A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giardíase ciclo de vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giardíase ciclo de vida"— Transcrição da apresentação:

1 Giardíase ciclo de vida

2 Conceito gerais Introdução
Seu ciclo de vida é simples passando por dois estágios. Uma forma flagelada móvel denominada trofozoíta, e outra, arredondada, resistentes e imóveis, sendo estes , infecciosos e com oito núcleos cada, denominada cisto. Transmissão A transmissão ocorre por água e alimentos infectados por cistos, podendo ocorrer ainda de pessoa para pessoa ou outros animais. De uma a duas semanas após a infeção o hospedeiro passa a apresentar cistos e suas fezes. O parasitismo permanece quase sempre assintomático, curando-se espontaneamente em muitos casos. A eliminação e cistos pelo indivíduo não é constante, podendo negativar-se temporariamente durante muitos dias. Os sintomas aparecem de 5 a 25 dias após a contaminação.

3 Giardíase Ciclo evolutivo
O ciclo inicia-se com a contaminação do hospedeiro por alimentos contendo os cistos do parasita. Os cistos ao passarem pelo estômago sofrem metamorfose dando origem as formas Trofozoítas. Os trofozoítas ao passarem pelo estômago e chegam ao duodeno. Estes, possuem proteínas de adesão às células intestinais que não deixam que sejam arrastados com as fezes. A formação dos cistos ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste, e assim se misturam as fezes. No intestino multiplicam-se assexuadamente por divisão binária. No exterior, os cistos resistem por semanas a meses até serem ingeridos novamente.

4 Ciclo evolutivo no intestino
C. T C. A C. D

5 Trofozoítos de Giardia lamblia

6 Cisto de Giardia lamblia

7 sintomas e profilaxia Transmissão - De forma direta e indireta.
Sintomas - Irritação, enterite, problemas na absorção de vitaminas, aumento no peristaltismo e esteatorréia. Ciclo de vida Profilaxia – Higiene pessoal e cuidados com alimentos


Carregar ppt "Giardíase ciclo de vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google