A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O BANDEIRANTE E A BUSCA POR RIQUEZAS 4º ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O BANDEIRANTE E A BUSCA POR RIQUEZAS 4º ANO"— Transcrição da apresentação:

1 O BANDEIRANTE E A BUSCA POR RIQUEZAS 4º ANO
HISTÓRIA DO BRASIL O BANDEIRANTE E A BUSCA POR RIQUEZAS 4º ANO

2 CONQUISTANDO PARA PORTUGAL
A capitania de São Vicente era muito pobre. Lá havia pequenas lavouras que se destinavam à alimentação dos moradores. Para resolver o problema da pobreza dos paulistas, foi necessário buscar riquezas no interior, longe de São Paulo. Quem foi buscar o “remédio para a pobreza”?

3 Quem foi buscar riquezas no interior do Brasil?
Os Bandeirantes Como eram chamadas as expedições (viagens) dos bandeirantes? Os bandeirantes - Homens valentes que saiam de São Vicente e São Paulo caminhando em direção ao interior do Brasil para : Capturar índios Buscar pedras e metais preciosos BANDEIRAS Eram chamadas de Bandeiras porque os homens carregavam bandeiras à frente do grupo.

4 As Monções As monções eram expedições que se deslocavam pelos rios em busca de ouro. O rio Tietê foi muito utilizado para esse tipo de expedição. Os bandeirantes utilizavam canoas de madeira para se deslocar e carregar alimentos e utensílios até as regiões onde haviam encontrado ouro.

5 Os bandeirantes enfrentavam grandes perigos, como as piranhas, insetos, cachoeiras e ataques indígenas.

6 MONUMENTO AOS BANDEIRANTES
São Paulo

7 A busca pelos índios- Aprisionar índios que viviam soltos ou aqueles que viviam nas missões jesuítas? Os habitantes das vilas São Vicente e São Paulo de Piratininga preferiam aprisionar os índios que viviam nas missões, pois eles estavam mais acostumados ao convívio com os europeus. Os jesuítas queriam converter os índios à religião católica. Os índios faziam catecismo e primeira comunhão nas missões. Os índios faziam vários trabalhos, iam à escola e à missa. OS BANDEIRANTES INVADIAM AS ALDEIAS E MISSÕES PARA CAPTURAR ÍNDIOS PARA TRABALHAR NAS FAZENDAS! ELES USAVAM MUITA VIOLÊNCIA NAS PERSEGUIÇÕES!

8 A importância dos bandeirantes na penetração do território brasileiro
Assim como os vaqueiros, os bandeirantes foram muito importantes para a conquista de terras no interior do Brasil. Os bandeirantes criaram rotas caminhos importantes para o povoamento do Centro-Sul do Brasil. Os bandeirantes foram responsáveis pela expansão das fronteiras brasileiras.

9 Você acha que os bandeirantes eram heróis ou bandidos?
Desbravaram o interior do Brasil! Expandiram nossas fronteiras! Criaram rotas e caminhos para o interior do país! Encontraram metais e pedras preciosas! Bandidos Foram responsáveis pela escravidão indígena. Foram responsáveis pelo extermínio de muitos povos indígenas. Sim! Eles mataram muitos índios com armas de fogo e queimaram suas aldeias. Que crueldade!!!

10 + = Mamelucos: filhos de índios e europeus
Os mamelucos conheciam bem as matas e, por isso, eram utilizados como guias nas bandeiras. Os índios construíam canoas e carregavam mantimentos e utensílios. + = Filho mameluco Pai europeu Mãe índia

11 Como eram as Bandeiras? Os participantes carregavam bandeiras à frente do grupo. As bandeiras identificavam o grupo e simbolizavam a união. Era composta de muitos homens. Todos eles obedeciam a um chefe. Havia índios, padres, escrivães e cronistas. As viagens eram longas e os bandeirantes levavam roupas, botas, redes para dormir, espingardas, facas, machados e espadas. Comiam carne, peixes e feijão.


Carregar ppt "O BANDEIRANTE E A BUSCA POR RIQUEZAS 4º ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google