A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Amanda Macedo, William Mendes, Larissa Mourão, Aline de Lima e Karina Roberta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Amanda Macedo, William Mendes, Larissa Mourão, Aline de Lima e Karina Roberta."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Amanda Macedo, William Mendes, Larissa Mourão, Aline de Lima e Karina Roberta

2 O período denominado Quinhentismo corresponde a todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI. Nessa época, não podemos falar ainda de uma literatura brasileira, mas sim de um literatura sobre o Brasil, que denota a comovisão, as ambições e as intenções do homem europeu. A historia da literatura brasileira tem inicio em 1500, com a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, enviada a D. Manuel I, comunicando a descoberta das terras brasileiras.

3 O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objeivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus. Brasildescobrimentoséculo XVIClassicismo portuguêsRenascimento Europaliteraturaexpansão marítima Grandes NavegaçõesContrarreformaCompanhia de Jesus

4 Contexto histórico Depois de 1500, o Brasil ficou praticamente isolado da política colonialista portuguesa. Nenhuma riqueza se oferecia aqui às necessidades mercantilistas da época. Só depois de 30 anos da descoberta é que a exploração começou a ser feita de forma sistemática e, assim mesmo, de maneira bastante lenta e gradativa. O primeiro produto que atraiu a atenção dos portugueses para a nova terra foi o pau- brasil, uma madeira da qual se extraia uma tinta vermelha que tinha razoável mercado na Europa. Para sua exploração, não movimentaram grande volume de capital, cuidado que a monarquia lusitana, sempre em estado de falência, precisava tomar. Nada de vilas ou cidades, apenas algumas fortificações precárias, para proteção da costa. Esse quadro sofreria modificações profundas ao longo do século XVI. Sem o estabelecimento de uma vida social mais ou menos organizada, a vida cultural sofreria de escassez e descontinuidade. A crítica literária costuma periodiza o início da história da literatura brasileira com o Barroso, em Como se vê, já no século XVII. Assim, uma pergunta se impõe : o que aconteceu no Brasil entre 1500 e 1600, no âmbito da arte literária. Esse período, denominado de "Quinhentismo ", apesar de não ter apresentado nenhum estilo literário articulado e desenvolvido, mostrou algumas manifestações que merecem consideração. Podemos destacar duas tendências literárias dentro do Quinhentismo brasileiro : a Literatura de Informação e a Literatura dos Jesuítas.

5 José de Anchieta

6 Depois de 1500, o Brasil ficou praticamente isolado da política colonialista portuguesa. Nenhuma riqueza se oferecia aqui às necessidades mercantilistas da época. Só depois de 30 anos da descoberta é que a exploração começou a ser feita de forma sistemática e, assim mesmo, de maneira bastante lenta e gradativa.

7 Como ocorreu no século XVI o Quinhentismo demonstra o imperialismo europeu e a expansão do cristianismo. Pode ser dividido em literatura de informação e literatura jesuítica. A primeira demonstrava o interesse dos colonizadores portugueses que procuravam explorar as riquezas do Brasil. Já a segunda expressava o interesse dos jesuítas em converter os índios ao Catolicismo. Pelo fato dos jesuítas só terem desembarcado no Brasil por volta de 1549, a literatura jesuítica representa o final do Quinhentismo. Vamos às definições

8 Veja os principais documentos que compõem a nossa literatura informativa: 1. Carta do descobrimento (Pero Vaz de Caminha): foi escrita no ano de 1500 e publicada pela primeira vez em Tratado da terra do Brasil (Pero de Magalhães Gândavo): foi escrito por volta de 1570 e impresso pela primeira vez em História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil (Pero de Magalhães Gândavo): foi editado em Diálogo sobre a conversão dos gentios (Padre Manuel da Nóbrega): foi escrito em 1557 e impresso em Tratado descritivo do Brasil (Gabriel Soares de Sousa): escrito em 1587 e impresso por volta de 1839.

9 Pero Vaz Caminha Autor da "certidão de nascimento" do BR, onde relatava ao rei de Portugal a "descoberta" da Terra de Vera Cruz (1500)


Carregar ppt "Grupo: Amanda Macedo, William Mendes, Larissa Mourão, Aline de Lima e Karina Roberta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google