características das mensagens visuais
Os três níveis de inteligência visual: Realismo Simbolismo Luís Canotilho Abstraccionismo Puvis de Chavannes, 1897 Kandinsky


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