A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CULTURA NOS TEMPO MEDIEVAIS Cap.3 Profª Dammarys Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CULTURA NOS TEMPO MEDIEVAIS Cap.3 Profª Dammarys Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 A CULTURA NOS TEMPO MEDIEVAIS Cap.3 Profª Dammarys Oliveira

2 Cultura medieval = teocentrismo A influencia da religiosidade na cultura se deve ao fato de a habilidade de leitura e da escrita ser restrita aos membros do clero. Teocentrismo: Deus no centro do pensamento do homem. Clero: Líderes religiosos da igreja católica.

3 Um império em ruínas, uma igreja em construção... Império romano atravessava uma crise A igreja crescia e se organizava. O numero de cristãos aumentou, e a igreja sentiu a necessidade de se organizar ideologicamente e estruturalmente. As responsabilidades e funções que foram estabelecidas no clero permanece até hoje.

4

5 Durante a queda do Império Romano, a liderança da igreja eram os patriarcas. Na passagem do século VI para o VII, com o papa Gregório I, ficou estabelecido a primazia da santa fé. A partir de então, a sede da Igreja Católica ficou sendo a Itália.

6 No século VIII a igreja recebeu muitas doações de terras. Se tornou proprietária de uma vasta região na Península Itálica. Nesse período a ideia do papa como monarca de Roma se fortaleceu. A partir do século XI, passou a ser escolhido pelo conclave. Papa Francisco foi escolhido assim pelo conclave em Conclave: reunião de cardeais para escolher o novo papa.

7 Os dois cleros A palavra papa foi usada pela primeira vez durante o governo do imperador romano Teodósio. Este foi o responsável pela oficialização do cristianismo. O clero realizava batismos, casamentos, ouviam as confissões dos fiéis, dirigiam as missas. Cuidavam dos problemas do dia a dia, por isso receberam o título de clero secular.

8 Era permitido o casamento aos membros do clero secular. Os padres, bispos, e até mesmo o papa era permitido se casar. Foram encontrados muitos documentos medievais que relatam as famílias dos membros do clero. Começou a ser proibido o casamento a estes, só no final do séc. XI.

9 A partir do século IV, começou um movimento dizendo que o clero deveria ser humilde e se dedicar mas as coisas sagradas. Se dedicavam aos estudos e ao desenvolvimento das virtudes que se espera de um bom cristão. No século V e VI começou a surgir os primeiros mosteiros. Mosteiros: lugar para viver sozinho. Conjuntos de edifícios e terras ocupados por comunidades religiosas.

10

11

12 Um monge quase sempre era alguém muito instruído. Falava, lia e escrevia em várias línguas como: hebraico, latim, grego, além da língua natal. Gostavam de saber sobre cultura, admiravam a cultura grega e romana antiga. Tentaram algumas vezes criar escolas e pequenos centros de estudos, mas isso fracassou devido algumas guerras. Como não havia impressão naquela época, era dever dos monges manter os livros vivos. Sendo assim, sempre que um livro deteriorava, eles deviam copiar o livro.

13 Os membros do clero que moravam em mosteiros, faziam parte do clero regular, e estavam organizados em ordem religiosas. Faziam 3 voto básicos: Pobreza. Obediência. Castidade. Principais ordens: Franciscanos, dominicanos, beneditinos

14 Disputa entre nobreza e clero. Nobreza tentava interferir na escolha do clero secular. O Rei germânico Henrique IV começou a negar a autoridade do papa Gregório, e foi excomungado. Pediu perdão ao papa e foi concedido. Porém, ainda inconformado, levou a eleição de um novo papa.

15 A arte medieval A grande maioria das artes estão relacionadas a religiosidade. Ex: Vitrais das catedrais, e iluminuras. (ver p. 44). Devido a população analfabeta, as imagens eram muito exploradas. As ILUMINURAS eram informações visuais para quem não sabia ler e escrever. Eram desenhos e pinturas que retratavam algum acontecimento ou ideia, quase sempre de ensinamentos religiosos.

16

17 As construções das catedrais tiveram influencia da arte românica. As igrejas eram as construções principais dessa época. De forma arredondada, as abóbodas passavam ao adorador a ideia de uma figura infinita, sem começo ou fim. As paredes eram largas e as janelas muito pequenas, por isso o interior da igreja eram escuro.

18

19

20

21 Vida privada A moradia dos nobre eram nos castelos, mas não havia muita mobília. A sala onde se encontrava a lareira era o cômodo principal, onde se encontravam os habitantes. Havia banheiro com latrinas em muitos cômodos. As choupanas dos servos eram simples, e mobília e banheiro eram raridades.

22 O acesso a escola era restrito a nobreza, e quase sempre ao sexo masculino. No fim da Baixa Idade média as mulheres começaram a ter oportunidade de ler e escrever. O dever das mulheres era cozinhar, costurar e cuidar da ordem da moradia. Era uma sociedade PATRIARCAL, no qual a vontade do homem predominava a da mulher. Patriarcal: Sociedades no qual o homem adulto tem poder sobre sua família e empregados.

23 As brincadeiras das crianças era: Esconde-esconde. Bonecas. Bolinha de gude. Amarelinhas.

24 tarefa P Ex. 1,2,3,4,5.

25 Referências XAVIER, Edson. História interativa:7ºano:integrada/ Edson Xavier, Ubirajara F. Prestes Filho. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.


Carregar ppt "A CULTURA NOS TEMPO MEDIEVAIS Cap.3 Profª Dammarys Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google