A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) É.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) É."— Transcrição da apresentação:

1 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) É um protocolo da camada de aplicação criado para transportar informações de gerência de rede entre os dispositivos gerenciados e os sistemas de gestão de redes. Ele possibilita que administradores de rede gerenciem o desempenho de uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias de equipamentos como roteadores, switches, dispositivos wireless e servidores.

2 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) A primeira versão do SNMP foi adotada como padrão em 1989 e quatro anos depois teve uma atualização para a versão 2. O SNMPv2 (versão 2) fornece gerenciamento de rede centralizado e distribuído incluindo aprimoramentos na sua estrutura e gerenciamento. Ambas as versões 1 e 2 do SNMP não são seguras. O SNMPv3 (versão 3), foi criado para solucionar as questões de segurança, fornecendo acesso seguro às informações de gerenciamento por meio de autenticação e criptografia de pacotes.

3 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) Embora os recursos do SNMP sejam potentes para lidar com questões que envolvem o gerenciamento de redes heterogêneas o SNMP é um protocolo simples, com finalidade única: Transportar as informações de gerenciamento. A topologia de uma rede gerenciada por meio de SNMP inclui 03 (três) elementos:

4 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) Dispositivos Gerenciados: São os dispositivos da rede que serão gerenciados e que possuem suporte ao protocolo SNMP, exemplo: roteadores, switches, dispositivos wireless, servidores entre outros.

5 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) Agentes: Módulos de software que armazenam informações dos dispositivos gerenciados (roteadores, switches...) em uma base de informações altamente estruturada conhecida como MIBs. Em um roteador você pode ler a quantidade de pacotes que passam por uma interface, estes dados são armazenados pelos agentes em uma base local (MIBs) dentro do próprio roteador. Estes agentes também podem armazenar informações como quantidade de processamento, ocupação de memória, temperatura do dispositivo, quantidade mensagens de erro, número de bytes e de pacotes recebidos e enviados, quantidade de mensagens de broadcast enviadas e recebidas entre ouras variáveis de gerenciamento.

6 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) MIBS O termo MIB, que na tradução livre para o português significa Base de Informação de Gerenciamento, são variáveis dispostas de forma hierárquica nos hosts, e expressam diversos tipos de valores que, dentre outras coisas, servem para gerencia e análise de redes de computadores.

7 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) Sistemas de Gestão de Redes (NMS - Network- Management Systems): Sistema responsável pelo monitoramente e controle dos dispositivos gerenciados. Permiti que os administradores de redes visualizem as informações de leitura SNMP, seja por meio de gráfico, tabelas, relatórios, alertas por ou envio de sms. Como exemplos de NMS podemos citar: MRTG, Cacti, Nagios, PRTG, CiscoWorks entre outros.MRTGCacti NagiosPRTGCiscoWorks

8 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) Arquitetura de uma rede gerenciada por meio de SNMP:

9 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) O SNMP utiliza na camada de transporte o UDP (User Datagram Protocol) com as portas 161 e 162, para realizar a comunicação entre a NMS e os Dispositivos Gerenciados. Existem 03 (três) tipos de mensagens comuns durante o processo de gerenciamento: Get (obter) – Permite que a estação de gerenciamento recupere o valor de objetos MIB do agente; Set (definir) – Permite que a estação de gerenciamento defina o valor de objetos MIB do agente; Trap (armadilha) – Permite que o agente notifique a estação de gerenciamento sobre eventos significativos.

10 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) As NMS e os dispositivos gerenciados devem ser configurados com uma sequência de caracteres conhecida como community string, esta seqüência de caracteres (case sensitive) tem como função identificar o grupo de equipamentos. Se a community string da NMS for diferente da community string do dispositivo gerenciado a leitura SNMP não vai acontecer.

11 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) Alguns fabricantes de equipamentos alteram os nomes da comunidade para reduzir o risco de atividade maliciosa e o uso não autorizado do serviço SNMP, na maioria das vezes os fabricantes utilizam a palavra public como padrão. Então se você quer realizar a leitura da largura de banda do seu roteador ASDL e ele não tem uma interface de configuração para você atribuir a community string, tente fazer a leitura utilizando a palavra public.

12 O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede)


Carregar ppt "O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) (Protocolo Simples de Gerência de Rede) O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) É."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google