A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo as características dos aventureiros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo as características dos aventureiros"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo as características dos aventureiros
Profª Lenita Kaufmann Loura Campinas, 22 de junho de 2013 APAC

2 Fatores que influenciam o desenvolvimento do aventureiro
As influências do meio, tanto as do ambiente interno (aspectos biológicos e psicológicos) como as externas (ambiente social), começam a atuar mesmo antes do nascimento e continuam durante toda a vida do ser humano.

3 Crescimento: Trata-se do aspecto quantitativo das proporções do organismo, das mudanças nas dimensões corpóreas, como peso, altura, perímetro cefálico, etc.

4 Desenvolvimento: Trata-se das mudanças qualitativas, como a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções que permitam o aventureiro a realizar coisas novas, com mais habilidades e cada vez mais complexas.

5 Maturação: É o modo como ocorre a mudança e o crescimento na área física e psicológica do organismo infantil. Junto a essas mudanças existem fatores transmitidos por hereditariedade, que constituem parte do desenvolvimento da criança. Existem as características e tendências que a criança traz ao nascer, sejam físicas ou psicológicas.

6 Aprendizagem É a mudança constante do comportamento e da conduta, realizada por meio da experiência e da repetição. Depende de fatores internos e externos, de condições psicológicas e ambientais.

7 Na infância, do nascimento aos 6–7 anos de vida, o aventureiro está desenvolvendo sua vida anímica, o corpo físico, os movimentos corporais, a coordenação motora, principiando sua vida de relações; e ainda o pensar e a força imaginativa e criativa, tudo isso por meio do brincar. O brincar é a forma do aventureiro se expressar, imitando tudo ao seu redor e formando sua linguagem imaginativa da fantasia.

8 Os sistemas neurológico e motor da criança, nessa fase, desenvolvem-se por meio da movimentação corporal, dos relacionamentos sociais, do impulso da criança no sentido de apreender o mundo e de aprender com o mundo. Por isso a importância do cuidado com os diferentes estímulos externos que afetam e formam todos os órgãos internos do aventureiro.

9 Entre o sexto e sétimo ano de vida, o aventureiro encerra uma etapa importantíssima de todas as conquistas que serão o alicerce do aprendizado futuro. O respeito por cada etapa de seu desenvolvimento, sem acelerar, resulta na organização essencial de seu corpo físico, para que este possa apoiar a organização de uma vida independente, ora em desenvolvimento. Essas forças, que estavam em grande atividade no aventureiro durante sua maturidade corporal e social, do nascimento aos 7 anos de idade, são então liberadas para o aprendizado.

10 O Desenvolvimento do aventureiro: de 6 e 7 anos Características do crescimento e desenvolvimento
● Vocabulário até palavras. ● Maior amadurecimento neuromuscular. ● Faz perguntas sobre tudo que a rodeia. ● Tem iniciativa. ● Distingue melhor a realidade da fantasia. ● Curiosidade sexual mais acentuada. ● Período de transição entre individualismo e participação em grupos maiores. ● Mostra algum grau de pensamento abstrato. ● Aumenta o poder de concentração da atenção. ● Conhece e usa palavras descritivas e de ação. ● Maior capacidade de compreender, discutir e enfrentar situações emocionais.

11 Orientação ● Dar tempo para completar as tarefas.
● Dar oportunidades para usar a iniciativa, deixando-a agir por si mesmo.  ● Encorajar o aventureiro a tomar posse em grupos, mas não forçar.  ● Contar e fazer contar histórias.  ● Evitar chamar atenção, procurar colocar o aventureiro à vontade. ● Evitar discussões. 

12 O Desenvolvimento do aventureiro: de 8 e 9 anos Características do crescimento e desenvolvimento
● Aumento da coordenação dos pequenos músculos, apresenta maior habilidade manual. ● Demonstra maior habilidade em distinguir fatos de ficção. ● Direito da propriedade bem definido. ● Está desenvolvendo pensamento lógico.  ● Maior habilidade em exprimir suas ideias, em definir seus problemas.  ● Maior capacidade em aceitar críticas e em avaliar a si própria.  ● Tem interesse em pertencer a grupo.  ● Apresenta independência em relação à família. 

