A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é competência? As competências comportam um conjunto de conhecimentos, procedimentos, capacidades e atitudes, complementares entre si, de maneira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é competência? As competências comportam um conjunto de conhecimentos, procedimentos, capacidades e atitudes, complementares entre si, de maneira."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é competência? As competências comportam um conjunto de conhecimentos, procedimentos, capacidades e atitudes, complementares entre si, de maneira que as pessoas precisam saber conhecer, saber fazer, saber estar e saber ser, para atuar com eficiência e eficácia diante das situações profissionais. Echeverría (2005) comenta que estas competências são definidas somente em ação, em situação de trabalho.

3 Quatro Pilares da Educação Quatro Pilares da Educação Saber Ser Saber Conviver Saber Fazer Saber Conhecer Saber Conhecer INFORME DELORS…

4 P ilares e C ompetências P ilares e C ompetências Saber conhecer = competência científica. Saber fazer = competência metodológica. Saber conviver = competência participativa ou social. Saber Ser = competência pessoal.

5 CIENTÍFICA PESSOAL PARTICIPATIVA METODOLÓGICA Conhecer a área de atuação PESQUISADOR DA SUA PRÓPRIA PRÁTICA Conhecimento de si mesmo Habilidade para compreender o outro Formação contínua DESENVOLVER PESQUISA E SOCIALIZÁ-LA Formação de pares Conhecimento do PLANEJAMENTO processo ensino aprendizagem

6 A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA é a integração destas competências. Competencia Metodológica Competencia Metodológica Competencia Científica Competencia Participativa Competencia Participativa Competencia Pessoal Competencia Pessoal

7 Etimologicamente veio do espanhol, que por sua vez herdou do latim do verbo perquiro que significa procurar, buscar com cuidado, procurar por toda parte, informar-se, inquirir, perguntar, indagar bem, aprofundar na busca. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002) define o termo pesquisa como um conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, uma investigação ou indagação minuciosa. O que é pesquisa?

8 Na visão educacional Atividade sistematizada e mediada entre sujeitos, pautada em instrumentos que propiciam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia, por meio de ações com características de reflexão crítica, que priorizam descobrir, questionar, analisar, comparar, criticar, avaliar, sintetizar, argumentar, criar. (NININ, 2008, p. 7).

9 Tratar a pesquisa com indiferença ou trabalhá- la de qualquer maneira em sala de aula, somente através de cópias ou recorte não faz parte do seu processo. Não se desenvolve pesquisa desta maneira. Porém, como ensinar o aluno a realizar uma pesquisa de modo significativo? Como tornar a pesquisa um ato pedagógico?

10 Como se faz pesquisa...projeto/ plano? A tecnologia traz muitos benefícios... A falta de conhecimento dos professores quanto ao uso dessas tecnologias... tanto no manuseio, quanto no processo de aquisição das informações... Quando alunos decidem assumir a postura de facilitar as tarefas escolares, plagiando, copiando e principalmente professores que não se atentam ou não se preocupam em mudar essa realidade, estes viverão/terão sérios prejuízos.

11 PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A pesquisa na educação básica não deve e nem pode ser propagada como um objeto, mas sim um processo em constante evolução, que permite questionamentos e indagações que apontam novos caminhos e novas perguntas sobre as questões. Vale ressaltar que [...] a educação básica é um indispensável passaporte para a vida [...]que faz com que os que dela se beneficiam possam escolher o que pretendem fazer, possam participar na construção do futuro coletivo e continuar a aprender. (DELORS, 2006, p. 125). A pesquisa fazendo parte desse processo abrirá novos caminhos na vida dos alunos, além de se tornarem cidadãos mais críticos, também produzirão e construirão conhecimento próprio e coletivo.

12 REFLEXÕES Demo ( 2000), comenta que, o professor que não investiga, se limita a classe copiada e enquanto classe copiada e professor forem sinônimos, está garantido a mediocridade. Para o autor, copiar é o contrario de ensinar, de inovar. Ensinar a copiar é destruir qualquer competência. A expressão de Werneck ( 1993), professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, faz nos repensar nossa atuação docente.

13 Tornar o ensino da pesquisa mais satisfatório é preciso que o professor também leve em conta a realidade dos alunos e as suas vivências, pois será mais eficaz se os mesmos perceberem que estão dentro do processo da pesquisa e ao verem a paixão que o professor perpassa em seu ensino, eles perceberão seu importante papel neste processo, se dedicando e se compromentendo com a mesma.

14 Pesquisa e docência Não tem como desassociar pesquisa- docência. Encanta e motiva os alunos com suas descobertas. Demo – video A pesquisa atua como um núcleo gerador de uma docência inovadora e de qualidade. Professores investigadores são mais comprometidos, mais entusiastas, e tem diversidades de informações.

15 TIPOS DE PESQUISA CAMPO: quantitativa/qualitativa LABORATÓRIO BIBLIOGRÁFICA P. Etnográfica P. Ação P. Participante Estudo de caso P. Levantamento Conceito Histórico Contexto

16 PESQUISA Demo e Bagno INSTRUMENTO RESULTADO/ critérios de avaliação BIBLIOGRÁFICA ROTEIRO Conceito Histórico Contexto Trabalho escrito Barema Normas de elaboração do trabalho CAMPO: LEVANTAMENTO Questionário fechado Projeto/Projeto/Relatório/ Artigo Artigo ESTUDO DE CASO Questionário Entrevista Projeto/Relatório/ Artigo PESQUISA- AÇÃO Avalia Planeja Executa Projeto/Relatório/ Artigo PESQUISA ETNOGRÁFICA Estudo mais demorado Observação Entrevista Projeto/Relatório / Artigo Seminários Exposição - painéis

17 DIFICULDADES DO PROF. EM FAZER PESQUISA 1.Cultura escolar 2.Falta de incentivo 3.Fator tempo 4. Excesso de conteúdos- livro 5. Não sabe fazer pesquisa

18 A COORDENAÇÃO TEM PROMOVIDO A PESQUISA NA ESCOLA? CA... através dos projetos didáticos, temos tentado levar nossos alunos a buscarem conhecer sobre o que precisam saber, conhecer o que ainda não conhecem. Terem acesso ao novo através das tecnologias acessíveis. CB... os recursos necessários são a maior necessidade, acompanhado de alunos e professores com uma postura reflexiva.

19 Como introduzir a pesquisa na escola ? Diagnóstico das necessidades formativas do professor. Diagnóstico das necessidades Programa de Formação contínua na escola com foco na pesquisa. Experiência do CEAOK – análise das necessidades formativas

20 Se o professor pesquisa sua própria prática? De acordo com Rodrigues e Esteves ( 1993) as vezes os indivíduos não tem muito claro quais são suas necessidades, que podem encontrar-se em um estado inconsciente.

21 1.Proposta de formação continua com base nas necessidades. 2.Inicio do programa de formação continua- ênfase na pesquisa 3.Inserção da disciplina MEME

22


Carregar ppt "O que é competência? As competências comportam um conjunto de conhecimentos, procedimentos, capacidades e atitudes, complementares entre si, de maneira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google