A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga."— Transcrição da apresentação:

1 O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas.

2 As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Provas de salto vertical: salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal: salto em distância chamado também de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto.

3 Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balanço, objetivando maior distância no salto. O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), é realizado mediante tentativas. Qualquer atleta que realize três derrubes da fasquia (3 ensaios nulos), será impedido de continuar, sendo creditado com a marca correspondente à maior altura em que conseguiu realizar um ensaio válido.

4 Após correr por cerca de 12m, o atleta se aproxima do sarrafo girando o corpo e entra de costas no salto. Inicialmente passa os braços e ombros pela barra, e entra de costas. Finalmente o saltador executa um rápido movimento com as pernas, como um canivete, para ganhar impulso e completar o exercício.

5

6

7 A vara: Não há restrições quanto ao comprimento ou diâmetro da vara, mas geralmente ela mede 2,5 vezes o comprimento do saltador. Um atleta de 1,90m pode usar uma vara de 4,75m. Feita de fibra de vidro, é resistente e flexível para absorver as vibrações e oferecer boa propulsão. Os atletas adicionam fitas adesivas na base da vara para melhorar a pegada e evitar que acidentes aconteçam por deslize das mãos

8

9 O saltador tem aproximadamente 40m de corrida até chegar ao ponto de toque da vara no solo, que ocorre em uma caixa de metal.

10 O saltador corre até o ponto de salto e inclina a vara para travá-la na caixa de metal cravada no solo. A vara funciona como uma alavanca que impulsiona o atleta até que ele fique totalmente suspenso no ar, de cabeça para baixo. Empurra o próprio corpo para cima, atingindo uma altura maior que a vara, as pernas são a primeira parte do corpo que passam pelo sarrafo. O atleta aterrissa sobre o colchão, que amortece sua queda.

11

12 O salto, para ser válido, deve ser realizado com o pé do atleta tocando os 20cm da área da tábua de salto. Se o saltador pisar além desta marca, seu salto será considerado queimado e marca não será considerada. Cada saltador tem direito a 3 saltos.

13 O atleta imagina mentalmente seu pulo e corre na direção da caixa de areia, aumentando gradativamente sua velocidade. Bate o pé na madeira e consegue impulso, para iniciar seu vôo.

14

15

16 Mesmo no ar, o saltador continua se movimentando, lançando a perna livre para a frente e ganhando elevação e deslocamento horizontal. A distância do salto é medida no ponto em que o saltador toca no solo. Uma grande régua colocada ao lado da caixa de areia auxilia os juízes na medição do pulo.

17 TÁBUA DE SALTO No salto triplo, a tábua de salto é trazida mais para o meio da pista. O atleta iniciará seus saltos ainda na pista e somente o terceiro salto terá aterrissagem na área de areia.

18 O primeiro salto começa antes da linha limite. É usada uma técnica em que o pé do impulso é o mesmo que vai tocar o chão. Na aterrissagem do primeiro salto, o pé que toca o chão é o que dará impulso para o segundo salto. Agora, o toque ao chão será com o outro pé.

19

20 No último salto, o saltador usa toda sua força para projetar-se para a caixa de areia com a maior distância possível. Desta vez, a aterrissagem é com os dois pés. É o equivalente saltar 10 carros estacionados lado a lado.

21

22 Concluímos que o trabalho nos ensinou a fazer saltos no atletismo, exercícios de maneira que não nos machucamos, e assim podemos corrigir nossa postura quando caminhamos e praticamos as aulas de educação física.

23

24 Componentes: Lucas Guilherme Luís Henrique Pablo Henrique Thomas Magnon Turma: 1º ano – A Data: 07/06/2011


Carregar ppt "O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google