A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012 Prof. Mdo.José Ricardo Auricchio Prevenção e Segurança nas ATIVIDADES DE AVENTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012 Prof. Mdo.José Ricardo Auricchio Prevenção e Segurança nas ATIVIDADES DE AVENTURA."— Transcrição da apresentação:

1 Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012 Prof. Mdo.José Ricardo Auricchio Prevenção e Segurança nas ATIVIDADES DE AVENTURA

2 Currículo do Professor Licenciatura em Educação Física – Uninove Gestão de Clubes e Eventos Esportivos – Uninove Especialização Educação Física Escolar – Uninove Especialização Esportes e Ativ. Aventura – FMU Diretor da Cantareira Adventure Team desde 1999 Docente na Faculdade de São Paulo UNIESP, Faculdade Mario Schemberg, SENAC e FMU. Ministrante de oficinas no Congresso Brasileiro e Internacional de Atividades de aventura 2010, 2011 e 2012

3 Gestão de Segurança No dia 30/01/2006 entra em vigor a norma técnica NBR denominada: Turismo de aventura Sistema de gestão da segurança Requisitos

4 SGS – Sistema de Gestão de Segurança Um sistema de gestão de segurança (SGS) deve prevenir os acidentes por meio de análises de riscos detalhadas, deve também implementar programas de prevenção de acidentes e ter um plano de atendimento a emergência para socorrer vítimas.

5 SGS – Sistema de Gestão de Segurança O SGS envolve as operadoras de turismo de aventura, receptivos e atrativos turísticos organizados. Todos os envolvidos devem ser treinados para que garantam a própria segurança, dos colegas e dos clientes (Programa Aventura Segura, 2007).

6 SGS – Sistema de Gestão de Segurança Em se tratando da gestão de riscos, conforme estabelecido na NBR15331 é necessário realizar uma avaliação dos perigos existentes na sua operação e realizar uma análise de riscos, conforme estabelecido na norma.

7 SGS – Sistema de Gestão de Segurança PDCA (Plan – Do – Check – Act) que é brevemente descrito pelas seguintes etapas: Plan (Planejar): estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer os resultados de acordo com a política da organização (neste caso, política de segurança); Do (Implementar): implementar os processos; Check (Verificar): monitorar e medir o resultado dos processos em relação à política, objetivos e metas e reportar os resultados; Act (Agir): tomar ações para melhorar continuamente a performance do sistema de gestão;

8 Esquema do ciclo PDCA POLÍTICA DE SEGURANCA MELHORIA CONTÍNUA PLANEJAMENTO IMPLEMENTACÃO E OPERACÃO VERIFICACÃO E ACÃO CORRETIVA ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREcÃO

9 As técnicas de gestão de riscos envolvem genericamente quatro fases: Planejamento Identificar perigos e riscos Analisar Riscos Avaliar Riscos Tratar Riscos A incorporação das técnicas de gestão de risco num sistema de gestão da segurança para o turismo de aventura é feita pela inclusão dessas quatro fases na componente de planejamento do PDCA

10 SGS – Sistema de Gestão de Segurança Há ainda uma certificação em Sistema de Gestão de Segurança que as empresas filiadas a ABETA podem implementar, tendo que cumprir vários requisitos e passar por uma auditoria de certificação.

11 Programa Aventura Segura ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

12 Apresentar os principais conceitos de um Sistema de Gestão de Segurança Segurança – isenção de riscos inaceitáveis de danos Perigo – fonte ou situação com potencial para provocar danos Risco – combinação da probabilidade da ocorrência de determinado evento Consequência – resultado de um evento Probabilidade – grau de possibilidade de que um evento ocorra.

13 Por que implementar um Sistema de Gestão de Segurança ? Responda a seguinte pergunta: E se por acaso acontecer algum acidente em uma de suas atividades, você sabe o que deve ser feito em tempo hábil?

14 Acidentes Evento não planejado que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outra perda. Ou seja, onde há consequências.Incidentes Evento não planejado onde não há consequências de danos, lesão, doença ou morte. Onde não há consequências.

15 Prevenção Em nossas atividades trabalhamos constantemente com perigos que causam riscos onde podem haver consequências (baixa, média e alta), podendo causar a morte, por se tratarem de vidas devemos sempre AGIR PREVENTIVAMENTE.

16 Sistema de Gestão de Segurança Para gerir os riscos das nossas atividades devemos ter sempre um plano de gestão de segurança para cada atividade. A segurança das atividades de aventura envolve pessoas, empresas, organizações públicas, onde deve-se ser feito uma abordagem sistêmica desta segurança.

17 PAE - Preparação e atendimento de emergência Promover a preparação e o atendimento aos diversos cenários de emergência a fim de proteger e salvaguardar a segurança e a saúde dos clientes, condutores e outras partes interessadas.

18 PAE - Exercício Você está guiando um cliente por uma trilha na Serra do Mar, em determinado momento, por imprudência do cliente, ele acaba quebrando a perna na trilha. Estando sozinho com o cliente, o que você faria ? Sendo você o responável, marque a(s) alternativa(s) correta(s).

19 PAE - Exercício A.Avaliar a Situação da vítima B.Identificar os culpados pelo acidente. C.Discutir com a vítima pelo fato dela ter sido irresponsável. D.Prestar os primeiros socorros. E.Acionar o Resgate ou Ambulância para remoção da vítima.

20 PAE - Preparação e atendimento de emergência A empresa deve ter disponível e de fácil acesso as informações pessoais de todos os clientes. Nome completo Número do documento de identidade. Pessoa para contato em caso de necessidade. Qualquer característica limitante para a realização da atividade específica. Tipo sanguíneo Quaisquer restrições e eventuais atendimentos (medicamentos, procedimentos, etc.)

21 Construindo um SGS. Aula Prática com base em imagens e vivências dos alunos.


Carregar ppt "Pós Graduação em Esportes e Atividades de Aventura – FMU 2012 Prof. Mdo.José Ricardo Auricchio Prevenção e Segurança nas ATIVIDADES DE AVENTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google