A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI 26/06/11 DIA DO SENHOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI 26/06/11 DIA DO SENHOR."— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI 26/06/11 DIA DO SENHOR

2 A EUCARISTIA DÁ VIDA À IGREJA Palavras que papa Bento XVI pronunciou neste Domingo, 26/06, ao rezar a oração do Angelus com os fiéis da janela dos seus aposentos:

3 Queridos irmãos e irmãs! Hoje, na Itália e em outros países, celebra-se o Corpus Domini, a festa da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que Ele instituiu na Última Ceia e é o tesouro mais precioso da Igreja. A Eucaristia é como o coração pulsante que dá vida a todo o corpo místico da Igreja: um organismo social baseado inteiramente no vínculo espiritual, mas concreto, com Cristo.

4 Como diz o apóstolo Paulo: "Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão" (1 Cor 10,17).

5 Sem a Eucaristia, a Igreja simplesmente não existiria. A Eucaristia é, de fato, o que torna uma comunidade humana um mistério de comunhão, capaz de levar Deus ao mundo e o mundo a Deus. O Espírito Santo transforma o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo; também transforma todos os que o recebem com fé em membros do Corpo de Cristo, para que a Igreja seja verdadeiramente um sacramento de unidade dos homens com Deus e entre eles.

6 Em uma cultura cada vez mais individualista, como aquela em que estamos imersos nas sociedades ocidentais, e que tende a se espalhar por todo o mundo, a Eucaristia é uma espécie de "antídoto", que age nas mentes e nos corações dos crentes e que semeia de forma contínua neles a lógica da comunhão, do serviço, da partilha, em suma, a lógica do Evangelho.

7 Os primeiros cristãos, em Jerusalém, foram um sinal evidente deste novo estilo de vida, porque viviam em fraternidade e partilhavam seus bens, de modo que ninguém fosse indigente (cf. Atos 2, 42-47).

8 De que derivava tudo isso? Da Eucaristia, isto é, de Cristo ressuscitado, realmente presente entre os seus discípulos e operante com a força do Espírito Santo. E também as gerações seguintes, através dos séculos, a Igreja, apesar dos seus limites e erros humanos, continuou sendo no mundo uma força de comunhão.

9 Pensemos especialmente nos períodos mais difíceis, de provação: pensemos no que significou, por exemplo, para os países sob regimes totalitários, a possibilidade de encontrar-se na Missa dominical! Como diziam os antigos mártires de Abitene: "Sine Dominico non possumus" - sem o "Dominicum", ou seja, sem a Eucaristia dominical, não podemos viver.

10 Mas o vazio criado pela falsa liberdade também pode ser muito perigoso, e então a comunhão com o Corpo de Cristo é o remédio da inteligência e da vontade, para redescobrir o gosto da verdade e do bem comum.

11 (*)BENEDICTUS PP XVI (Bento XVI) - Nascido Joseph Alois Ratzinger, em Marktl am Inn, Diocese de Passau, Alemanha, dia 16 de abril de Foi eleito papa para suceder João Paulo II, no Conclave de 2005, que terminou em 19 de abril. Domina os idiomas alemão, italiano, francês, latim, inglês; conhece o portugês e lê o grego antigo e o hebraico. Membro de várias academias científicas da Europa e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades. 6º papa alemão desde Vitor II, 266º da Igreja Católica e último papa da linhagem Bento. Pianista... Queridos amigos, invoquemos a Virgem Maria, a quem meu predecessor, o Beato João Paulo II, definiu como "Mulher eucarística" (Ecclesia de Eucharistia, 53-58). Que, em sua escola, também a nossa vida se torne plenamente "eucarística", aberta a Deus e aos outros, capaz de transformar o mal em bem com a força do amor, dirigida promover a unidade, a comunhão, a fraternidade. BENEDICTUS PP XVI* [Traduzido por Aline Banchieri) ©Libreria Editrice Vaticana]

12 A ORAÇÃO DO ANGELUS O Anjo do Senhor anunciou a Maria, E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria. Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Ave Maria. E o Verbo se fez Carne, E habitou entre nós. Ave Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos. Infundi, Senhor, em nossas almas a Vossa graça, para que nós, que conhecemos, pela Anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, cheguemos, por sua Paixão e morte na cruz, à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. Formatação: Eliezer de Oliveira Martins, Diácono da Arquidiocese de Santa Maria e Belém do Grão-Pará, Amazônia do Brasil. Fonte : ZENIT.org


Carregar ppt "ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI 26/06/11 DIA DO SENHOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google