A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O século XX ficou marcado por profundas alterações que se verificam nas várias ciências. Tal deveu-se ao constante progresso técnico-científico iniciado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O século XX ficou marcado por profundas alterações que se verificam nas várias ciências. Tal deveu-se ao constante progresso técnico-científico iniciado."— Transcrição da apresentação:

1

2 O século XX ficou marcado por profundas alterações que se verificam nas várias ciências. Tal deveu-se ao constante progresso técnico-científico iniciado no século anterior. No entanto, consciencialização da complexidade da natureza que nos rodeia, obrigando a uma revisão de todo o conhecimento cientifico.

3 O positivismo foi posto em consideração perante a relatividade provada dos vários campos de conhecimento, no entanto, o homem aceitou a impossibilidade de controlar o todo o saber caminhando para a especialização numa só área. Positivismo - Sistema filosófico que fundamenta o conhecimento na observação e analise rigorosa dos factos.

4 Einstein – Nasceu em Ulm, na Alemanha a 14 de Março de 1879 e morreu a 18 de Abril de É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não prever tal possibilidade. Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

5 Sigismund Schlomo Freud (6 de Maio de de Setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise. Freud nasceu em Freiberg, na época pertencente ao Império Austríaco; actualmente a região é denominada Příbor, na República Tcheca. Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica.

6 Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioactividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio.

7 O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído actual e continua em expansão actualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.

8 Teoria do caos, para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a interacção de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de factores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.

9 A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral. A Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.

10 A teoria quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atómica, tais como moléculas, átomos, electrões, protões e de outras partículas sub-atómicas, muito embora também possa descrever fenómenos macroscópicos em diversos casos. A Teoria Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação, também fornece descrições precisas para muitos fenómenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Teoria Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenómenos macroscópicos como a super fluidez e a supercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenómeno, é a chamada constante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de acção.

11 A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso. O nome penicilina é usado também para outros antibióticos relacionados.

12 Bruno Fernandes nº4 9º4 Ah e Diogo Sousa nº6 E o Tiago Correia nº 23


Carregar ppt "O século XX ficou marcado por profundas alterações que se verificam nas várias ciências. Tal deveu-se ao constante progresso técnico-científico iniciado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google