A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO MÁQUINAS SOLDA MIG MAG. O QUE É MIG MAG? A soldagem MIG MAG é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO MÁQUINAS SOLDA MIG MAG. O QUE É MIG MAG? A soldagem MIG MAG é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO MÁQUINAS SOLDA MIG MAG

2 O QUE É MIG MAG? A soldagem MIG MAG é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo consumível sem revestimento, e a peça de trabalho. A proteção do arco e da região de solda contra a contaminação da atmosfera, é feita por um gás, ou uma mistura de gases.

3 A soldagem a arco com eletrodos fusíveis sobre proteção gasosa, é conhecida pelas denominações de: MIG, quando a proteção gasosa utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja um gás normalmente monoatômico como Argônio e outros gases, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. MAG, quando a proteção gasosa é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão, normalmente CO2 - dióxido de Carbono. GMAW, (abreviatura do inglês Gás Metal Arc Welding) que é a designação que engloba os dois processos acima citados.

4

5 O processo de soldagem MIG MAG é considerado um processo semi-automático, em que a alimentação do arame-eletrodo é feita mecanicamente através de um alimentador motorizado, ficando para o soldador a responsabilidade pela iniciação e interrupção do arco, além da condução da tocha durante a execução da soldagem. PORQUE É CHAMADO DE PROCESSO SEMI-AUTOMÁTICO? Alimentador de arame (cabeçote) Alguns modelos de máquinas tem o equipamento embutido no gabinete,

6 ESQUEMA SIMPLIFICADO DA MÁQUINA

7 DENTRO DESTE ESQUEMA NOTAMOS QUE A MÁQUINA SE DEVIDE EM : EQUIPAMENTOS -FONTE DE ENERGIA; -TOCHA, BICOS DE CONTATOS E BOCAIS; -ALIMENTADOR DE ARAME; -SISTEMA DECONTROLE; -CABOS ELÉTRICOS E GARRAS DE FIXAÇÃO; -CANALIZAÇÕES E VÁLVULAS REDUTORAS; -FONTE DE GÁS. CONSUMIVEIS -ARAME-ELETRODO; -GASES.

8 TOCHA

9 TABELA ESPECIFICAÇÕES AWS DE MATERIAIS DE ADIÇÃO PARA MIG MAG TABELA ESPECIFICAÇÕES AWS DE MATERIAIS DE ADIÇÃO PARA MIG MAG EspecificaçãoMateriais AWS - A 5.10Alumínio e suas ligas AWS - A 5.7Cobre e suas ligas AWS - A 5.9Aço inóx e aços com alto Cr AWS - A 5.14Níquel e suas ligas AWS - A 5.16Titânio e suas ligas AWS - A 5.18Aço Carbono e baixa liga AWS - A 5.19Magnésio e suas ligas

10 GASES DE PROTEÇÃO Os gases de proteção utilizados em soldagem MIG MAG podem ser inertes, ativos ou misturas destes dois tipos. O tipo de gás influencia as características do arco e transferência do metal, penetração largura e formato do cordão de solda, velocidade de soldagem, tendência a aparecimento de defeitos e o custo final do cordão de solda. Os principais gases e misturas utilizados na soldagem MIG MAG são apresentados na tabela a seguir

11 TABELA - GASES E MISTURAS UTILIZADOS NA SOLDAGEM MIG MAG Gás ou mistura Comportamento químico Aplicações Argônio (Ar)inertequase todos metais (- aço) Hélio (He)inerteAl, Mg, Cu e suas ligas Ar + 20 a 50 % Heinerteídem He (melhor que 100% He) Nitrogênio (N2)inerteCobre e suas ligas Ar + 20 a 30 % N2inerteídem N2 (melhor que 100% N2) Ar + 1 a 2 % O2ligeiram. oxidanteaços inóx e alg. ligas Cu Ar + 3 a 5 % O2oxidanteaços Carb. e alguns b. liga CO2oxidanteaços Carb. e alguns b. liga Ar + 20 a 50 % CO2 oxidantediv. aços - transf. c. circ Ar + CO2 + O2oxidantediversos aços

12 FATOR DE TRABALHO Chama-se Fator de trabalho (F.t.) a razão, em porcento, entre o tempo durante o qual o equipamento para solda pode fornecer uma dada corrente máxima de soldagem (tempo de carga) e um tempo de referência; conforme normas internacionais o tempo de referência é igual a 10 minutos. Exemplo: O Fator de trabalho nominal de 60% significa que o equipamento pode fornecer a sua corrente máxima de soldagem durante períodos de 6 minutos (carga), cada período devendo ser seguido de um período de descanso (o equipamento não fornece corrente de soldagem) de 4 minutos (6+4=10 minutos) sem que a temperatura de seus componentes ultrapasse os limites previstos por projeto. O Fator de trabalho de 100% significa que o equipamento pode fornecer a corrente de soldagem ininterruptamente, isto é, sem qualquer necessidade de descanso.

13 Máquina de Soldagem MIG/MAG B 450 FATOR DE TRABALHO (%) 100% – 60% - 40% 400A - 430A - 450A sem – 6min - 4min intervalo intervalo intervalo 4 min 6 min MAQUINA DE SOLDA LAB-320 FATOR DE TRABALHO (%) 100% – 80% - 60% 250A - 280A - 320A sem - 8min - 6min intervalo intervalo intervalo 2min 4min

14 PRECAUÇÕES QUE DEVEMOS ORIENTAR NO ATO DA VENDA DO EQUIPAMENTO - FOGO – CRIAÇÃO DE CHAMAS POR MOTIVO DE FAISCA- MENTO, TER CUIDADO COM MATERIAIS INFLAMAVEIS; - QUEIMADURAS POR RADIAÇÃO – USAR EPI; - GASES – LOCAIS VENTILADOS, LIMPAR AS SUPERFICIES A SEREM SOLDADAS, ETC; - EXPLOSÕES – TOMAR AS PRECAUÇÕES COM OS CILIN- DROS; - CHOQUE ELÉTRICO – NÃO TOCAR EM PARTES ESTRA- NHAS AO MANUSEIO DA MÁQUINA; - CAMPO MAGNÉTICO – AFETA O MARCA PASSO.

15


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO MÁQUINAS SOLDA MIG MAG. O QUE É MIG MAG? A soldagem MIG MAG é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google