13 Orientação ● Oferecer trabalhos manuais e brinquedos / brincadeiras mais elaboradas.  ● Proporcionar leituras selecionadas de acordo com as preferências e capacidades.  ● Deve cuidar de objetos pessoais e do grupo.  ● Orientar em generalizações, após várias evidências terem se apresentado.  ● Estabelecer clima que permita o aventureiro concordar e discordar.  ● Orientar na apreciação do valor do outro, assim como no da própria aventureiro.  ● Estimular a aprendizagem de práticas sociais. 

14 Diretor bem sucedido: Amar muito os aventureiros;
Ser organizado – tenha todos os materiais e ferramentas arrumadas com antecedência; Escolha projetos/atividades; Tenha paciência; Seja flexível. “Cada Aventureiro é um Pacote de potencial”

15 Habilidades de Impacto:
Tom de voz. Linguagem corporal. Esteja disposto a “abraçá-lo” e não “amassá-lo”. Proximidade. Toque. Gesto. Olhar. Conheça o aventureiro.

16 II Timóteo 3:1 Não seja ingênuo. Tempos difíceis vêm por aí.À medida que o fim se aproxima, os homens vão se tornando egocêntricos, loucos por dinheiro, fanfarrões, arrogantes, profanos, sem respeito para com os pais, cruéis, grosseiros...Fique longe deles!

17 Na infância, o espírito é facilmente impressionado e amoldado, e é então que os meninos e meninas devem ser ensinados a amar e honrar a Deus. Orientação da Criança,486 O espírito dos pequeninos pode ser ensinado a se voltar para Jesus, como a flor volve para o Sol as pétalas que se entreabrem. Orientação da Criança,487

18 “Quando você toma a mão de uma criança, você está pegando o coração do pai.” G.R.Nash

19 Paráfrase: i Coríntios 13
13 Ainda que eu falasse com sinceridade, clareza, entusiasmo, com amor de cristo, paciência , autoridade, bondade, como criança, carinho, segurança, delicadeza, com voz suave, simples, como deve se comportar,objetivo e sem parcialidade, sabedoria e não tivesse AMOR, seria como metal que soa ou como o címbalo que retine.

20 2 E ainda que eu tenha o dom de prender a atenção das crianças, cantar, brincar, amar, falar, animar, expressar, interagir, paciência, ser alegre e conhecesse a família, situação de cada criança, conhecimento mais amplo, psicologia infantil, conhecer mais a Deus e, ainda que tivesse (qualidades) bom humor, senso de missão, gostar de criança, brincar com as crianças, ser amável, respeitoso, amiga, ouvinte, organizado e não tivesse AMOR, nada seria.

21 3 E ainda que sacrificasse meu tempo, família, esforço, horas de lazer, nada, dinheiro, viagens, passeios, sacrificio de si próprio e tivesse(recursos) dinheiro, Topic, estrutura do clube, uma van para os passeios, manutenção das crianças, projetor, som, sala de aulas, ajudar financeira as famílias, material necessário, ajuda para aventuris,perfeição, e não tivesse AMOR, nada disso me aproveitaria.

22 13 Agora, pois, permanecem a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR, estes três; porém o maior destes é o AMOR.
O Senhor deseja que chame a atenção do Seu povo para o capítulo 13 de I Coríntios. Lede este capítulo cada dia, e dele obtereis consolo e fortaleza. Aprendei dele o valor que Deus põe no amor santificado, nascido no céu, e permiti que a lição que ensina chegue até os vossos corações. Aprendei que o amor semelhante ao de Cristo nasce no céu, e que sem ele não têm valor todas as outras qualidades. Reniew and Heral, 21 de julho de 1904


Carregar ppt "Conhecendo as características dos aventureiros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google